| Foto: Ivan Amorin/Agência de Notícias Gazeta do Povo

No Brasil, a hegemonia intelectual da esquerda já foi arranhada por uns gatos pingados à direita nas universidades, na mídia, no meio jurídico etc. – o suficiente para despertar a fúria de quem não estava mais habituado ao confronto de ideias. Verdade seja dita, não é só uma questão de pouca prática: faz parte do pacote ideológico esquerdista alguma dose de intransigência – quanto mais à esquerda, maior a dose. Isso acontece porque algo do espírito revolucionário e combativo permeia a imaginação de quem cresceu ouvindo exaltações ao ideal do comunismo e a figuras como Che Guevara. Mesmo que nem todos os progressistas (usemos um termo mais abrangente) subscrevam as convicções políticas mais radicais, no campo das ideias – cujo principal ambiente de difusão é a universidade – o que se tem visto por aí é a tentativa de sabotagem e eliminação de todo o pensamento concorrente. Nesta entrevista a Paulo Briguet, a professora Suelem Carvalho, do Departamento de História da UEM, conta ser vítima de perseguição ideológica onde leciona, porque incluiu em suas aulas, além dos cânones da esquerda, o estudo de outros pensadores não-marxistas.

CARREGANDO :)

A ousadia de não ser de esquerda na universidade (II)

CARREGANDO :)

Se até professores universitários são vítimas da patrulha ideológica de seus colegas, imagem o que acontece com alunos da graduação e pós-graduação, que dependem de nota, de aprovação, de orientação do docente? É realmente corajoso desafiar um professor, que, se quiser, pode complicar a sua vida acadêmica de tal modo até que você não consiga se formar ou se pós-graduar. Essa coragem foi demonstrada por Ana Caroline Campagnolo, que foi humilhada por uma professora em sala de aula pelo fato de ser cristã e conservadora, não deixou isso barato e processou a tal professora. Esse caso tornou-se emblemático, porque a aluna gravou tudo o que lhe fora dito na ocasião. No áudio, a incoerência é gritante e choca: uma professora, do alta da sua autoridade de docente, apoiada por uma turma toda, escarnecendo de uma jovem, chamando-a de intolerante para baixo. Thiago Kistenmacher comenta o ocorrido.

A ONU desaprova o Escola Sem Partido

Nas escolas, a situação é ainda mais dramática: crianças e adolescentes não têm repertório para contestar o que dizem seus professores. Todo aquele papo de “autonomia de pensamento” é balela nessa idade, e foi com esse tipo de pedagogia que conseguiram destruir o ensino das disciplinas elementares (por uma crítica mal formulada ao “decoreba”), criar uma nação de analfabetos funcionais, que mal sabem fazer as operações matemáticas básicas, de pessoas sem cultura, e de papagaios ideológicos. Um bom começo para colocar a educação brasileira nos trilhos é o projeto do Escola Sem Partido, que deixa alunos e professores cientes do que pode acontecer quando distorções ideológicas adentram a sala de aula. A ONU desaprovou o projeto. Nada mais previsível: a credibilidade da ONU/UNESCO em matéria de educação é questionável, como se pode averiguar no livro “Maquiavel Pedagogo”, de Pascal Bernardin. Luciano Ayan diz que Miguel Nagib deve ficar orgulhoso de seu trabalho depois dessa manifestação da ONU.

Publicidade
Veja também
  • Toma tua cruz (15 de abril de 2017)
  • A complexa guerra civil na Síria (13 de abril de 2017)