• Carregando...
Um orçamento mais engessado – e a semelhança que une o PSL e o PT
| Foto:

Bom dia!

Nesta terça (22), a reforma da Previdência chega à última etapa da sua tramitação, passando pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário do Senado. Jéssica Sant’Ana mostra o que ainda pode mudar no texto.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, por exemplo, mudou. O Congresso acrescentou ao texto nada menos do que 26 novos itens. Agora são 89 as despesas que o governo não pode cortar, bloquear ou contingenciar no próximo ano, incluindo itens das áreas de educação, pesquisa e saúde. Giulia Fontes lista todos e explica o contexto.

No podcast 15 minutos, Fernanda Trisotto comenta a disputa entre bolsonaristas e bivaristas no interior do PSL. Olavo Soares rememora: a situação do partido pode ser vista de modo análogo à crise no PT que levou à criação do PSOL em 2004.

Enquanto isso, em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol se manifestou formalmente contrário a uma possível promoção, agarrando-se ao seu lugar na força-tarefa da Lava Jato. Quem conta é Kelli Kadanus, que também explica como as operações do Ministério da Justiça e Segurança Pública nas fronteiras têm dado um prejuízo de R$ 4,5 bilhões ao crime.

O editorial da Gazeta do Povo comenta uma questão interessante: a pobreza diminui, mas a miséria continua. Veja um trechinho:

Uma sociedade pode ser avaliada com base em médias, sobretudo em termos de desempenho ao longo de um dado número de anos ou décadas. (...) O problema das médias é que elas escondem as tragédias que há por trás dos extremos.

Mundo

Na Bolívia, uma reviravolta no resultado da eleição presidencial. A apuração preliminar da votação do domingo chegou a ser suspensa por quase 24 horas, o que gerou questionamentos de organismos internacionais e protestos de bolivianos. O Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia retomou na noite de segunda a contagem rápida dos votos – feita simultaneamente à apuração oficial definitiva, que é mais demorada – e anunciou a vitória do atual presidente Evo Morales em primeiro turno.

Economia

Concorrência faz bem ao bolso! Um estudo feito pela Kayak, uma ferramenta de planejamento de viagens, mostra que, com o início das operações da chilena Sky Airline, nas rotas Rio-Santiago e São Paulo-Santiago e da norueguesa Norwegian, na rota Rio-Londres, os preços das passagens caíram até 23%. O cenário pode se repetir nos voos para Buenos Aires, com a chegada da FlyBondi.

O colunista Roberto Indech mostra oito pontos para levar em conta antes de começar a investir (bem) o seu dinheiro: descobrir o seu perfil enquanto investidor, o prazo que se deseja guardar o dinheiro, os objetivos, por onde iniciar se a ideia é investir em ações, ter uma reserva de emergência, por onde começar, entender os custos da aplicação e a forma como vai investir.

De pequena padaria a maior fabricante de panetone do mundo: a Bauducco quer ir além. A ordem é colocar o pé no acelerador. Uma das estratégias é ampliar o número de franquias. A empresa quer quintuplicar o número de lojas em cinco anos.

Tenha uma ótima terça-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]