• Carregando...
Esplanada
Gasto com funcionalismo pode chegar a 2,3% do PIB em 2030| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Bom dia!

Para começar. O presidente Jair Bolsonaro irá mexer em seu ministério.Convidado para ser o novo ministro da Casa Civil, o general de Exército Walter Souza Braga Netto, ex-chefe da intervenção federal do Rio, é avesso à exposição e prefere ficar longe dos holofotes. Atual chefe do Estado-Maior do Exército, Braga Netto substituirá Onyx Lorenzoni, que deverá ser deslocado para o Ministério da Cidadania.

Por falar na pasta da Cidadania, um contrato com uma empresa alvo da PF colocou o ministro Osmar Terra na berlinda.

Servidores. As mudanças no regime de trabalho e remuneração de funcionários públicos fazem parte do ajuste fiscal ao qual a União precisa se submeter. Por isso, a Gazeta do Povo separou sete pontos que ajudam a entender o panorama do serviço público no Brasil. Veja na reportagem de Fernanda Trisotto.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre os aplicativos e o vínculo empregatício. Na semana passada, o Tribunal Superior do Trabalho concedeu a primeira decisão que pode colocar um fim nas disputas judiciais envolvendo aplicativos e motoristas ou motoboys. A Quinta Turma da corte decidiu, por unanimidade, que não existe vínculo empregatício entre motoristas e a empresa Uber.

“Em um país onde a liberdade econômica ainda patina, o caso dos aplicativos é exemplar para saber se estamos aprendendo a deixar para trás o afã hiper-regulatório."

Sonhos para a Amazônia. O Vaticano publicou o documento oficial de finalização do Sínodo da Amazônia. Assinada pelo papa Francisco, a publicação apresenta “quatro sonhos” para a Amazônia, que incluem a proteção dos povos amazônicos e a fidelidade aos ensinamentos da Igreja, como o celibato dos padres e a não ordenação de mulheres. O papa também se posiciona contrário à internacionalização da Amazônia. Leia aqui todos os detalhes.

Desafio. Em seu blog, a jornalista Cristina Graeml pergunta: O que você tem feito para melhorar o Brasil?

"Essa cultura da esperteza, do desrespeito às leis e à ética não vai mudar se cada um de nós não tiver a consciência da importância das atitudes individuais para a construção do país que queremos."

Mundo

China. O surto do novo tipo de coronavírus que teve início na China tem prejudicado a imagem de estabilidade que o governo comunista do país vende para a sua população. Neste artigo, a autora analisa como o "contrato" entre o Partido Comunista e o povo chinês, que aceitou abrir mão de liberdades e direitos em troca de estabilidade e prosperidade, pode ter deixado os chineses sem nenhuma dessas coisas.

Um exemplo dessa falta de estabilidade é a notícia de que quase 15 mil novos casos de infecção por coronavírus foram registrados apenas na quarta-feira (12) na província chinesa de Hubei, epicentro do surto, após uma "revisão no método de contagem" dos casos, fazendo o total global disparar para quase 60 mil infectados pelo vírus.

Para inspirar

Cliente reclama de funcionário autista e dona de pizzaria responde à altura. A equipe do Sempre Família conta a história de Amanda Cartagine, a dona de uma franquia de uma pizzaria em Greenville, nos EUA, que coloca o seu negócio a serviço da inclusão. Dos 16 funcionários, 10 têm algum tipo de necessidade especial. Clique aqui para ler a matéria completa.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]