i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Bolsonaro, o silêncio sobre Biden e a posse na Bolívia

  • PorGazeta do Povo
  • 10/11/2020 22:34
Os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro
Por enquanto, Bolsonaro não deve se manifestar sobre derrota de Trump.| Foto: AFP

Não é segredo para ninguém que Jair Bolsonaro tem grande admiração por Donald Trump, e os dois presidentes têm compartilhado plataformas comuns, especialmente na atuação global em temas de comportamento, como a defesa da vida e da liberdade religiosa. Essa aliança, no entanto, não impediu que Trump tomasse algumas medidas prejudiciais ao Brasil, como no campo do comércio exterior, afetando as exportações brasileiras de aço e alumínio com decisões protecionistas. Isso porque também é princípio básico da diplomacia que as relações internacionais se dão entre Estados, e não tanto entre pessoas. Afinidades podem ajudar na busca de entendimentos, mas não estão acima dos interesses de cada nação. Este princípio, infelizmente, está sendo colocado de lado por Bolsonaro em dois casos, um de repercussão mundial e outro, de alcance regional.

Até o momento, Bolsonaro é um dos poucos líderes que ainda não cumprimentaram ou reconheceram Joe Biden como presidente eleito dos Estados Unidos, e nisso está em companhia pouco agradável – também não o fizeram o russo Vladimir Putin, o chinês Xi Jinping e o norte-coreano Kim Jong-un. Mesmo aliados de Trump já tomaram esse passo, como o premiê britânico Boris Johnson, que telefonou ao democrata; o israelense Benjamin Netanyahu também cumprimentou Biden e sua vice, Kamala Harris, embora não tenha usado o termo “presidente eleito” em sua mensagem de vídeo.

A eleição americana tem suas peculiaridades em relação à divulgação dos resultados. A contagem de delegados necessários para conseguir a vitória no Colégio Eleitoral é feita pela imprensa, com base nos dados oficiais da apuração em cada estado; quando os números apontam de forma inequívoca para a vitória de um dos candidatos, os órgãos de imprensa “atribuem”-lhe aquele estado – o termo em inglês é “call”. Os resultados oficiais propriamente ditos saem apenas em dezembro. Isso nunca impediu que, em eleições anteriores, o vencedor fosse anunciado de forma incontestável logo depois da eleição – as manchetes “Donald Trump derrota Hillary Clinton” estavam em todos os jornais norte-americanos em 9 de novembro de 2016, apenas um dia depois da votação.

Ainda que Bolsonaro alegue querer esperar até o fim de todas as ações judiciais de Trump, seu silêncio acaba isolando-o na comunidade internacional

É bem verdade que esta eleição é atípica em muitos aspectos. O estado do Arizona foi “atribuído” a Joe Biden quando ainda havia muitos votos a apurar, levando vários órgãos de imprensa a rever suas contas quando o equívoco ficou evidente. Mas a maior controvérsia gira em torno das acusações de fraude em estados-chave para a disputa, como Pensilvânia, Geórgia, Michigan e Wisconsin. Trump vem acionando o Judiciário para conseguir recontagens ou impugnação de votos, na esperança de reverter os resultados prévios daqueles estados em seu favor – um direito que indubitavelmente lhe cabe, especialmente diante de vários relatos de situações que merecem maior investigação.

É por isso que, embora Biden esteja sendo considerado presidente eleito, tecnicamente não se pode dar a eleição como definida enquanto não se esgotar a via judicial. Isso significa, então, que todos os demais líderes mundiais teriam se precipitado ao reconhecer ou cumprimentar o democrata? Certamente que não. Os dados oficiais da apuração apontam que Biden já venceu estados suficientes para ter a maioria do Colégio Eleitoral. Além disso, uma semana depois do dia da eleição, ainda não há nenhuma intervenção relevante da Suprema Corte ordenando recontagens ou invalidação de votos – uma decisão favorável a Trump referente à Pensilvânia só determina a separação de determinados votos.

