• Carregando...
O presidente dos EUA, Donald Trump (L) e o candidato democrata à presidência, Joe Biden.
O presidente dos EUA, Donald Trump (L) e o candidato democrata à presidência, Joe Biden.| Foto: Morry Gash e Jim Watson/AFP

Para começar esse resumo de notícias. Assim como o presidente Jair Bolsonaro, a ala militar do governo federal também torce pela reeleição de Donald Trump na disputa pela Casa Branca. A leitura dos militares do Planalto é de que a relação entre os governos Bolsonaro e Trump foi produtiva para as Forças Armadas, para a política externa e até para os fins estratégicos da inteligência brasileira. Clique para continuar a ler reportagem de Rodolfo Costa, correspondente em Brasília.

Tudo sobre a eleição. Aliás, as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que ocorrem no dia 3 de novembro, são o pleito mais atípico da história recente do país. A pandemia do coronavírus fez com que modalidades alternativas de votação, permitidas nos EUA, fossem adotadas amplamente, de forma nunca vista antes. Veja os detalhes na reportagem.

Estamos atentos aos desdobramentos das eleições norte-americanas. Neste link, você confere todos os detalhes.

Utilidade pública

Balanço. O Brasil registrou 513 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados na quinta-feira (29), pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 158.969 o número total de óbitos pela doença no país. Clique aqui para ver o balanço completo.

Vacinação. Já Olavo Soares, nosso correspondente em Brasília, escreve sobre o que o Congresso pode fazer em meio à discussão sobre a obrigação ou não da vacinação contra o coronavírus.

Política e economia

Boa notícia. Pelo terceiro mês consecutivo, o Brasil registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, em um sinal de retomada do mercado de trabalho após o baque causado pela pandemia. Veja os números na reportagem de Jéssica Sant’Ana.

Correios. Jéssica Sant’Ana também revela que o governo estuda privatizar os Correios em blocos. A ideia é dividir o país em regiões e licitar cada uma separadamente, juntando municípios mais atraentes, com operação potencialmente lucrativa, com outros não rentáveis.

O que mais você precisa saber hoje

Nossa visão

Opinião. Nosso editorial sobre o SUS e a gestão privada de unidades de saúde questiona: uma vez que o Estado tem de oferecer ensino e atenção à saúde “públicos, gratuitos e de qualidade”, como deve fazê-lo?

“A Constituição determina que o Estado ofereça saúde e educação gratuitas aos brasileiros, mas em nenhum momento exige que o poder público microgerencie toda a operação.”

Colunas e artigos

Veja os temas dos nossos colunistas:

Clique aqui para conferir a opinião de todos os colunistas

Para inspirar

Lugar especial. Um santuário de animais no Texas, Estados Unidos, virou refúgio para crianças com necessidades especiais, experiências traumáticas e doenças raras. Lá vivem cerca de 150 bichos, como cães, gatos, coelhos, cavalos e galinhas que sofreram maus tratos ou nasceram com problemas de saúde que têm gerado afeto e identificação por parte dos pequenos visitantes. Quer mais detalhes? Clique para continuar a ler a reportagem do Sempre Família.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]