i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Finalmente, a vacina

  • PorGazeta do Povo
  • 14/01/2021 19:53
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra Covid-19 da Pfizer em hospital de Madri, Espanha, 12 de janeiro
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra Covid-19 da Pfizer em hospital de Madri, Espanha, em 12 de janeiro.| Foto: Oscar del Pozo/AFP

Se tudo correr como previsto, em 20 de janeiro o Brasil se junta – com algum atraso, é verdade – ao grupo de países que estão vacinando seus cidadãos contra a Covid-19, segundo a promessa feita a prefeitos pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A imunização de boa parte da população é a maneira mais simples e certeira de proteger tanto a saúde dos brasileiros quanto a economia, superando definitivamente aquela dicotomia desnecessária que acabou prevalecendo desde o início da pandemia. Enquanto defensores dos lockdowns mais severos minimizaram a quebradeira, o desemprego e a pobreza adotando o slogan “a economia a gente vê depois”, ignorando que não existe “depois” para quem precisa colocar comida na mesa hoje, muitos dos que reconheciam o efeito catastrófico da pandemia sobre os negócios tenderam a minimizar a doença em si, ignorando que se trata de um vírus altamente contagioso, com potencial para levar ao colapso os sistemas de saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prometeu para o próximo domingo, dia 17, sua decisão sobre a autorização para uso emergencial de duas vacinas: a da Universidade de Oxford/AstraZeneca, priorizada pelo governo federal, e a Coronavac, incentivada principalmente pelo governo de São Paulo e que foi alvo de disputas políticas entre o governador João Doria e o presidente Jair Bolsonaro. Ambas têm parceiros nacionais em sua produção – respectivamente, a Fiocruz e o Instituto Butantan –, mas a imunização deve começar com doses importadas: nesta sexta-feira, um avião decola rumo à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford, e vários lotes da Coronavac já chegaram ao Brasil. A ausência mais notável por enquanto é a da Pfizer/BioNTech, que ainda não solicitou autorização para uso emergencial no Brasil de sua vacina, que vem sendo aplicada em vários outros países – foi ela, por exemplo, que o papa Francisco e o emérito Bento XVI receberam no Vaticano.

A iniciativa privada seria uma parceira valiosa no esforço de vacinação; é preciso usar todos os meios possíveis para proteger a maior parte da população no menor intervalo de tempo

Aos trancos e barrancos, portanto, desenha-se um panorama mais positivo que aquele imaginado por quem assistiu, preocupado, à politização extrema do assunto. O governo federal havia perdido tempo precioso meses atrás, quando ainda não se sabia quais laboratórios venceriam a corrida pela vacina, ao não buscar o maior número possível de opções para garantir prioridade no recebimento e colocar praticamente todos os ovos em uma única cesta, a vacina de Oxford. Felizmente, não apenas a vacina britânica se mostrou bem-sucedida como também o presidente Bolsonaro afirmou que compraria qualquer imunizante que tivesse a aprovação da Anvisa, incluindo aquela que os apoiadores do presidente Bolsonaro chamam pejorativamente de “vachina”.

Mas, se por um lado a estratégia de vacinação é acertada, com prioridade para os grupos de risco, profissionais de saúde e locais afetados mais duramente pela pandemia, como Manaus, por outro o país pode estar prestes a perder a oportunidade de acelerar o processo de imunização dos brasileiros. Empresários paulistas ouviram de representantes de três ministérios que as companhias não poderão adquirir vacinas por conta própria para imunizar seus funcionários, sob o argumento de que a vacinação será responsabilidade do governo. A reunião pode servir de sinalização para o caso das clínicas particulares, que estavam dispostas a adquirir um imunizante indiano, ainda em fase final de testes. O laboratório Bharat Biotech chegou a anunciar acordos tanto com o Sistema Único de Saúde quanto com uma distribuidora privada brasileira.

Diante de uma situação tão drástica quando a pandemia de coronavírus, a resposta mais lógica seria usar todos os meios possíveis para se atingir o objetivo de proteger a maior parte da população no menor intervalo de tempo. Os laboratórios estão privilegiando a venda a governos, que fazem encomendas maiores, e a própria Bharat Biotech afirmou que, no caso brasileiro, a prioridade seria do SUS. Mesmo assim, a iniciativa privada seria uma parceira valiosa no esforço de vacinação, com a única condição de que a rede particular não prejudicasse a aquisição das vacinas pelo governo.