Aqui reside uma diferença importante em relação a outra eleição que terminou na Justiça, a de 2000, em que George W. Bush venceu Al Gore. Naquele caso, a recontagem na Flórida começou já no dia seguinte à eleição, e foi seguida por uma série de outras recontagens em condados específicos até que a Suprema Corte interviesse, no início de dezembro. A Flórida nunca chegou a ser “atribuída” a Bush (ao contrário – a imprensa inicialmente afirmara que Gore tinha sido o vencedor, mudando o status em poucas horas quando a indefinição ficou evidente) porque ali nunca tinha havido vantagem significativa durante a apuração, ao contrário do que ocorre agora nos estados em que Biden tem vantagem de milhares, ou dezenas de milhares de votos, suficientes para lhe garantir a vitória.

Portanto, ainda que Bolsonaro alegue querer esperar até o fim de todas as ações judiciais de Trump, seu silêncio acaba isolando-o na comunidade internacional, até porque o Brasil tem relação mais próxima com os Estados Unidos, ao contrário de Rússia, China ou Coreia do Norte, antagonistas de Washington. Não haveria nenhum demérito ou precipitação em reconhecer que, dados os números das apurações em cada estado, Biden é o vencedor do pleito presidencial americano. Bolsonaro não teria absolutamente nada a perder ao fazer esse reconhecimento agora. Se eventualmente houver a comprovação de fraudes a ponto de gerar uma reversão do resultado na Justiça, a reação óbvia será a de cumprimentar Trump como presidente reeleito, como fariam todos os demais líderes que já se dirigiram a Biden como presidente eleito. E tudo isso sem ressentimento algum.

Também regionalmente Bolsonaro está colocando as afinidades pessoais ou ideológicas acima das relações entre Estados. Depois de ter – acertadamente – enviado o vice-presidente Hamilton Mourão à posse do esquerdista Alberto Fernández, na Argentina, em dezembro de 2019, o presidente limitou-se a mandar o embaixador brasileiro na Bolívia, Octavio Cortes, à posse do também socialista Luis Arce na presidência do país andino, ocorrida no último fim de semana. Isso apesar de Evo Morales (o padrinho político de Arce) ter comparecido à posse de Bolsonaro, de haver uma série de temas que exigem cooperação mútua entre os países (como as fronteiras terrestres), e de Brasil e Bolívia terem uma relação comercial importante – ainda que a dependência brasileira do gás natural boliviano tenha caído nos últimos anos.

A boa diplomacia não tem de abrir mão de princípios, mas compreende que, nas relações exteriores, não pode se limitar apenas ao diálogo com quem demonstra afinidade. A promoção dos interesses brasileiros exige a construção de pontes também com aqueles países ocasionalmente governados por pessoas cujas ideologias destoam das convicções que norteiam os atuais ocupantes do Planalto e da Esplanada dos Ministérios. Afinal, presidentes e primeiros-ministros são periodicamente substituídos, mas os Estados e a necessidade de trabalho em conjunto permanecem. O Brasil começa mal com os novos governantes de Estados Unidos e Bolívia, mas terá inúmeras chances de melhorar suas relações; que não as desperdice.

66 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 66 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • T

    THEREZA CRISTINA ROCHA LIMA

    ± 34 minutos

    NÃO CONCORDO. Ainda há muita água para correr embaixo da ponte e todos que se precipitaram nos cumprimentos a nova gestão na Casa Branca se colocaram numa saia justíssima...inclusive a imprensa que apregoa tanto a isenção e transparência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Peffi

    11/11/2020 18:51:48

    A minha opinião é a seguinte: eu acho como brasileiro que vocês da imprensa se metem muito em assuntos que não lhes dizem respeito. Eu votei no Presidente Bolsonaro e votarei novamente em 2022, e portanto, confio plenamente nas decisões que ele vem tomando. Se não parabenizou o PSEUDO NOVO PRESIDENTE, é porque ele ainda não é o vencedor da eleição, pois centenas de fraudes estão sendo descobertas que estão demonstrando a maior fraude em uma eleição que já houve nos EEUU. E se Bplsonaro não reconheceu é porque ele tem informações melhores do que mesmo a imprensa corrupta. Trump continuará a ser o presidente dos Estados Unidos pór mais 4 anos, para nossa alegria e a segurança do mundo livre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Edward Lewis

