i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Friedmann Wendpap

Bed peace

  • Porfried­mann­wend­pap@­gmail.­com
  • 21/08/2011 21:03
 | Gilberto Yamamoto
| Foto: Gilberto Yamamoto

Protestando pela paz, Yoko e John ficaram pelados dias a fio sobre uma cama. É divertido olhar retrospectivamente a perceber a ingênua megalomania que os motivou. Realmente se achavam os tais, imaginando que o mundo pararia em contemplação da boa intenção de ambos. Era 1969, a guerra no Vietnã ganhava as ruas nos Estados Unidos, os Beatles ainda não haviam anunciado a ruptura. Com o sonho quase no fim, os dois, trajando pijama, resolveram pedir que se desse chance à paz. Protesto divertido, mobilizou a imprensa, mas foi bad peace, factoide incapaz de ir além da mera diversão.

As coisas pareciam mais simples quando se tinha 17 anos e a grande angústia era a vontade de dançar a noite inteira com a menina mais bonita do salão. E assim, querendo dançar e protestar, imaginando a inexistência de fronteiras, religiões, causas para matar e morrer, sonhadores envelheceram. Lennon foi subitamente alvejado pela realidade e transcendeu a velhice. Não foi possível começar de novo.

A arte engajada desejava mudar o mundo. Nada mudou ou tudo está mudado? Às vezes se tem a sensação de permanência e outras de revolução. Depende do momento emocional do observador e do relance da situação observada. Talvez tudo tenha mudado para permanecer como sempre foi. Creio, a arte que ambiciona o prazer alcança com mais intensidade o resultado. Engajada ou Lady Gagá (alienada) a música deixa registro que marca a memória sentimental. Desafinados cantarolam fragmentos da melodia, independentemente da compreensão do projeto do artista. Severina Xique Xique comprou... um quilo de farinha pra fazer farofa-fá enquanto Pedro Caroço quer lhe paquerar-ar-ar. Como era a letra? Ah, esquece, quem canta os males espanta.

Grudentas, as melodias se misturam na cantoria do banho. Algumas são piores do que cola e a cabeça tenta voltar às músicas do John e Paul, mas o cérebro está fixado no farofa-fá. Aí, todas as considerações e análises sobre a ingênua militância de John se perdem na luta para vencer o refrão e o verso da farinha de mandioca com pimenta malagueta. Tentando trilha neuronal para voltar às imagens dos lençóis e travesseiros que serviram à manifestação pela paz, caio na lembrança da música Make Love, Not War e me lembro do piano que me aperta o peito até hoje e da simplicidade da afirmação de que o amor é a resposta, como todos sabem.

De repente, Severina Xique Xique espanta a Asa Branca que bateu asas do sertão, intonce eu disse adeus Rosinha. Ai, meu Deus, misturei tudo. Melhor parar de filosofar sobre a paz mundial, me entregar à pregnância musical e deixar rolar todas as melodias que o banho quente faz jorrar na mente. Quem sabe um belo banho pode ser modo de protestar contra a sujeira na política!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.