• Carregando...
tereza-cristina-voos-jatinho-fab-ministros-bolsonaro
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS),fez pelo menos três voos para Campo Grande a partir de outros estados, às sextas-feiras, onde havia concluído eventos oficiais.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Para começar. Enquanto o coronavírus domina o noticiário, tem ex-governador do Paraná conquistando vitórias na Justiça. O réu em questão é Beto Richa (PSDB). Por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, Richa conseguiu remeter à Justiça Eleitoral quatro processos da Operação Quadro Negro, que investiga desvios em obras de escolas. Resultado: todas as decisões terão de ser revistas. De Curitiba, Catarina Scortecci revela como a defesa do político conseguiu convencer o TJ-PR.

Voo livre. Apesar de proibidos por decreto, ministros do governo Jair Bolsonaro vêm dando um “jeitinho” de usar jatinhos da FAB para se deslocar ao estado de origem em finais de semana ou para retornar ao trabalho na segunda-feira. Um exemplo: usar a criatividade para ir a eventos perto de casa. De Brasília, Lúcio Vaz levantou as estratégias dos ministros para voltar para casa em aviões da FAB.

Coronavírus. A pedido do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente assina nesta sexta (13) uma medida provisória que libera R$ 5 bilhões para enfrentar a pandemia. Serão locados mais de 2 mil leitos de UTI. Em pronunciamento na noite desta quinta (12) e em transmissão na internet, Bolsonaro comentou os atos pró-governo do dia 15 de março. Ele sugeriu o adiamento e os organizadores devem marcar uma nova data.

Isolamento e grupo de risco. Uma portaria do Ministério da Saúde traz medidas de emergência e regulamenta isolamento e quarentena. Entenda a diferença e suas obrigações como cidadão. É importante também ficar atento ao maior grupo de risco: idosos, escrevem os jornalistas Amanda Milléo e Adriano Justino. Inclusive, infectologistas dizem que suspender aulas pode colocar idosos em risco. Em outra ação, o INSS anunciou que vai suspender a prova de vida de beneficiários para prevenir a disseminação do vírus.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Seis anos da Lava Jato. O novo editorial da Gazeta do Povo mostra que enfrentamos um momento de retrocessos no combate à corrupção. Leia o texto e entenda por que se vê um copo meio cheio em seis anos de Lava Jato.

Decisões do Supremo Tribunal Federal e leis aprovadas no Congresso Nacional infelizmente desfizeram um trabalho correto realizado nas instâncias inferiores. Ainda que a intenção que move ministros do Supremo e parlamentares não seja a de promover a impunidade, o resultado objetivo de suas ações é exatamente este.

Imaturidade. Em artigo na Gazeta do Povo, oprofessor de Finanças do IBMEC Brasília William Baghdassarian mostra que o momento de ser imaturo passou há décadas. Ele aponta que é preciso enfrentar as consequências da crise do coronavírus, sem ilusões.

Nesses momentos, as pessoas tendem a se unir em torno de seus líderes políticos e a aceitar as soluções propostas, mesmo quando elas impliquem em sacrifícios. Mas para que isso ocorra deve haver confiança de todos em seus líderes políticos. Momentos como este forjam os verdadeiros estadistas.

Mundo

América do Sul contra o coronavírus. Países vizinhos ao Brasil determinaram o isolamento domiciliar de quem esteve em locais de maior surto da doença. Chile e Argentina cancelaram eventos como o festival de música Lollapalooza. Veja as medidas de Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Já a ditadura de Nicolás Maduro suspendeu voos da Europa e Colômbia e o estado brasileiro de Roraima pediu o fechamento da fronteira com a Venezuela.

Bons exemplos. O jornalista italiano Stefano Magni escreve como três países contiveram o coronavírus sem acabar com a liberdade, em contraste com a Itália, que já registrou mais de mil mortes. Já a China, epicentro da pandemia, afirmou que o exército dos EUA pode ter levado o coronavírus a Wuhan. E uma boa notícia: uma empresa canadense diz estar perto de produzir a esperada vacina.

Para inspirar

E os(as) namoradinhos(as)? Nunca mais pergunte isso a uma criança. Editor da Equipe Sempre Família, Felipe Koller entrevistou duas especialistas em psicologia e infância e revela: criança não tem namoradinho. Saiba por que brincadeiras assim não são inofensivas e contaminam o mundo da criança.

Tenha um bom final de semana e tome as devidas precauções para evitar o coronavírus!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]