      11/11/2020 23:44:51

      Bolsonaro é um traidor! Enquanto seu queridinho cumpriu todas suas promessas de campanha, por aqui, cadê a reforma administrativa? E a tributária? E o combate à corrupção? Ontem, condenou a esquerda e hoje dorme com o centrão em troca de proteção para os filhos. Votei uma vez, mas não sou cego. Bolsonaro, nunca mais!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Edward Lewis

      11/11/2020 23:39:14

      Hahaha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADRIANO EDUARDO ROSA

    11/11/2020 18:41:09

    os demais líderes mundiais teriam se "...precipitado ao reconhecer ou cumprimentar o democrata? Certamente que" SIM. Os dados oficiais da apuração apontam QUE TRUMP ESTÁ NA SUPREMA CORTE, E MUITAS COISAS AINDA PODEM MUDAR... E SOBRE FRAUDE? E SOBRE... PROBLEMAS APONTADOS DURANTE AS CONTAGEM DE VOTOS? BEM... NEM EU, COMO PRESIDENTE, SERIA PRECIPITADO COMO OS DEMAIS: DE ISRAEL E INGLATERRA (POIS SE COLOCAM COMO VIDENTES, E NAO PRESIDENTES)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Ribas

    11/11/2020 16:51:02

    Análise completamente equivocada. A imprensa não pode homologar o resultado da eleição. Enquanto não existir o resultado oficial não há razão para manifestação oficial do Presidente da República. O isolacionismo internacional é opinião do articulista, sem base alguma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nicole Chandoha Camilo Fernandes

      11/11/2020 23:24:25

      Concordo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    11/11/2020 14:51:05

    A busca de boas relações internacionais é uma via de mão dupla - porque Arce não devolve à Petrobrás as refinarias que expropriou em 2008? Seria um magnânimo gesto de aproximação...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Flavius Torres

      11/11/2020 16:03:31

      Petrobrás gastou 3 Bilhões em pesquisas para achar o gás Boliviano que estava enterrado bem escondido. Além dos 100 milhoes que Evo pagou pela PEtrobras Roubada . Evo multou em 150 milhoes o Br e a Petrobras com isso pagou de sobra 100 m e ficou com 50m de troco! Esta multa a Petrobras não queria pagar pois era ilegal e inexistente mas Lula obrigou ela a pagar!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Edson

      11/11/2020 15:48:22

      Heinz, o Governo Lula fez vistas grossas para essa expropriação e o Governo Boliviano pagou pouco mais de USD 100 milhões pela refinaria (que era nova). Guardada as devidas proporções, depois desse episódio o Governo Dilma pagou quase USD 1 Bilhão pela refinaria de Pasadena, que aliás estava um caco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos A Krüger

    11/11/2020 14:24:15

    Penso que, mesmo no voto popular, a diferença não seria tão significativa, se não fossem as fraudes. E, neste momento, estamos vendo o quanto a imprensa é militante. Aliás, já temos esta certeza, desde há muito tempo. O fato de China e Rússia "estarem quietos" mostra o grau de corrupção, nestas eleições americanas. Nem eles estão confiantes, até porque, na minha opinião, fazem parte deste esquema "pró-Biden". Tentaram....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Repolhinho Bocó

    11/11/2020 16:07:13

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    11/11/2020 13:53:23

    Bolsonaro, incomoda, hein gazetona ? Que editorial rasteiro . Opinião da família beleza ? Gazetona tampa de lata Raoni já cumprimentou o BIden ? Será que a Gilda e o Bataclã também votaram por lá ? Dá-lhe Trump !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Maurício

    11/11/2020 13:47:23

    PÔ, Gazeta! Como assim "o Bolsonaro alega aguardar o fim das ações judiciais?" Então essas ações não existem? Não estão na Suprema Corte? O passado nos ensina sobre o futuro, mas não GARANTE que seja tudo igual. O resultado PODE sim ser revertido. Qual a necessidade de todos os líderes mundiais se exporem ao ridículo caso aconteça? Se isso acontecer não será a primeira vez na história em que a maioria erra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      11/11/2020 14:14:23

