• Carregando...
Maioria do STF votou por manter decisão de Edson Fachin que suspendeu decretos sobre armas.
Maioria do STF votou por manter decisão de Edson Fachin que suspendeu decretos sobre armas.| Foto: Carlos Alves Moura/STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (20) para manter as decisões do ministro Edson Fachin que suspenderam trechos dos decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilitaram a compra de armas de fogo e munição no país. A suspensão, válida para o período eleitoral, foi determinada por Fachin no último dia 5, sob a justificativa de inibir o risco de violência política. Confira os detalhes da votação.

Julgamentos no TSE. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve à campanha de Jair Bolsonaro (PL) o direito de veicular críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice Geraldo Alckmin (PSB). Em outra decisão, condenou Bolsonaro por propaganda antecipada.

Ações dos presidenciáveis. A Gazeta do Povo fez um levantamento no sistema processual do TSE para saber quantas ações Bolsonaro e Lula protocolaram até agora e o que mudou de 2018 para cá. Veja o resultado.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Para tentar vencer no primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acena ao eleitorado da classe média. Veja o que ele propõe. Confira ainda as perspectivas para a Petrobras e o preço da gasolina no próximo governo e as despesas de campanha, que já superam 2018 em 38%.

Bolsonaro na ONU. Em seu discurso na ONU, o presidente Jair Bolsonaro destacou realizações do governo e criticou indiretamente os governos do PT. Ele ainda enalteceu Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, isolando e realçando o discurso petista antiagro.

Giro pelo mundo. Em eventos na Inglaterra e nos Estados Unidos, grupos de extrema-esquerda agrediram um idoso gay e um pai com o bebê. Nas ex-repúblicas soviéticas, os conflitos se intensificaram e enfraquecem a Rússia.

Opinião da Gazeta

Cansados de mentir, jamais. No mesmo dia em que a Justiça Eleitoral ordenou que saísse do ar o site de uma falsa “agência de checagem de notícias” criada para espalhar fake news favoráveis ao ex-presidente Lula, o império da mentira se expandiu em outra direção. “O petista está cansado de pedir perdão”, disse ele à revista britânica The Economist. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Estamos diante de um caso raríssimo em que alguém se cansa daquilo que não fez, como lembrou a própria publicação britânica. Pois nem no caso da recessão, e muito menos no caso da roubalheira nas estatais, houve qualquer tipo de admissão real e sincera de erros ou crimes, muito menos pedidos de desculpas.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Taxas de juros. Brasil e EUA definem preço do dinheiro em “superquarta”; quais as apostas

Eleições. Igualdade de gênero e combate à violência: as propostas dos presidenciáveis para as mulheres

Ciência. Maior estudo em defesa das máscaras contra Covid cai em descrédito

Adolescência. 3 sinais de que a relação de seu filho com as redes sociais não é saudável

Colunas e artigos

Guerra energética: quem está ganhando? As guerras são travadas em muitas frentes e uma delas atualmente é a energética. O artigo de Mark P. Mills explica por que o presidente russo Vladimir Putin está vencendo essa disputa, enquanto a Europa está perdendo.

Thaméa Danelon mostra que vários alvos da Lava Jato são candidatos na eleição de 2022.

Paulo Polzonoff Jr. fala das bobagens que ouviu para você não ter que ouvir os artistas contra Bolsonaro.

Para inspirar

A melhor chef da América Latina. É de Curitiba (PR) a melhor chef mulher da América Latina. Manoella “Manu” Buffara, do Restaurante Manu, foi escolhida pelo 50 Best Restaurants, principal premiação da gastronomia mundial. Conheça a trajetória da chef.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]