• Carregando...
De uma tacada só, Weintraub enfrenta a Câmara e as ruas
| Foto: Paixão

Bom dia!

No mesmo dia em que estudantes e professores de todo o país devem realizar protestos e uma paralisação nacional contra os cortes promovidos pelo Ministério da Educação, calhou de Abraham Weintraub se tornar o primeiro ministro de Jair Bolsonaro (PSL) a ser convocado pela Câmara dos Deputados a prestar esclarecimentos no plenário da Casa – a presença é obrigatória.

A aprovação da convocação, aliás, é um mau sintoma para Bolsonaro: o placar, de 307 votos a 82, expõe mais uma vez a fragilidade da base parlamentar.

Na manhã de terça (14), Weintraub disse que não descarta novos cortes na pasta se o crescimento econômico no segundo semestre for menor do que o esperado. À noite, chegou a circular a informação de que os cortes teriam sido suspensos devido à pressão da sociedade, mas o governo se apressou em negar o rumor.

  • A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) vive num empurra-empurra: setores da esquerda a acusam de ser de direita, enquanto setores da direita têm certeza que ela é de esquerda. Seja como for, a jovem de 25 anos tem despontado como uma das parlamentares mais celebradas da legislação atual. Não é de espantar, portanto, que o presidente da sua sigla a tenha convidado para disputar a prefeitura de São Paulo em 2020. Olavo Soares analisa qual é a relevância real de Tabata no cenário político atual.
  • A reforma tributária começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A proposta, que não veio do Planalto, unifica cinco impostos e prevê um modelo de devolução tributária para as famílias mais pobres. Fernanda Trisotto explica em 7 pontos o que a reforma tributária pretende mudar.

O problema das cidades quando a cidade é o problema

Imagine pagar R$ 850 por ano para manter a Câmara de Vereadores da sua cidade. Esse é o custo médio por habitante da Câmara de Borá. A conta é salgada não apenas para a cidade paulista: é o padrão entre os municípios pequenos do Brasil. Mais de mil cidades do país têm menos de 5 mil habitantes. Luan Sperandio põe os números na mesa para não deixar dúvida: esses municípios são puro desperdício de dinheiro.

O editorial da Gazeta do Povo desta quarta comenta o papel da esfera municipal no futuro do país – que contrasta violentamente com a situação atual de boa parte das cidades brasileiras:

Um aspecto que merece atenção é a ineficiência econômica e gerencial na administração pública municipal, com estruturas burocráticas inchadas, processos operacionais atrasados, funcionários mal preparados e baixa produtividade. O mundo atual está vivendo uma avalanche de microrrevoluções tecnológicas que irão mudar profundamente as estruturas produtivas, o nível de emprego e a vida das pessoas, a exemplo da inteligência artificial, da revolução na biotecnologia, dos metamateriais e da disrupção tecnológica. Enquanto isso, parte dos municípios chafurda no atraso técnico e administrativo, contaminados por ineficiência e falência financeira, além de altos índices de corrupção.

Dois pesos...

Damares Alves tem razão. Em entrevista à Gazeta em março, a ministra questionou o fato de que a decisão pelo aborto em determinados casos recebe o apoio financeiro do governo, enquanto a opção pela vida do nascituro não. Mulheres em situação de vulnerabilidade que decidem levar adiante a sua gestação contam, porém, com o apoio de casas pró-vida espalhadas pelo país – e há projetos de lei que se inspiram no atendimento dessas instituições para estabelecer o papel do Estado em situações como essas. Confira na reportagem de William Bilches.

Imagem do dia

Criança iemenita que fugiu dos combates entre os rebeldes armados do Iêmen, os huthis, e as forças pró-governo em Hodeida é fotografada em acampamento improvisado no distrito de Abs, na província de Hajjah no noroeste do Iêmen.
Criança iemenita que fugiu dos combates entre os rebeldes armados do Iêmen, os huthis, e as forças pró-governo em Hodeida é fotografada em acampamento improvisado no distrito de Abs, na província de Hajjah no noroeste do Iêmen.| Essa Ahmed/AFP

Paraná nas telas

A TV Paraná Educativa, emissora do governo estadual, mudou de nome – de novo – e de foco. Agora ela se chama TV Paraná Turismo – o objetivo é claro. Célio Yano dá mais detalhes.

Mais um ministro paranaense? Foi em tom de brincadeira, mas Paulo Guedes disse que teria “muito prazer em passar o cargo” para o senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) “em qualquer momento”. Quem relata é João Frey.

Pode isso?

O Canadá vai inaugurar o edifício de madeira mais alto do mundo, com nada menos do que 40 andares.

Tenha uma excelente quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]