• Carregando...

Para muitas pessoas, inclusive cristãs, a SS. Trindade não passa de um problema matemático: como pode haver três pessoas divinas em um só Deus? Parece que nada tem haver com a sua vida. Se a Trindade fosse um problema matemático, deveríamos procurar uma solução. Na realidade, não se trata de uma fórmula matemática, mas de um resumo de duas certezas de nossa fé: 1) Deus é um só; 2) o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus. Isso nos convida à contemplação do mistério de Deus. Pois um mistério não é para a gente colocá-lo dentro da cabeça, mas para colocar a cabeça nele. Na primeira leitura da Palavra de Deus, hoje, Moisés invoca o nome de Deus: "O Senhor (Javé), Deus misericordioso e clemente, lento para a ira, rico em amor e fidelidade..." São essas primeiras qualidades de Deus. Deus é um Deus que ama. Segundo o Evangelho, Jesus revela em que consiste a manifestação maior do amor de Deus para com o mundo: Ele deu o seu Filho que quis morrer por amor a nós.

O Pai e o Filho estão unidos num mesmo amor por nós. Em sua carta, São João Evangelista retoma o mesmo ensinamento: "Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por Ele" (1 Jo 4,9). Assim, tanto no Antigo Testamento como no Novo, Deus é conhecido como sendo "amor e fidelidade". Essas são as qualidades que se manifestam com toda a clareza em Cristo. Em Jesus Cristo, Deus aparece como comunhão de amor: o Pai, Jesus e o Espírito Santo que agem no mundo, esses três estão unidos no mesmo amor por nós. Um solitário não ama. Deus não é um ancião solitário. Deus é amor (1 Jo 1,4), pois Ele é comunidade em si mesmo, amor que transborda até nós. Se Deus é comunidade de amor, também nós devemos sê-lo, nele. Se tanto Ele nos amou, a ponto de enviar o seu Filho, que deu sua vida por nós, nós também devemos dar a vida pelos irmãos, amando-os com ações e de verdade. No amor que nos une, realizamos a "imagem e semelhança de Deus", a vocação de nossa criação.

O conceito clássico do homem é individualista. Isso não é cristão... Se Deus é comunidade, e nós também devemos sê-lo, não realizamos nossa vocação vivendo só para nosso sucesso individual, propriedade privada e liberdade particular. A Trindade serve de modelo para o homem novo, que é comunhão. Devemos cultivar os traços pelos quais o povo se assemelha ao Deus-Trindade: bondade, fidelidade, comunicação, espírito comunitário etc. Como pode haver três pessoas em um só Deus? Pelo mistério do amor, que faz de diversas pessoas um só ser. Deus é comunidade, e nós também devemos sê-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]