• Carregando...
O chargista Paixão está de férias | Fabio Rodrigues PozzebomAgência Brasil
O chargista Paixão está de férias| Foto: Fabio Rodrigues PozzebomAgência Brasil

Bom dia!

No começo, informalmente, ainda antes do resultado da eleição, eles eram 28. Agora, com a oficialização dos nomes de seus coordenadores no Diário Oficial, são 10 os grupos de trabalho na transição para o governo Jair Bolsonaro (PSL) e oito os ministros já indicados, além do comando do Banco Central e do BNDES. 

Mas, não importa quanto acelerem os trabalhos, a posse será apenas no dia 1º de janeiro. Enquanto isso, até o recesso, o Senado pode continuar se apressando para acelerar indicações para altos cargos técnicos e driblar o governo eleito. A correria está grande em Brasília.

Corra, PSL, corra

Quem também precisa correr é o PSL, que deve começar 2019 com a maior bancada da Câmara, mas composta quase toda de novatos na política. O partido antecipou o primeiro encontro entre todos os 52 eleitos para esta quarta-feira (21) e vai organizar um “cursinho” para os eleitos.

Por que o medo, ministros?

Falando nisso, você já deve ter ouvido algum ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) manifestar “preocupação” com o conservadorismo que deu as caras na eleição brasileira. Se não, o editorial de hoje (19) da Gazeta do Povo lembra esses casos: 

Em um intervalo de pouquíssimos dias, três ministros deram declarações muito preocupantes a respeito da maneira como encaram a escolha popular feita em outubro. Quem puxou o coro foi Cármen Lúcia, que recentemente deixou a presidência da corte [...] No mesmo evento, Ricardo Lewandowski disse temer retrocesso na garantia de direitos [...] Mas quem foi mais explícito na intenção de exercer o ativismo judicial foi Luís Roberto Barroso.

O problema dessas fala, continua a Gazeta do Povo, é que os ministros confundem autoritarismo com conservadorismo e vão dando sinais de querer roubar do povo o direito de decidir o próprio destino:

É da própria natureza da democracia que o debate público esteja aberto a um leque amplíssimo de posições a respeito dos mais diversos temas, inclusive os temas morais. Este leque abarca diversas concepções de Estado e do que seja o bem comum, noções de verdade, beleza e bondade, e a democracia dá carta de cidadania tanto às ideias mais à esquerda quanto as liberais, as libertárias e, obviamente, ao ideário dito ‘conservador’, que pode inclusive ser revolucionário quando reafirma verdades conquistadas ao longo de séculos, como a dignidade da vida humana, o valor da liberdade e a existência de direitos humanos inalienáveis.

E agora?

Na esteira da saída de Cuba do programa Mais Médicos, o governo está para lançar um novo edital do programa e deve sugerir ao futuro presidente que use o abate de parte da dívida do Fies de recém-formados em medicina como incentivo para que ocupem as vagas abertas.

Números

Apesar dos déficits anuais, o Brasil tem na conta R$ 381 bilhões em reservas internacionais. Vira e mexe, como na campanha, surge a ideia de usar essa dinheirama toda. Flávia Pierry explica para que servem as reservas e se usá-las seria uma boa ideia. A Flávia explica também por que, apesar de o Banco Mundial ter reconhecido avanços nas reformas que o Brasil fez em 2017, ainda falta muito para reduzir o Custo Brasil para níveis aceitáveis.

Muito mais que números

Para um país engessado como o Brasil, o caminho passa inevitavelmente pela liberalização da economia. E isso é melhor para todos, inclusive os mais pobres. Quem explica por que é a economista e historiadora Deirdre McCloskey, uma das maiores intelectuais em atividade no mundo e que esteve aqui na Gazeta do Povo. 86% dos leitores acharam o conteúdo inspirador. Quer forma melhor de começar o dia?

Globalismo

Desde o anúncio do diplomata Ernesto Fraga Araújo para o comando do Itamaraty, a discussão sobre a diferença entre globalização e globalismo aflorou. Martim Vasques da Cunha escreve sobre o tema:

Atualmente, a ‘metafísica da unidade’ inspira os Estados nacionais a se unirem em grandes blocos (como a União Europeia, a Eurásia [a união entre a China e a Rússia] e o Islã Radical) para solucionarem artificialmente problemas inerentes à natureza e à condição humanas – por exemplo: a morte, o sofrimento, a precariedade das coisas e [...] o orgulho e o mal da natureza humana.