      Que ação na SUPREMA CORTE, cara? Nem nos tribunais estaduais foram apresentadas ações.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stefano Maestrello

    11/11/2020 13:13:55

    Se o Brasil tem medo de ser penalizado pelo Presidente não enviar uma declaração de congratulando alguem, do que não teremos medo ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nicole Chandoha Camilo Fernandes

      11/11/2020 23:25:18

      Isso aí!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    11/11/2020 12:37:26

    Só se Biden fosse muito tolo em tentar fraudar a eleição, afinal ele sabe muito bem com o tranca que está mexendo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    11/11/2020 12:35:53

    A prudência diplomática recomenda que seja aguardado o pronunciamento oficial do Presidente dos Estados Unidos da América sobre esse assunto. O processo eleitoral americano é peculiar, e cabe ao seu Congresso declarar o vencedor, o que só ocorrerá no dia 16 de dezembro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nicole Chandoha Camilo Fernandes

      11/11/2020 23:26:16

      Que pressa a imprensa tem, que pressão em cima do nosso presidente né?!?!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    11/11/2020 12:29:12

    Uma sugestão à Gazeta do Povo: reconheçam em editorial a vitória do presidente americano e pronto. E deixem a diplomacia brasileira resolver quando efetuará o reconhecimento. Assim, cada um exercerá o seu direito e o seu dever. E uma constatação: Biden é absolutamente contrário ao governo Bolsonaro, assim como vários líderes europeus. O agronegócio brasileiro os incomoda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    11/11/2020 16:07:16

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    11/11/2020 12:15:23

    Que pena o "primo rico" ter perdido a eleição enquanto jogava golfe. Não tem problema pois o mito poderá continuar a amizade e quem sabe indicar algum de seus rebentos que fritam hamburguer para os empreendimentos trumpeanos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guajuvira

    11/11/2020 12:15:15

    Que mancada presidento! Liga lá e resolva isso de uma vez!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    11/11/2020 16:46:35

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 11:49:01

    O New York Times entrou em contato com as principais autoridades eleitorais dos 50 estados americanos. Não houve uma única denúncia de fraude. Nenhum caso suspeito foi assinalado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ren Wysocki

    11/11/2020 11:38:16

    Gazeta agora fazendo fakenews? Ernesto é o melhor chanceler em décadas. 32 embaixadores nomeados pelo Senado, diálogo com todos os países ricos e emergentes. Biden sim vai isolar o EUA, ao se aproximar da China e se afastar de Democracias. Esse colunista petista, não merece escrever na Gazeta, cadê o nome do mentiroso na matéria?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nicole Chandoha Camilo Fernandes

      11/11/2020 23:27:57

      Também procurei e achei estranho não encontrar!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo César de Castro Silveira

    11/11/2020 11:37:22

    1- É tudo inútil. presidentes conversam - acham que uniram o país e ano depois estão desempregados e todas estas conversas se perdem. 2- E o Papa? mandou abraço?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo César de Castro Silveira

      11/11/2020 11:37:46

      digo uniram os países.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    diana

    11/11/2020 11:35:00

    Estranho ontem mesmo ouvi uma juíza da alta corte americana dizer que não cabe à imprensa a divulgação. Difícil ao eleitor saber o que está certo o que é falso. Outra coisa o novo Presidente já tomou posse? Não entendo porque tanto mimimi da imprensa. E que deselegante dizer que o Presidente brasileiro está em má companhia. Que ele faça o que é de protocolo. O Presidente realmente é complicado aiaiai mas vamos nos preocupar coisas mais importantes? Exemplo como ficará o agro negócio com uma provável vitória do Biden????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ren Wysocki

    11/11/2020 11:30:28

    Poxa Gazeta. Petista não paga assassinatura. Bolsonaro está sendo prudente, igual China, Rússia e Índia. Os indícios e provas de uma gigante fraude, deixam sim a eleição indefinida. Os dois lados podem vencer, ou até ter nova eleição. Gazeta seja prudente, ou vai perder assinante. Não pago assinatura, para a Gazeta copiar fakenews da Folha de SP.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo César de Castro Silveira

