• Carregando...
Comissão especial da PEC do voto impresso auditável volta a discutir a proposta em 5 de agosto
Urnas eletrônicas: PEC prevê contagem de cédulas impressas.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

Para começar este resumo de notícias. A quinta-feira (5) será um dia decisivo para saber se o Brasil poderá ou não ter o voto eletrônico auditável nas eleições de 2022. Está marcada na comissão especial que discute o assunto a votação da proposta de emenda à Constituição 135/19, a PEC do voto impresso. O relatório do deputado Filipe Barros (PSL-PR) foi protocolado nesta quarta (4) com poucas mudanças em relação ao texto anterior. Entre os governistas, que defendem a proposta, não há grandes perspectivas de aprovação. Mesmo os deputados do Centrão não são simpáticos à mudança.

Acesso de hacker. Defensor ferrenho do voto impresso, o presidente Jair Bolsonaro apresentou um inquérito em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admite o acesso de um hacker ao código-fonte da urna eletrônica.

Mudança de opinião. Em 2015, alguns senadores votaram a favor do voto impresso, mas agora mudaram de opinião. O que aconteceu? Rodolfo Costa detalha como ficou a proposta que deverá, enfim, ser votada nesta quinta.

Utilidade pública

Taxa de juros. Confirmando as expectativas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros de 4,25% para 5,25% ao ano. O aumento de um ponto percentual na taxa Selic é o maior promovido nas três últimas reuniões.

Terceira dose. A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu uma moratória mundial sobre as doses de reforço contra a Covid-19. O objetivo é garantir primeiramente proteção às populações mais vulneráveis. E uma boa notícia para os pais: um estudo mostra que os sintomas de Covid de longa duração são raros nas crianças.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.175 mortes por Covid-19 e 40.716 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 20.026.533 diagnósticos positivos e 559.607 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 102.802.001 com a primeira dose e 42.756.263 com a segunda.

Olimpíadas

Pentatlo moderno. Cinco modalidades esportivas em uma só. Assim é o pentatlo moderno, que já deu um bronze ao Brasil em 2012 e agora tem como representante Iêda Guimarães. Conheça a história da atleta e saiba como foi sua preparação. Confira no UmDois Esportes a cobertura completa das competições, o quadro de medalhas e a agenda do dia.

Política e economia

Inquérito contra Bolsonaro. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu a notícia-crime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e incluiu o presidente Jair Bolsonaro no inquérito das fake news. Ele é investigado por suspeita de disseminar notícias falsas sobre os ministros do STF e o sistema de votação. Mas essas investigações são legais? Confira o que dizem juristas.

CPI da Covid. A Polícia Federal informou que vai investigar o vazamento de depoimentos sigilosos enviados pela instituição à CPI da Covid. Em resposta, os senadores pretendem ingressar com um habeas corpus no STF. Entenda o embate. Em depoimento, o ex-assessor de Logística do Ministério da Saúde, Marcelo Blanco, confirmou presença no “jantar da propina”.

Giro pelo mundo. O governo dos Estados Unidos está elaborando um plano para exigir comprovação de vacinação contra a Covid para estrangeiros que forem entrar no país. Entenda por que a Rússia largou na frente, mas falhou em sua diplomacia da vacina. No Reino Unido, uma gigante do aborto quer processar o governo após sofrer corte no financiamento.

O que mais você precisa saber hoje

Programa social. Governo quer parcelar suas dívidas para “turbinar” Bolsa Família. O que se sabe da ideia

Articulação política. Ciro Nogueira toma posse como ministro da Casa Civil e promete pacificação no governo

Artigo. Progressistas culpam Trump e o capitalismo pela alienação familiar

Colunas e artigos

Linguagem neutra. O Museu da Língua Portuguesa reabriu divulgando um anúncio em que usa a linguagem neutra. Cristina Graeml conversa com uma professora de português e diz por que isso é uma aberração. Madeleine Lacsko alerta para o caso do adolescente de 16 anos que cometeu suicídio após ataques nas redes sociais. Em artigo, Bia Kawasaki mostra que os atos contra a sexualização feminina nos esportes vieram para ficar.

Nossa visão  

Reformas a caminho. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu dar andamento rápido às duas principais reformas econômicas em tramitação no Congresso, a tributária e a administrativa. As idas e vindas mostram que tais promessas precisam ser vistas com certo ceticismo e, por mais importantes que sejam, não basta que elas sejam aprovadas rapidamente: o resultado final tem de ser bom. Tema para o nosso editorial: As reformas irão realmente caminhar?

A perspectiva de votação da reforma administrativa para agosto é excelente notícia, considerando que poucos meses atrás havia a avaliação de que o governo estava cada vez menos interessado em levá-la adiante, com medo da repercussão negativa entre o funcionalismo e dos possíveis efeitos dessa rejeição na corrida eleitoral de 2022. Esse receio certamente não desapareceu, e não se pode descartar a possibilidade de que ele contamine o próprio texto da reforma.

Para inspirar

Vida após o Alzheimer. “Ainda não existe cura para o Alzheimer, então os cuidados são carinho, amor, paciência e bom humor”, diz o jovem que ficou conhecido na internet postando vídeos da avó. Lidar com o Alzheimer não é fácil, por isso Raquel Derevecki dá algumas dicas de como seguir com a vida após o diagnóstico. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]