Fique atento

A Justiça concedeu uma liminar proibindo a TV Globo de divulgar informações a que a emissora teve acesso no inquérito que apura o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, e de seu motorista, Anderson Gomes. Censura prévia judicial? Um bom momento para lembrar: quais razões justificariam restringir a divulgação, prévia ou não, de uma notícia ou opinião?

Não caia nessa

Vai aproveitar a Black Friday nesta sexta-feira (23)? Confira as dicas do Rodrigo Ghedin de extensões para instalar em seu navegador e não ser enganado pela “metade do dobro”.

Exagerou?

Eu vou ter de repetir a receita todo dia esta semana. Deise Campos (Bom Gourmet) recomenda: “No ‘dia internacional da dieta’, ainda mais depois de um feriadão prolongado, que tal experimentar uma receita leve nesta segunda-feira? Confira a receita da salada de arroz integral com espinafre crocante e nozes.” 

Estilo

Sabe que eu nunca usei? Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Ele é uma unanimidade: o centenário tênis all star agradou da princesa Diana a ícones do rock, como Kurt Cobain, e continua presente geração após geração. Também é fã do calçado? Separamos looks em que ele é o protagonista, para uma segunda-feira estilosa e confortável.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Lá como cá. A França está enfrentando duros protestos contra o aumento de impostos e cuja organização descentralizada lembra muito a greve de caminhoneiros ocorrida em maio aqui no Brasil.

Tragédia. No mar profundo, foi localizado o submarino argentino desaparecido misteriosamente há um ano. Nossa equipe elencou nove fatos sobre o caso e duas dúvidas que ainda persistem.

Say what you want. Mesmo com o anúncio do plano da primeira-ministra Theresa May, o mundo todo está confuso sobre as negociações do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Adam Taylor te ajuda a navegar na confusão.

Arrastando-se. Os europeus não abrem mão da boquinha e as negociações entre a União Europeia e o Mercosul estão em um impasse novamente. Aliás, a Gazeta do Povo  analisou a situação no editorial de domingo (18):

O protecionismo que está por trás da relutância em fechar o acordo entre Mercosul e UE não é novo. As potências agrícolas europeias sempre se mostraram fechadas a qualquer tentativa de abrir seus mercados, e os países sul-americanos, apesar do fim dos governos de esquerda, continuam mantendo práticas comerciais bastante questionáveis – basta lembrar que o Senado brasileiro acabou de aprovar o Rota 2030, mais um programa de benefícios à indústria automobilística e sucessor do Inovar-Auto.

Paraná

Impactos. A saída de Cuba do Mais Médicos também terá impactos no estado. Dos 933 profissionais que atuam no Paraná, em 293 municípios, 458 vieram da ilha caribenha. Giulia Fontes e Kátia Brembatti discutiram o assunto mais a fundo no Podcast Pequeno Expediente. Aproveite os afazeres matinais para escutar. 

Ocupação. O PT, derrotado nas urnas, está querendo transformar a OAB do Paraná em um puxadinho do partido. Na quinta-feira (22), a seccional estadual da Ordem dos Advogados escolhe sua presidência. A estratégia do partido é ocupar espaços políticos diversos para executar sua agenda, das margens até o centro. Alguém aí lembrou do José Dirceu?

Ostentação. A compra de 30 motos da marca Harley Davidson, uma das mais emblemáticas fabricantes de veículos em duas rodas de luxo do mundo, custará R$ 2,5 milhões aos cofres do governo paranaense. A aquisição estava suspensa, mas o DER resolveu seguiu em frente.

Futebol. O Tricolor parou o Palmeiras neste domingo e os clubes ficaram no empate por 1 a 1. Confira como ficou a tabela da Série A.

Curitiba

Descaso? O pai do bebê atacado por um macaco em casa vai processar órgãos ambientais. Tanto o pai quanto o síndico do prédio em Araucária afirmam que notificaram o IAP, a Polícia Ambiental e o Ibama das visitas do bugio nos apartamentos.

Oportunidade. O Sesc da Esquina de Curitiba, no Centro, está com inscrições abertas até 14 de dezembro para vagas gratuitas no curso pré-vestibular extensivo de 2019 oferecido pela entidade. O processo oferece 80 bolsas. Confira as condições!

Futuro. A Haus mostra como o intercâmbio no âmbito das cidades inteligentes tem aproximado ainda mais Barcelona, na Espanha, de Curitiba. Mas essa aproximação não é nada recente e só tem feito melhorar.

Uma ótima semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]