Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Uma resolução aprovada pelo TSE determina que as plataformas digitais poderão ser punidas caso não tirem do ar conteúdos considerados prejudiciais à lisura das eleições. Mas, para juristas e entidades, a medida representa um grave risco à liberdade de expressão, além de contrariar o Marco Civil da Internet e avançar sobre prerrogativas do Legislativo.
Mal interpretado. Após a maioria dos ministros do STF rejeitar as Forças Armadas como poder moderador, o jurista Ives Gandra Martins disse ter sido mal interpretado.
Imunidade parlamentar. A prisão do deputado Chiquinho Brazão reavivou um embate entre Congresso e STF sobre a imunidade parlamentar. Entenda as divergências.
Política, Economia e Mundo
Resposta ao “Abril Vermelho”. Para tentar segurar invasões no “Abril Vermelho”, o governo Lula prepara uma “prateleira de terras”. Já os produtores rurais articulam o “Abril Amarelo”.
Revisão de gastos empaca. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, admitiu que a revisão de gastos “não funcionou”. Com Lula no poder, bancos públicos aumentam a fatia no mercado de crédito.
Giro pelo mundo. O presidente argentino, Javier Milei, reivindicou a soberania argentina sobre as Malvinas. Às vésperas da eleição, a Índia aumentou a repressão junto a escolas cristãs e muçulmanas.
Opinião da Gazeta
Torpedos apontados para o acordo Mercosul-União Europeia. O presidente francês Emmanuel Macron é o maior entrave à conclusão das negociações sobre o acordo Mercosul-União Europeia. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Proteger um setor grande, mas pouco eficiente, ou proteger os amigos: Macron e Lula têm seus motivos – nem sempre explícitos, mas ao mesmo tempo nada impossíveis de compreender – para atrapalhar o que seria o maior acordo comercial entre blocos econômicos do planeta.
O que mais você precisa saber hoje
Com aval de Lula. MP para reduzir conta de luz em 4% deve sair na próxima semana, diz ministro
Eleições 2024. De olho na conferência do clima, aliados de Lula ficam sob pressão em Belém
Orlando Avendaño. Mesmo após fugir para a Colômbia, jornalista é perseguido pelo Serviço de Inteligência da Venezuela
Artigo. Depois do “liberou geral”: por que os americanos querem mais rigor no combate às drogas
Colunas e artigos
Uma mancha no direito previdenciário. O recente revés para os aposentados brasileiros marca um triste capítulo na história dos direitos previdenciários do país. Esse é o tema do artigo do advogado João Badari.
Luciano Trigo questiona: Moro será cassado? Justiça ou desforra?
Marcio Antonio Campos destaca a coragem dos nicaraguenses diante da perseguição religiosa.
Para inspirar e alegrar
Três formas de reaproveitar o feijão. Sabe aquele pote de feijão que está há tempos guardado no congelador? Ele pode virar uma receita saborosa. Confira três sugestões.
Tenha um ótimo dia!
Escândalo do Banco Master afunda imagem do STF e pode impactar as eleições
UE confirma que assinará o acordo de livre-comércio com Mercosul no sábado
Trump quer adquirir a Groenlândia: como funciona a compra de territórios
Ciência mostra que “agenda verde” radical afasta até mesmo quem defende o meio-ambiente