      11/11/2020 11:38:33

      Eu já denunciei a infiltração de petistas aqui.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    11/11/2020 11:23:48

    Aguardando a validação de todos os votos legais e a impugnação dos ilegais. Go Trump, Go! Bolsonaro mais uma vez, tem razão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    11/11/2020 11:23:36

    Se a imprensa tivesse existindo quando o império romano dominava a Judeia. Com certeza Jesus Cristo não teria nascido por que essa imprensa teria conseguido localizar Maria e José e informado onde estavam ao Herodes. Que com certeza mandaria os guardas juntamente com a imprensa, que viria fazer a reportagem do assassinato do casal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 11:21:09

    >>> EUA batem recorde com 202 mil casos de Covid em um dia. País é o mais afetado pela pandemia, com cerca de 240 mil mortos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ren Wysocki

      11/11/2020 11:32:19

      Fique em casa e se contamine dentro dela. Foram os prefeitos Democratas que tem sangue nas mãos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Welisson Moura

    11/11/2020 11:20:42

    Achei sensato a colocação do colunista. Mesmo q o PR tenha uma afinidade pessoal com o Trump, a diplomacia entre Estados devem ser superior a esses sentimentos. Ainda que porventura venha a ter uma fraude, seria totalmente compreensivo um reconhecimento do vencedor final das eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Welisson Moura

    11/11/2020 11:20:42

    Achei sensato a colocação do colunista. Mesmo q o PR tenha uma afinidade pessoal com o Trump, a diplomacia entre Estados devem ser superior a esses sentimentos. Ainda que porventura venha a ter uma fraude, seria totalmente compreensivo um reconhecimento do vencedor final das eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rocha

    11/11/2020 11:08:40

    Fico doente com a Gazeta quando ela escreve para a turminha dos que chamam o presidente de bozo. Escondem o que de fato está acontecendo nos EUA, numa demonstração de que apoiam a fraude e a roubalheira numa eleição, achando isso uma vitória da "democracia". Isso para mim, é inadmissível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    11/11/2020 11:04:15

    Pode ser fake melhor aguardar, a imprenssa americana é muito politizada

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      ROGERIO SOARES

      11/11/2020 12:45:47

      Só a imprensa americana...!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    11/11/2020 11:03:53

    Gazeta, menos, menos, tá? Vc quer perder leitores, quer ser cancelada? "Seu silêncio acaba isolado-o", diz este jornal. Conta outra vai Gazeta. Oras os democratas - que de democratas não tem nada - estão fraudando escancaradamente as eleições. Sem a menor dúvida quem vai dizer o vencedor vai ser a Corte judicial americana. Parabenizar gatunos Gazeta? E daí se não cumprimentou o tal do Biden? Não muda absolutamente nada. Aliás, quem diz de antemão que vai retaliar o Brasil é esse defensor do aborto e de drogas que se diz o novo presidente americano. Aí querem que o "Bozo" vá beijar as botas desse esquerdista hipócrita, hein Gazeta?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      11/11/2020 12:23:22

      ADMAR LUIZ BERLATTO, de Cascavel? Como está a sua turma de futebol?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    11/11/2020 10:50:36

    Quatro. apaixonados por democracia...Xi jin ping..Kin jong un...Putin...e ...e...Bozo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Feliz

    11/11/2020 10:46:54

    O ministro de relações exteriores tem que ser substituído urgentemente. Talvez o próximo avie ao Bolsonaro que não é prudente ameaçar a maior potência militar com “ pólvora “. Bando de mentecaptos inconsequentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • H

      Helio

      11/11/2020 15:46:04

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      ewz

      11/11/2020 12:00:41

      E quando a pólvora acabar?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      11/11/2020 11:07:03

