A depender dos resultados da consulta pública feita pela prefeitura com a população, em julho passado, os curitibanos querem chegar antes em casa, para curtir a família e gozar do direito ao lazer. Para tanto, conta que terá a ajuda de uma malha de asfalto em boas condições. Isso, na melhor das hipóteses. Na pior, o povo da capital assumiu que o que quer mesmo é circular de carro, como se estivesse num tapete mágico, assumindo de vez os imperativos do individualismo. Façam suas apostas.

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Essa conversa nasceu de um dado controverso. Dos 2,5 mil curitibanos, de nove regionais, que apontaram – em votação – quais devem ser as prioridades do poder público municipal, 21% mostraram que querem melhoras nas vias públicas. Em segundo lugar no ranking ficou o trânsito, com 15%, seguido da saúde (10%), esporte e lazer, e meio ambiente – ambos com 8%. Ação social, segurança pública, habitação e educação e cultura são as lanterninhas da lista, com algo entre 3% e 6% das "intenções de voto". Mesmo somando os que deram sugestões por e-mail – 6 mil respondentes –, o resultado é parecido. Resta interpretar os dados e saber das razões do afeto dos curitibanos.

Olhando os dados com lupa, não causa espanto que a "assistência" tenha sido apontada como a menor prioridade (3%) – parte do público pode até reclamar, mas a Fundação de Ação Social desfruta de reconhecimento em todo o país. As escolas municipais, do mesmo modo, recebem aplausos aqui e ali, o que justifica seus módicos 6% dos votos. O mesmo não se diga das condições do nosso asfalto. Com 4,6 mil quilômetros – o equivalente a metade da orla marítima brasileira –, a malha viária tem 32% de asfalto, contra quase 60% de antipó. O resto é caliça e congêneres. Não é preciso ser gênio para calcular e repetir a velha máxima: saiu do Centro e das áreas nobres da cidade, o curitibano cai no buraco. Ainda que se possa lamentar a prioridade, não é preciso malabarismo para entendê-la. Na capital com a maior taxa de motorização nacional – que enfrenta até 40% da frota das ruas –, vias com contornos lunares não são propriamente um assunto a ignorar.

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A prefeitura se ocupou de acalmar os ânimos, lembrando dos R$ 180 milhões gastos com pavimentação desde que Gustavo Fruet assumiu o posto. Novos investimentos virão, de modo a garantir a circulação do carro nosso de cada dia. Mas a conversa não acaba aí. A melhor política seria não achar que a régua escolhida pela população, dessa vez, para medir o que quer, deve ser respeitada como um dogma. Como declarou a arquiteta Gislene de Fátima, da UFPR, a população tende a fazer "opção por resolver um problema imediato", por certo se referindo a consumidores cada vez mais exigentes, e que estendem suas práticas de cliente ao poder público. Quem tem carro quer rua, e ponto.

As consultas públicas são um bom instrumento de gestão, mas têm a fragilidade da casca do ovo. A participação é pequena, como era de se esperar, daí seu baixíssimo valor científico. Deve ser encarada, no máximo, como uma enquete popular. Daí trazer tantas distorções – só assim para explicar os míseros 4% dos participantes que indicaram a segurança pública como prioridade (somando a turma da internet, chega-se a 16%). Quase que por cacoete, mesmo o mais protegido dos cidadãos pede uma viatura de polícia na porta de sua casa. E o que dizer da ausência quase absoluta do transporte público na lista?

Ainda assim, a consulta oferece pistas. Sim, elas apontam para a hegemonia do carro (e da rua para passar com o veículo) na vida das pessoas, não necessariamente por ignomínia. O trânsito, em segundo lugar, se somado ao primeiro, por serem parentes, resultaria em 36% dos votos, de modo que usinas de asfalto e fábricas de semáforos poderiam ser alçadas ao topo do mobiliário urbano. Não causa espanto se no imaginário curitibano as facilidades trazidas pela pavimentação funcionam como uma panaceia – inclusive para sanar a criminalidade, já que de carro, e circulando sem atropelos, todo mundo se sentiria mais seguro. Em resumo, não foi por mal que o carro venceu, mas porque o mundo fez dele o novo fogão a gás ou geladeira.

Ainda assim, interpretar esses dados vale um doce. Somada a cultura (6%) e o esporte e lazer (8%), tem-se 14% dos curitibanos preocupados com "ter o que fazer". Houve consultas em que a cultura nem sequer tinha sido colocada entre os itens. E o esporte aparece em outras edições da lista bem perto da dianteira. Pode-se entender que o curitibano quer sair de carro, quer sua moradia valorizada pelo asfalto, mas talvez também queira sair de casa para se exercitar e desfrutar das benesses da cultura. Como não pode pedir tudo de uma vez... Uma boa estratégia seria satisfazer esse desejo aparentemente secundário por estar junto. A hora é agora – que vença o número menor.

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