i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Dom Moacyr José Vitti

A paz esteja sempre convosco

  • 01/01/2006 14:50

Celebramos a oitava de Natal. Ora, ao oitavo dia do parto confere-se ao filho a circuncisão, acompanhada da imposição do nome de Jesus. É a integração na comunidade judaica. Mediante a figura de Maria é celebrada a inserção de Jesus na humanidade, especificamente na comunidade judaica. Pois, Jesus não era "bom demais" para nascer como homem, nem para ser submetido à lei judaica. Com isso combina bem o fato de celebrarmos esta festa no início do ano civil, lembrando a bênção do ano novo israelita, reforçada pelo pedido de bênção. Aliás, o nome que Jesus recebe é uma bênção: "Ieshua+ Javé salva". Através do nascimento maravilhoso, Maria deu Jesus à humanidade como um presente de Deus, no seio de um povo com leis e costumes, povo sobre o qual Deus faz "brilhar a sua face", e o nome de Jesus traz a bênção do Senhor Deus. Jesus, "o Senhor salva", este é o nome que doravante será invocado sobre a humanidade.

A mediação da comunidade de Israel no projeto salvífico de Deus nos ensina que Deus não ama em geral, abstratamente, mas através de pessoas e comunidades concretas. Só aquilo que é concreto pode ser realidade. Assim, como Maria no seio do povo de Israel, foi o caminho concreto para o Salvador, serão comunidades concretas as portadoras de Cristo como salvação de Deus para o mundo de hoje. Assim, Maria é o protótipo da Igreja e das comunidades eclesiais. Que sentido tem para você a celebração do Ano Novo? Mais uma festinha? Um costume social? Uma ocasião para demonstrar seu carinho com os amigos, trocar votos de paz e felicidade, injetar um pouco de otimismo em si mesmo e nos outros? Para os cristãos, o novo ano litúrgico já começou há um mês no primeiro domingo do Advento.

Celebrar o Ano Novo no dia primeiro de janeiro não é próprio da Igreja; mas os cristãos participam desta celebração como cidadãos da sociedade civil. Participam do Ano Novo civil com a festa de Maria, Mãe de Deus Salvador, Jesus Cristo. Querem felicitar de modo especial a Mãe da família dos cristãos, pois ao visitarmos, hoje, a casa de nossos amigos, não cumprimentamos primeiro a dona da casa? Por que a Igreja marca este dia com uma festa de Maria, Mãe de Deus? É um voto de paz e bênção para a sociedade, para o mundo. Pois o Filho de Maria é uma bênção para toda a humanidade e o será também neste novo ano civil, que hoje inicia. A primeira leitura de hoje faz nos ouvir a bênção de Deus transmitida pelos sacerdotes do templo de Jerusalém.. Maria nos transmite uma bênção maior, da parte de Deus: o seu Filho, Jesus.

Os nossos votos de paz e bênção, neste dia, devem ser a extensão desta bênção que é Jesus, e que Maria fez cegar até nós. Em Jesus é que desejamos paz e bênção aos nossos amigos. Então, nossos votos serão profundamente cristãos e não apenas fórmula social ou até desejo egoísta, mera bajulação de "amigos importantes"... Desejaremos aos nossos amigos aquilo que veio até nós em Cristo: o amor de Deus neste Dia Mundial da Paz. Somente onde reinam os sentimentos de Jesus, o esquecimento de si para o bem dos irmãos, como pessoas e como sociedade, pode existir a paz que vem de Deus. É este o espírito de Jesus, no qual chamamos a Deus de Pai e aos outros de irmãos.

Dom Moacyr José Vitti CSS é arcebispo metropolitano.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.