Para evitar possíveis acidentes e até mesmo tragédias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) precisam analisar com muito cuidado e rapidez – e tomar as medidas necessárias, se for o caso – o relatório da empresa Pamcary, especializada em gerenciamento de riscos. Estudo elaborado pela empresa prova que a localização da praça de pedágio em Garuva (SC), na divisa com o Paraná, pode oferecer perigo aos motoristas que seguem pelas BRs 376 e 101 em direção ao sul. A proximidade da praça com a Serra do Mar poderá causar dificuldade de frenagem em caminhões. Isso porque, durante a descida da serra, a empresa aponta que o freio dos veículos é muito utilizado e fica aquecido, tendo a eficácia comprometida. O relatório recomenda que os caminhoneiros não trafeguem pelo local entre as 22 e 5 horas da manhã. Nos demais horários, sugere que apenas veículos com a manutenção em dia devem passar pelo trecho. O risco já havia sido apontado por reportagem da Gazeta do Povo, publicada no dia 11. É preciso dizer não às tragédias anunciadas.

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