• Carregando...
 | /
| Foto: /

O tema hoje não poderia ser outro: Reforma da Previdência. Até porque o assunto pode durar pelo resto da sua vida -- se a proposta for aprovada no modelo proposto, claro. Então vamos lá: abaixo temos uma sequência de links. Clique nos que mais interessar e novas páginas serão abertas no seu navegador.

A passagem de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da Economia, começou cedo. Às 9h30, eles foram pessoalmente ao Congresso entregar a Proposta de Emenda à Constituição a Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, e Davi Alcolumbre (MDB), presidente do Senado. E os próximos passos? Entenda a tramitação da PEC da Previdência no Congresso.

Se você é daqueles que curte ‘a letra da lei’, leia a PEC da Previdência na íntegra e a apresentação feita pelo Governo, que resume a proposta.

Como fica para você?

A reforma traz três possibilidades de o trabalhador do regime privado solicitar a aposentadoria durante o tempo de transição: idade mínima mais tempo mínimo de contribuição, sistema de pontos e pedágio para quem está prestes a se aposentar. Conheça os caminhos para a aposentadoria no regime privado.

Mas tem gente que vai ficar de fora da reforma. E não estamos falando dos militares, que terão um projeto de lei a parte. Estamos falando de V-O-C-Ê. Quem já se aposentou ou preencheu os requisitos para se aposentar pelas regras atuais não tem com o que se preocupar. Veja quem não será afetado pela nova Previdência. E confira ainda como fica:

• A aposentadoria dos servidores públicos;

• A aposentadoria dos professores;

• A previdência dos trabalhadores rurais;

• A aposentadoria de policiais civis e federais e agentes penitenciários;

• A reforma da Previdência em casos de pensões por morte;

• O FGTS de aposentados que continuam a trabalhar;

• As regalias mantidas para deputados e senadores.

Também estão previstos prêmios para quem adiar a aposentadoria ou começou a trabalhar muito cedo.

E quem é devedor?

Bom, aí as notícias são [ainda mais] pesadas. O novo projeto vai endurecer cobrança de 4 mil devedores da Previdência. Mas nunca é demais esclarecer 5 mitos sobre os devedores.

Todo esse conteúdo foi meticulosamente preparado por nossa equipe em Brasília e Curitiba. E se ficar alguma dúvida, não hesite, acesse nosso site especial:

Mas vamos ser sinceros. Na saída de Bolsonaro e Paulo Guedes, governadores e deputados jogaram a real: como está apresentada, a proposta não vai passar pelo Congresso. Digamos também que o clima para aprovar a PEC não está nos melhores na Câmara.

Editorial

Esta Gazeta também comenta a reforma apresentada. Abaixo apresentamos um pedacinho, mas fica o convite: confira o editorial na íntegra.

“É bastante abrangente e acerta naquilo que tem de ser um dos principais aspectos das mudanças: seu caráter igualitário, atingindo todas as categorias e, especialmente, aquelas que hoje têm mais privilégios e exigências mais leves para a obtenção da aposentadoria.”

Enquanto isso...

A Bolsa caiu, mas nos próximos dias pode subir, dependendo das negociações sobre reforma previdenciária. Elas devem ditar rumos do dólar e da Bolsa. E se você quiser entrar no regime previdenciário militar, que ainda será apresentado, aproveite: um novo concurso da Marinha abriu 960 vagas de nível médio.

O Congresso também não se limitou à previdência nesta quarta. Líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL) prometeu: o subsídio para luz mais barata para agronegócio será mantido. E no Senado foi aprovado o projeto que determina que investigados por terrorismo terão bloqueio de bens imediato.

Cacau rosa, aliança perdida, casal fofo e turismo em Curitiba. Veja o que nossos jornalistas separaram para você dar um tempo para a cabeça

Voltando à confusão dos laranjas do PSL, uma ex-candidata revelou mensagens com cobrança para desvio de verba do PSL em Minas. E o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), teria sido encarregado de procurar o ex-ministro Gustavo Bebianno, demitido na segunda-feira (18), para apaziguar as relações entre o governo e o ex-coordenador da campanha presidencial do PSL.

