• Carregando...

A confirmação pela bancada do PSDB do nome do deputado Gustavo Fruet como candidato à presidência da Câmara Federal, além de consagrar um dos mais promissores membros da nova geração política, contribui para recompor a unidade interna do próprio partido tucano. É que essa legenda vinha enfrentando dificuldades para definir um rumo após o insucesso nas eleições gerais do ano passado, o que fica superado ao passar a contar com uma bandeira proativa – a eleição de Fruet.

A candidatura do parlamentar paranaense, além disso, está contribuindo para o resgate da credibilidade do Congresso, desgastado com os episódios do mensalão, dos sanguessugas, das trocas suspeitas de legenda, que persistiram durante toda a legislatura que termina no próximo dia 31. Fortalecer o pluralismo democrático, a propósito, é um requisito central do grupo de parlamentares congregado no Movimento pela Terceira Via.

Essa valorização do Poder Legislativo – lançada ano passado por deputados como Fernando Gabeira, Luíza Erundina, Raul Jungmann e o próprio Gustavo Fruet – destaca o comportamento ético como fundamento para reconstruir a imagem do Poder Legislativo junto à sociedade, vital para a normalidade democrática.

É consenso que a autonomia institucional do ramo parlamentar requer uma prática política melhorada, difícil nas condições brasileiras, em que a fragmentação das legendas leva à conseqüente pulverização das bancadas e perpetua a situação de dependência em relação ao Executivo. Numa dimensão mais ampla, o problema se vincula à natureza do processo de representação e remonta às raízes de nossas instituições na fase formadora do Império; não tendo sido ajustado durante a República, inclusive pelos constituintes de 1988. Mas esse é um tema para a propalada reforma política.

O essencial, a esta altura, é que só o lançamento do nome do deputado Fruet contribuiu para elevar a qualidade do processo eleitoral na Câmara, antes restrito a uma discussão corporativa entre duas candidaturas, respeitáveis, mas limitadas por sua vinculação estreita com o Palácio do Planalto. O manifesto do grupo "Terceira Via", que serviu de base ao lançamento, propõe, entre outros pontos, redefinir as funções do Parlamento, que deve centralizar não apenas o processo de elaboração das leis – hoje contaminado pela distorção das Medidas Provisórias –, mas servir de foro para o debate dos grandes temas nacionais.

Para nós, por fim, a postulação do deputado Gustavo Fruet é relevante por abrir a possibilidade de um paranaense ocupar uma das principais posições da República. No passado recente, figuras como Bento Munhoz da Rocha Neto e Alencar Furtado se destacaram respectivamente como secretário e líder partidário na Câmara; Ney Braga e Enéas Faria foram secretários no Senado e, agora, com Fruet, um representante nosso poderá vir a presidir a Câmara dos Deputados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]