• Carregando...
STF permite que mais três estados compensem perdas com teto do ICMS
Ministro Gilmar Mendes é o relator do processo sobre compartilhamento de dados no governo.| Foto: Carlos Moura/STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira (14) um decreto do presidente Jair Bolsonaro que regula o compartilhamento de dados pessoais de cidadãos entre órgãos do governo e de outros poderes. Duas ações questionam a proteção dessas informações, bem como o risco à privacidade e autonomia das pessoas. Relator do processo, o ministro Gilmar Mendes propôs mudanças nas regras e no órgão que fiscaliza a troca de dados. Saiba mais.

Investigação contra empresários. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou um pedido para que o inquérito contra oito empresários que teriam defendido um golpe de estado fosse transferido para a Justiça Federal em Brasília. Entenda o porquê.

Aberrações jurídicas. A vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, acusou uma série de vícios e inconsistências no inquérito conduzido por Moraes. Juristas ouvidos pela Gazeta do Povo apontam 12 aberrações jurídicas do processo.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Estacionado nas pesquisas eleitorais, Ciro Gomes (PDT) disse não saber como furar a polarização na disputa presidencial. Na reta final, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aposta em acenos ao centro e mobilização nas redes.

Campanha nos estados. Em todo o Brasil, 20 governadores estão buscando a reeleição. Confira um panorama de como está a disputa nesses estados. O principal grupo armamentista do país está se articulando para tentar eleger mais de 80 parlamentares pró-armas.

Giro pelo mundo. Após perder as eleições legislativas para a oposição de direita, a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, decidiu renunciar ao cargo. Na Colômbia, as primeiras semanas de governo do esquerdista Gustavo Petro têm sido marcadas pela disparada da violência.

Opinião da Gazeta

Rosa Weber na presidência do STF. A ministra Rosa Weber tomou posse nesta segunda-feira, dia 12, no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal, substituindo Luiz Fux. Ela assume o comando do Supremo em um momento delicado para a instituição, cujas decisões estão fazendo da corte um elemento desestabilizador da República. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Liberdade foi um tema muito presente no discurso de posse de Rosa Weber, mas, apesar de toda a exaltação não apenas da liberdade, mas também da democracia e da tripartição de poderes, o discurso de Rosa Weber não permite esperar que, sob sua liderança, o Supremo se torne mais comedido em sua atuação.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Declarações. Aborto: saiba o que pensam os principais candidatos à Presidência

Estratégia de infiltração. Advogada de esquerda sugere doutrinação marxista a crianças em igrejas

Artigo. A crise econômica da Argentina é um “conto de advertência” para os EUA

Memória. Guerras da Independência do Brasil: As batalhas esquecidas dos livros de História

Colunas e artigos

Um refúgio de sanidade. Para Ron DeSantis, governador do estado norte-americano da Flórida, o estado se tornou um “refúgio de sanidade em um mundo enlouquecido”. Artigo analisa como essa região se tornou referência para quem busca melhor governança e uma vida mais livre.

Ilona Becskeházy mostra que a esquerda já superou a fase de doutrinação e a dominação total segue em curso.

Daniel Lopez explica por que a ascensão de Charles III representa enorme perigo ao Brasil.

Para inspirar

Ensinando o perdão. Ensinar as crianças a perdoar e pedir perdão pode ser um grande desafio para as famílias, especialmente em uma sociedade que enfrenta dificuldades em assumir os próprios erros. O Sempre Família mostra como isso é possível.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]