• Carregando...

O Tribunal de Contas da União (TCU) intimou o ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobras, Renato de Souza Duque, a devolver R$ 975 milhões em razão de prejuízos por obras paralisadas durante o governo de Dilma Rousseff. Duque foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Lula e permaneceu na estatal entre 2003 e 2015. O ex-diretor chegou a ser condenado a 57 anos de prisão na Lava Jato por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, mas foi beneficiado por acordos de delação premiada.

O PIB do primeiro trimestre, que será divulgado ao longo desta quinta-feira (02), deve mostrar números positivos, reflexo da reabertura econômica, da recuperação sólida do emprego, do avanço da renda disponível das famílias e do salto nos preços das commodities. O banco Bradesco é uma das instituições mais otimistas em relação ao resultado dos três primeiros meses do ano: projeta alta de 1,7% sobre o último trimestre de 2021. Boa parte dos departamentos econômicos prevê alta de no mínimo 0,9%. Esse cenário mais favorável no início do ano está levando a uma revisão para cima nas expectativas para a economia brasileira nos 12 meses de 2022.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pressiona o governo federal a criar um subsídio temporário sobre os combustíveis a fim de conter a alta da inflação, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, mantém a pauta sob veto. A equipe econômica entende que não é o momento para discutir uma redução artificial dos preços e acredita ter conseguido convencer o Palácio do Planalto disso. A fala de Lira sobre "apertar o governo" para discutir a criação de subsídio sobre os combustíveis é minimizada na equipe econômica. Interlocutores de Guedes apontam que não há um desgaste na relação entre o ministro e o presidente da Câmara e entendem com naturalidade a urgência e pressa dos parlamentares em reduzir os custos dos insumos, sobretudo do óleo diesel.

A Argentina planeja importar diesel para aliviar a escassez que afeta transportadores de cargas em várias províncias do país. O chefe de Gabinete da presidência disse em uma entrevista coletiva que o governo “vai garantir” o abastecimento desse “insumo estratégico”. Após conversar com o secretário de Energia, dirigentes da petroleira estatal e com o ministro de Economia, ele ressaltou que “há a vocação e a decisão de importar mais óleo diesel”. Segundo a Federação Argentina de Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (Fadeeac), o desabastecimento dura mais de dois meses e a situação mais crítica está no centro e no norte do país.

A opinião de Daniel Lopez, que fala sobre a previsão feita 18 meses atrás de uma nova pandemia causada pela varíola do macaco.

E como minimizar o problema das chuvas em excesso no jardim. O excesso de água deixa o solo encharcado e também varre os nutrientes para longe das plantas. Além disso, a umidade é campo fértil para a proliferação de bactérias, fungos. O ideal é preparar o solo com uma boa drenagem. Depois da chuva, se as plantas amarelarem talvez seja necessário fazer uma poda de contenção. Na pior das hipóteses, vai ter que substituir as mudas. Entra no site pra ler a reportagem completa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]