• Carregando...

Dá para ouvir, daqui de Aracaju, os ecos da destruição do interior do Nordeste. Essa é uma região do Brasil onde o rosto das pessoas brilha só para dar um prosaico bom dia e as belezas naturais gritam. O Brasil é mais Brasil aqui também para os problemas. A destruição toda poderia ter sido evitada com medidas simples e banais. Não ofenderei os leitores desta coluna com a cantilena óbvia sobre a importância das árvores para regulação do clima. Precisa fazer, não falar.

Correndo na praia hoje de manhã, vi a solução do problema (Congresso no Nordeste não é só sofrimento). Um moço forte, talvez proprietário de uma bela barraca de praia, catava o lixo na areia com a mão. Lixo que seus clientes jogaram na noite anterior. Continuei correndo e pensando por que ele não evitava aquilo. Já pensaram nessa gente dia após dia jogando lixo na barraca e o dono catando e catando? Na verdade não há como evitar isso porque não se pode chamar a atenção dos clientes. Como boas crianças mimadas, se eles forem chamados à atenção, baterão o pé revoltados e trocarão de barraca.

Não fazemos nossa lição de casa porque agimos como crianças mimadas de políticos que se acham nossos pais. Se ao menos fossem bons pais, diriam, como já se ouviu de Kennedy: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer por seu país". Ou então como Churchill: "Tudo que prometo são suor, sangue e lágrimas". Isso foi falado há mais de 40 anos. Nenhum político falaria isso hoje porque, apesar do tempo que passou, andamos para trás e nos tornamos crianças. E pior: crianças mimadas.

A realidade precisa ser dita com todas as letras para que mais tarde não tenhamos drama de consciência.

Os proprietários rurais precisam ser chamados a dar sua contribuição para o país na forma de aumentar a cobertura florestal. Em décadas passadas comerciantes já fizeram isso na forma dos direitos trabalhistas, e industriais também, na forma de impostos. A agricultura paga pouco imposto e conta com empréstimos camaradíssimos. Sua cooperação precisa aparecer. A fração mimada do ruralismo irá ao inferno ou, ainda pior, irá aliar-se até aos comunistas para tentar não fazer sua lição de casa. A sociedade deve assumir a paternidade da ala infantil do ruralismo e forçá-la a fazer o que é melhor para todos e também para elas mesmas. Aumen­­tar a área florestal.

Há uma ligação direta entre o que aconteceu no interior do Nordeste e a falta de cobertura florestal. O que precisa ser reformado é a cobertura florestal e não o Código Florestal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]