• Carregando...

Hoje celebramos a Festa da Trindade. Essa celebração não é a apresentação de um quebra-cabeça, mas para revelar-nos o amor que Deus tem por nós, para manifestar-nos o projeto de salvação. A Trindade é carteira de identidade dos cristãos: no discípulo de Jesus deve estar refletida a face de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.

A marca da Trindade pode ser identificada na comunidade cristã quando todos, mesmo os que desgarraram bastante, se sintam bem aceitos, estimados, valorizados, quando as alegrias e tristezas sejam partilhadas, quando as diferenças não sejam eliminadas em nome da unidade, mas sejam consideradas como um enriquecimento. Percebe-se o sinal da Trindade nas famílias onde há diálogo, amor, colaboração. Nota-se o sinal da Trindade  onde quer que se procure a glorificação autêntica: não aquela que se origina da competição, da dominação sobre os outros, da injunção, mas da que provém da prestação do serviço fraterno para quem precisa sentir-se amado.

A festa de hoje nos revela o aspecto específico de nossa fé: nós acreditamos em Deus Trindade. Prestemos, porém, muita atenção: não somos tão simplórios a ponto de pensar que 1 seja igual a 3: sabemos que Deus é um só; acreditamos, contudo,  que Ele é o Pai que criou o universo e que o governa com sabedoria e amor; cremos que Ele não permaneceu no céu, mas, na sua Imagem, o Filho, Ele veio para es­­te mundo e se fez um de nós; cremos que Ele realiza o seu projeto de amor com a sua força, o Espírito.

Deus criou a Sabedoria, uma criatura tão sublime que o Senhor a colocou a seu lado, como uma filha inteligente e amável e quis que Ela acompanhasse e contemplasse todas as suas obras. Na sua presença, Ele criou o universo; colocaram no seu lugar os abismos e as nascentes das quais brotam as águas; fixou as nuvens no alto e estabeleceu um limite às águas dos mares.

Ao refletirmos sobre tudo o que acontece no mundo, sobre tudo o que acontece em nossa vida, sobre tantas atrocidades cometidas, talvez tenha surgido dentro de nós o pensamento de que o universo seja fruto do ocaso, que tudo se reduz a confusão, que nada tenha sentido. Pois bem, a festa de hoje, todavia,  nos ensina que todo o universo é obra das mãos de um Deus sábio e providente. Durante toda a sua atividade Ele sempre foi assistido pela Sabedoria; isto significa que a criação responde a um projeto elaborado dentro de uma ordem, embora a nossa limitada inteligência não consiga entende-lo  em toda a sua profundidade. Somos como crianças que observam a construção de um palácio.

Ao nosso redor só vemos desordem: monte de areia, barras de ferro, madeira, tijolos, sacos vazios, martelos, pregos espalhados por todo lado. Só no fim, quando a obra está concluída, percebemos que aquilo que parecia só confusão em verdade fazia parte do projeto genial de um arquiteto extremamente competente. Ter fé em Deus Pai significa acreditar que Ele fez tudo com sabedoria e amor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]