• Carregando...
Alexandre de Moraes, presidente do TSE.
Alexandre de Moraes, presidente do TSE.| Foto: LR Moreira/Secom/TSE

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Em julgamento virtual nesta terça-feira (25), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela manutenção da resolução que amplia o poder de polícia do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para combater a disseminação de fake news no segundo turno da eleição. Estava em análise um pedido de liminar do procurador-geral da República, Augusto Aras, para suspender a validade da resolução. Veja o que disseram os ministros.

Guerra jurídica. Uma decisão do TSE fez com que a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) perdesse 24 inserções de TV ao longo da última semana. Os espaços servirão como direitos de resposta para o adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além da censura. A ação movida pelo PT que resultou na censura prévia de um documentário da Brasil Paralelo vai além disso. O partido pretende bloquear mais 100 perfis, contas ou canais de direita, além de fazer uma devassa nas finanças desses canais. Entenda.

Política, Economia e Mundo

Disputa presidencial. Em postagem feita em suas redes sociais, Lula afirmou que, se for eleito, será “presidente de um mandato só”. Entre o petista e Bolsonaro, saiba quem os prefeitos das 20 maiores cidades do Brasil apoiam.

Caso Roberto Jefferson. Durante audiência de custódia, o ex-deputado Roberto Jefferson voltou a ofender a presidente do STF, Cármen Lúcia. Foi constatado ainda que o armamento na casa dele estava irregular e que a licença para uso de armas estava suspensa.

Giro pelo mundo. A consolidação do terceiro mandato do ditador chinês Xi Jinping teve efeitos no mercado financeiro, afastando investidores do país. Na Argentina, a crise está escancarada, acredite, até nas figurinhas da Copa do Mundo.

Opinião da Gazeta

A necessidade de verdadeiros democratas. Tema recorrente neste período eleitoral, e especialmente neste segundo turno, é o da democracia. A tensão institucional em que às vezes se fica à beira da ruptura não é um exagero: ela é real e mostra como fazem falta os autênticos democratas nos mais altos escalões do poder. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O país necessita de um governo que realmente compreenda o valor da democracia e tenha tamanho apreço por ela que, diante de uma crise institucional, demonstre a firme intenção de desarmar as bombas e buscar não a escalada agressiva, mas a solução que restaure a normalidade.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Taxa Selic. Incertezas domésticas e externas devem guiar Copom na definição do “preço do dinheiro”

Política nacional. Fusão ou persistência? Qual é o futuro dos partidos que não superaram cláusula de barreira

Investigação. Senadores reúnem assinaturas necessárias para instalação da CPI do assédio eleitoral

Politização. Tentativa de vincular ciência e politicamente correto dá errado: o caso Nature

Colunas e artigos

A capital mundial da morte assistida. O debate acerca da legalização da assistência médica para suicídio começou há décadas nos Estados Unidos. Mas no Canadá avançou-se muito e a pleno vapor. Artigo de Jim Towey mostra que o país caminha para se tornar referência mundial em morte assistida.

Paulo Polzonoff Jr. lança a pergunta: o que você faria no lugar de Roberto Jefferson?

Thaméa Danelon explica as espécies de prisão em vigor no Brasil.

Para inspirar

Sorvete inovador. Sorvete de tilápia? Não se trata de uma iguaria criada por algum chef requintado e também não tem gosto de peixe. A ideia é da pesquisadora Ana Maria da Silva e nasceu como uma forma de ajudar a filha durante um tratamento de câncer. Conheça essa história.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]