• Carregando...
Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, criticou aprovação da PEC que limita decisões individuais.
Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, criticou aprovação da PEC que limita decisões individuais.| Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF.

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A aprovação no Senado da PEC que limita decisões individuais de ministros do STF colocou em choque Judiciário e Legislativo. Durante sessão no plenário, os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes criticaram duramente a proposta. Em resposta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a Corte não é palco para discussões políticas.

“Traição de Wagner”. A PEC contou com votos de senadores governistas, em especial o do petista Jaques Wagner, acusado de traição. Entenda o que pode ter motivado isso.

E na Câmara? A pressão recai agora sobre a Câmara dos Deputados, que irá apreciar a proposta. Saiba o que pode acontecer na Casa.

Opinião da Gazeta

Esperneio supremo. Ministros do STF aproveitaram a sessão de quinta-feira para “mandar recados” ao Congresso, oscilando entre o exagero retórico e a ameaça. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não havendo violação de cláusulas pétreas, uma alteração constitucional que afete o Supremo é perfeitamente legítima, concorde-se ou discorde-se dela. O que realmente importa, no fim das contas, é o voto dos representantes do povo.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Manifestação contra Moraes. Uma manifestação no domingo (26) vai lembrar a morte de Cleriston Pereira e pedir o impeachment de Alexandre de Moraes. Presos do 8/1 revelam o que o empresário enfrentou na prisão.

Incentivo a poluidores. O texto da reforma tributária aprovado pelo Senado prevê incentivos a setores poluidores, o que desacredita a chamada agenda verde do governo Lula.

Milei define ministros. Na Argentina, Javier Milei anunciou seu ministro da Economia e um cargo para a ex-candidata Patricia Bullrich. Conheça Karina Milei, irmã e grande mentora política do presidente eleito.

O que mais você precisa saber hoje

Guerra no Oriente Médio. Qual será o rumo da guerra entre Israel e o Hamas após a trégua para libertar os 50 reféns

Assembleia de SP. Deputados bolsonaristas criam grupo para cobrar Tarcísio de Freitas

Transição energética. Dendê, macaúba, bambu e até amônia: empresas ampliam leque de fontes de energia

Terrorismo. Uma carta de Bin Laden viralizou no TikTok. Muitos jovens concordaram com ele

Colunas e artigos

Brasil erra contra os homofóbicos. O uso de ofensas homofóbicas e “discurso de ódio” são crimes passíveis de prisão no Brasil. Artigo de Jamie Paul explica por que isso é um erro.

Lúcio Vaz compara os governos Lula e Bolsonaro e mostra quem gastou mais com cartões corporativos.

J.R. Guzzo diz por que Cleriston Pereira da Cunha foi vítima de um assassinato legal.

Para inspirar e alegrar

O fenômeno Taylor Swift. Em turnê no Brasil, a cantora norte-americana Taylor Swift é um fenômeno pop. Entenda por que ela causa toda essa comoção.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]