• Carregando...
TSE
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou contas de campanha de Lula.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Em julgamento realizado nesta terça-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade a prestação de contas de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes, a Corte aprovou a apuração dos votos e proclamou oficialmente o petista como próximo presidente da República, formalidades necessárias para a diplomação. A relação de receitas e despesas foi aprovada apesar de algumas ressalvas feitas pela área técnica do tribunal. Veja como foi o julgamento.

PEC fura-teto. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a PEC fura-teto, que abre um espaço de R$ 145 bilhões acima do teto de gastos para o próximo governo. Nesta quarta (7) o texto deve ser votado em plenário.

Outras alternativas. Os furos no teto de gastos não vêm de hoje e têm sido uma forma de cobrir despesas não obrigatórias. Para especialistas, esse cenário poderia ser modificado pelo governo. Aqui listamos cinco outras atitudes para abrir espaço no orçamento.

Copa do Mundo 2022

Quartas de final definidas. Com uma goleada histórica de Portugal sobre a Suíça e uma vitória nos pênaltis do Marrocos sobre a Espanha, foram definidos os últimos confrontos das quartas de final. Veja como ficaram os duelos e quando serão as partidas.

Política, Economia e Mundo

Orçamento secreto. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta três ações de inconstitucionalidade contra as emendas de relator, o chamado orçamento secreto. Entenda como esse julgamento pode impactar a relação de Lula com o Congresso.

Taxa de juros. Também nesta quarta o Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central decide a nova taxa básica de juros. A expectativa é pela manutenção dos atuais 13,75%, mas as incertezas sobre a política fiscal preocupam para 2023.

Cristina Kirchner condenada. A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi condenada a seis anos de prisão pelo crime de administração fraudulenta de fundos públicos. Entenda por que esse é um golpe duro, mas não fatal ao kirchnerismo.

Opinião da Gazeta

A irresponsabilidade fiscal avança. Era certo que o cheque quase trilionário pretendido por Lula para bancar promessas de campanha seria mitigado durante a tramitação da PEC fura-teto no Congresso. Como no ditado popular, a montanha pariu um rato – e um rato bem disposto a roer as contas públicas até que não sobre nada. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A quase certeza de que o temporário se transformará em permanente – com todos os efeitos desastrosos que isso terá para a dívida pública ou para a inflação – é reforçada porque o próximo governo não tem absolutamente nada para mostrar além de promessas vagas do vice Geraldo Alckmin de que haverá responsabilidade fiscal no próximo mandato.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Ativismo judicial. Advogados criticam decisões de Moraes contra deputados: “aberrações inconstitucionais”

Diárias da Lava Jato. Juiz de Curitiba anula acórdão do TCU que multou Deltan Dallagnol

Promessa ou perigo? De chips cerebrais em humanos a sacrifício de animais: o que é a Neuralink de Elon Musk

Colunas e artigos

Nas ondas da extrema-esquerda. Ao liberar a venda de 18 estações de rádio de língua espanhola para um grupo ligado ao bilionário George Soros, o governo Biden está entregando milhões de ouvintes desavisados a ativistas de extrema-esquerda. Artigo de Mike Gonzalez explica o que está por trás.

Paulo Uebel alerta: com Lula presidente, é a hora do protagonismo dos governadores.

Thaméa Danelon explica como funciona o impeachment de um presidente.

Para inspirar

O acervo pessoal que vai virar museu. Ao longo de décadas, Maria Cecília e Paulo Geyer colecionaram pinturas de grandes artistas no casarão onde viviam. O desejo de que um dia o acervo fosse aberto ao público deve se realizar em 2024. Conheça esse vasto acervo histórico, cultural e artístico.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]