Pode ter passado batido, mas é bom saber. O presidente Bolsonaro foi escolhido como Pessoa do Ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e será homenageado com um jantar em Nova York, em maio. Se você quer vê-lo de perto nesse momento, esqueça: os ingressos custavam R$ 111 mil e estão esgotados.

Notícias pelo mundo

Rússia versus EUA. Venezuela contra todos

Guerra Fria 2.0? O presidente russo Vladimir Putin alertou os EUA a não implantar mais mísseis na Europa, com a ameaça de que Moscou poderá retaliar com novas armas. O comentário torna mais tensa a relação bilateral com Washington e faz crescer temores de uma nova corrida armamentista.

Ocupação. Cinco anos atrás, a Rússia anexava a Crimeia, localizada na Ucrânia. A intervenção foi condenada por muitos países, ao mesmo tempo em que muitas pessoas consideraram a ocupação justificada porque a Crimeia “sempre foi russa”. Em artigo de opinião, o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Pavló Klimkin, refuta esse argumento.

Viagens proibidas. A Venezuela fechou as fronteiras aérea e marítima com as ilhas de Curaçao, Aruba e Bonaire, em uma ação das Forças Nacionais Bolivarianas para evitar uma violação do território venezuelano com a entrada de ajuda humanitária dos EUA e aliados, prevista para o sábado.

No Paraná...

A reforma da Previdência vai causar mudanças para os servidores públicos do Paraná, caso seja mesmo aprovada pelo Congresso. Já a capital do estado se antecipou à nova realidade, mas pode ter de fazer adaptações na CuritibaPrev.

Seguem as audiências do caso Daniel. Fizemos um balanço do ocorreu no Fórum de São José dos Pinhais. Teve selfies dos réus, bate-boca, ironias e emoção por parte dos familiares do jogador.

Também no judiciário, um mutirão carcerário promovido pelo Tribunal de Justiça espera abrir entre 400 e 500 vagas no sistema prisional do Paraná. Por falar em vagas, essas são bem diferentes, e têm causa nobre: um colégio particular está distribuindo bolsas em Curitiba. Saiba como participar do processo seletivo, mesmo após o início das aulas.

Pelas ruas da capital paranaense, a fabricação de biarticulados não é mais uma exclusividade da Volvo em Curitiba. A Scania também passa a produzir os ônibus e eles devem circular a partir de abril pela cidade.

Das ruas para as estradas: a PR-323 – e a obra de duplicação que não saiu do papel – continua rendendo dor de cabeça para políticos. Em depoimento ao juiz federal da Operação Piloto, o delator e ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Nelson leal Júnior voltou a falar de propina, e também das brigas no Palácio Iguaçu.

Recomendações de nossos jornalistas

Cacau rosa, aliança perdida, casal fofo e turismo em Curitiba. Veja o que nossos jornalistas separaram para você dar um tempo para a cabeça nesta quinta-feira:

Gilson Garrett Jr. e Anna Sens (Guia) recomendam: 6 passeios fora da rota tradicional para você conhecer Curitiba. Nada de Jardim Botânico, Ópera de Arame e Parque Barigui.

Raquel Derevecki (Viver Bem) apresenta: a história da auxiliar de limpeza que buscou ajuda um cartório para encontrar o dono de uma aliança datada de 1963 e ajudou a salvar o casamento de dois idosos.

Na linha de narrativas emocionantes, a equipe do Sempre Família conta: a história de Joseph e Christine, um casal que faleceu dizendo “Eu te amo”.

Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) traz notícias doces: O cacau ruby, naturalmente cor de rosa, finalmente chegou ao mercado na sua versão in natura. Após 80 anos da descoberta do último tipo de chocolate -- o branco --, o cacau rosa vem para mudar a nossa relação com o doce. Conheça e experimente.

Boas leituras e tenha um excelente dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]