      Uiui quem está ameaçando a maior potência? Diz aí ignorante? Quem ameaçou quem, valente? Não foi esse tal de Biden que diz que vai retaliar o Brasil por causa disso e daquilo? Vc quer que o "Bozo" beije as botas do gringo? Quem é o mentecapto, o inteligentinho?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    11/11/2020 15:50:22

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lúcio Domício

    11/11/2020 10:09:08

    Há uma diferença entre Bolsonaro e os demais países: Biden foi eleito e já saiu fazendo ameaças ao Brasil. Fica difícil um presidente cumprimentar assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    11/11/2020 9:35:23

    Assunto já muito batido e ultrapassado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    11/11/2020 9:29:03

    Bolsonaro não cumprimentou Biden por ser um homem íntegro, fiel a seus princípios e aliados. Já Putin e Xi Jinping não cumprimentaram o Biden para não dar na vista, afinal, eles são os mentores do golpe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    11/11/2020 9:20:45

    Bozo tem prudencia com relacao a eleicao americana...so nao teve prudencia quanto a morte do paciente do Coronavac ...pegou a meia informacao ..nao raciocinou como sempre...e ja foi falando asneiras !!! Tomou no c...de novo !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos fastruck

    11/11/2020 9:20:18

    O que a grande mídia busca ao praticamente obrigar o Bolsonaro a cumprimentar Biden é fazer o jogo do caso encerrado, está certo Bolsonaro mais uma vez por não ter feito os cumprimentos, primeiro porquê ainda tecnicamente Biden não está eleito de acordo com as regras dos EUA, segundo, porquê não quer, simples assim, ainda existem pessoas que não conseguem agir com falsidades, Bolsonaro é uma delas, motivo este pelo qual o povo o elegeu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    11/11/2020 8:46:17

    Não é verdade que apenas o PR, Putin e o chinês estão calados. Fronteiriço aos EUA está o México, na mesma situação. Também não saiu notícia sobre o premier canadense, nem sobre grande parte dos países europeus. A esquerda brasileira cria factóides com QQ coisa que possa usar para atacar o PR. Leio diariamente vários jornais americanos. Com exceção dos infectados (como aqui são a Foice, o Esgotão, Tribo, etc) nem se fala mais em eleição por lá. Aqui vira caso de repercussão nacional. Me poupem. Binden vem fazendo um desserviço ao Brasil vomitando ofensas, desde há muito. A Bolívia, sob o olhar complacente do ladrão condenado, roubou uma empresa brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Almir Peres Nicoletti

      11/11/2020 14:05:06

      Perfeito comentário.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      ROGERIO SOARES

      11/11/2020 12:50:35

      Simples assim!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DJ Edertech

    11/11/2020 4:30:03

    Discordo, Biden não mostrou nenhuma diplomacia ao comentar sobre o Brasil naquele debate. Bolsonaro está certíssimo em aguardar o resultado final.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Montenegro

    11/11/2020 3:40:24

    Biden, ainda em campanha, ameaçou retaliar o Brasil com sanções, caso o Brasil não faça na Amazônia, o que ele, acha que deve ser feito. O presidente americano eleito, desrespeitou a soberania do Brasil e ofendeu o povo brasileiro. Bolsonaro deve esperar até a palavra final da suprema corte americana. Quando Biden for oficialmente reconhecido em seu país como o novo presidente eleito, o governo brasileiro deveria enviar uma carta o parabenizando. Esse sujeito deve ter a atenção que merece.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Moreira Filho

    11/11/2020 2:52:51

    E agora que as emissoras “branquearam” estados que estavam como azuis, vcs vão reescrever o editorial?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      carlos afonso

      11/11/2020 10:36:21

      Claro que não. Mídia sem vergonha. Como conseguem olhar nos olhos dos filhos que tem em casa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério

    11/11/2020 2:43:14

    Quanta bobagem num espaço tão pequeno!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    11/11/2020 2:27:41

    Muito sensato o editorial!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    11/11/2020 2:16:55

    Se o Brasil fosse o Planeta dos Macacos quem estaria no poder seria o Urko. Para quem não assistiu fica a dica, assista o 1o filme.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo César de Castro Silveira

      11/11/2020 11:40:43

      assisti o original

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.