• Carregando...
Votação pacote anticrime
Painel da Câmara dos Deputados anuncia resultado da votação do pacote anticrime: vitória esmagadora.| Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

Bom dia!

Para começar. Depois de dez meses de tramitação, o pacote anticrime foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados. Foram 408 votos favoráveis contra 9, um apoio esmagador que reflete o anseio da sociedade brasileira por mais rigor na legislação para combater a violência e o crime organizado. O projeto segue agora para apreciação do Senado. O pacote é composto por propostas do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Clique aqui para saber todos os detalhes na reportagem de Kelli Kadanus.

Previdência dos militares. E o plenário do Senado aprovou de forma simbólica o projeto de lei que trata da reforma da Previdência dos militares. A reforma elaborada pelo Ministério da Defesa agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

No Paraná. Por falar em aposentadoria, saiba o que muda com a reforma da Previdência no Paraná, aprovada na quarta (4).

O mais importante de ontem no Brasil           

Nossa visão

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre o teto de juros do cheque especial. A partir de 6 de janeiro, os juros do cheque especial sofrerão uma forte redução graças a uma decisão governamental. Esta Gazeta do Povo não adota a posição libertária que rechaça qualquer restrição à liberdade econômica, pois entende que a atividade econômica envolve situações em que existe impacto sobre a própria dignidade do indivíduo e que podem justificar uma ação estatal.

"O cheque especial é usado majoritariamente pelos clientes mais pobres e com menor nível de informação."

Podcast. Maconha medicinal não existe: entenda a decisão da Anvisa neste podcast, em que a editora Isabela Barone explica a recente resolução. Clique aqui para ouvir.

O mundo está muito melhor hoje do que as más notícias nos fazem acreditar. A verdade é que, embora haja muito com o que se preocupar, no geral o mundo está melhorando e algumas vozes proeminentes estão apontando para isso. Leia aqui a opinião de Arthur Brooks, colunista do Washington Post.

Artigo. Já Natasha Alvarez, consultora de Projetos no Instituto Sivis, escreve sobre o desafio de promover atitudes democráticas duradouras: "a democracia parte de um processo de construção das relações entre o arcabouço legal do Estado de Direito e de suas práticas individuais no cotidiano."

Mundo

Coreia do Norte. O ditador nortecoreano Kim Jong-un montou mais uma vez seu cavalo branco para um passeio na montanha sagrada de Paektu. A cavalgada é vista como o prenúncio de uma importante decisão política, que, segundo analistas, está relacionada às negociações com os EUA sobre desnuclearização.

Alemanha. Um crime em Berlim teve repercussões para as relações entre Alemanha e Rússia. Em agosto, um importante combatente checheno no conflito com a Rússia foi assassinado no centro de Berlim - por um cidadão russo com documentos bastante suspeitos. Ontem, a Alemanha anunciou oficialmente que suspeita do envolvimento de Moscou no caso e expulsou dois diplomatas russos do país.

Para inspirar

A história de um dos intelectuais mais respeitados dos EUA. Quais seriam as chances de um garoto negro nascido no Sul dos Estados Unidos, em 1930, como o quinto filho de uma empregada doméstica e de um pai que morreu antes do parto? De um garoto que abandonou a escola e que aos 23 nunca tinha colocado o pé numa faculdade? Não muitas. Mas esta é a história de um dos intelectuais mais respeitados dos EUA: o economista Thomas Sowell. Clique para ler o perfil, por Gabriel Castro.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]