Permitir a vacinação nas clínicas privadas e a aquisição de doses por empresas reduziria a demanda sobre a rede pública e aceleraria a normalização da atividade econômica, já que, pelo planejamento oficial, muitos brasileiros que integram a força de trabalho ficarão no fim da fila. Em um cenário no qual houvesse disponibilidade de vacina para todos, monopolizar a vacinação nas mãos do governo seria, mais uma vez, privilegiar o estatismo e dar força à ideia ultrapassada de que os mais ricos só conseguem prosperar tirando algo dos mais pobres, o que não seria o caso.

O que se espera, agora, é que o país consiga superar todos os gargalos logísticos naturais de uma operação de abrangência nacional e execute seu programa de vacinação sem atrasos. Mas isso de pouco adiantará se a população não aderir em quantidade suficiente para garantir o grau de imunidade coletiva que, segundo os especialistas, impedirá a disseminação do coronavírus. Como já explicamos neste espaço, antes mesmo do aparecimento da Covid-19, a vacinação transcende a dimensão individual, sendo também um pacto coletivo: quando todos os que podem se vacinar o fazem, também protegem aqueles que, por diversos motivos (como idade ou contraindicação médica), não podem se imunizar. Um recente movimento infundado de desconfiança a respeito das vacinas levou ao ressurgimento, no Brasil e em outros países, de doenças que se julgavam vencidas, como o sarampo e a poliomielite. Que não deixemos isso ocorrer também com a Covid-19.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Lucio Araripe de Abreu e Lima

    ± 7 horas

    D - Genocida ! B - Você não é homem !! D - Minha vacina você não pega, eu paguei por ela !! B - Eu tenho a força, vou mandar pegar todo estoque no Butantan !!! D- Ah, não vai não, o Levandowski está do meu lado e não vai deixar !!! B - Você não tem exército !!! D - Mas eu tenho o Twitter do meu lado e posso mandar lhe cancelar !!! Ah é, você está querendo uma guerra atômica, seu canalha !!! Minha vacina está escondida e você não sabe onde está !! Daqui há uns três dias a Índia me manda a minha vacina ! Você não manda na Índia, está perdendo seu tempo ! ( Meu Deus, Eu quero uma vacina, Sputinik, Perestróika, Balalaika, qualquer uma serve...#Vacina-#Vacina !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Maria Solange de Melo e Silva

      ± 13 horas

      Fala oportuna, porém não entendo essa sangria desatada para vacinar a população sem a garantia da eficácia dessas vacinas em questão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        ALOIZIO BARROS DE SOUZA

        ± 14 horas

        Ótima notícia!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • O

          Otacilio

          ± 16 horas

          Não sou contra vacina. Sou contra seu uso emergencial. Independente da eficácia, preocupa- me a segurança. O que acontecerá em 2, 3 ou mais anos? Bom lembrar a história da droga alemã talidomida e seus efeitos nos nascituros. Há tratamento precoce com eficácia mais que comprovada, porém, para esse caso, exigem um duplo cego randomizado. Politicagem suja comprometendo a vida das pessoas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            SAMIR

            ± 16 horas

            E a Gazeta dá a total credibilidade e segurança à vacina relâmpago...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Analice Rocha

              ± 20 horas

              O governo está dando um tiro no pé! A iniciativa privada deveria poder comprar a vacina e com isso o governo gastaria menos é mais pessoas poderiam ser vacinadas ao mesmo tempo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcus Pinheiro Machado

                ± 20 horas

                A VACINA CHEGOU!!!PRIMEIRO DE ABRIL! MENTIRA.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  Irineu Berestinas

                  ± 21 horas

                  Felizmente, estamos todos salvos. Não pela vacina, mas pelo editorial Deus ex machina do editorialista da Gazeta...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Dilbert

                    ± 21 horas

                    Editorial sóbrio e sensato, Duro é ter que aturar a seita terraplanista antivacina e os “defensores” de tratamento com feijões mágicos, pílulas inócuas e vodca de Belarus. Não por coincidência são os mesmos que faz um ano berravam que a pandemia era pura histeria e não ia morrer ninguém. Agora, com o mundo todo se vacinando com todos os imunizantes possíveis, querem se convencer que o líder supremo dessa seita irracional sabia como salvar a humanidade, mas não lhe deram ouvidos. São tolos infantilizados, mas vamos superar tudo com apoio da ciência e a união dos cidadãos de bem.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      AMAURI

                      ± 22 horas

                      É bom que Bozo faça o "gado" tomar todo estoque de cloroquina, senão vai ter enfiar tudo no . . .

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CESAR SABBAGA

                        ± 22 horas

                        Quanta asneira!!! Quanta desinformação!!! Quanta cegueira!!! Quanta idolatria cega!!! Quanta politização!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Ricardo Cesar Martins Santos

                          ± 23 horas

                          Na verdade, com eficiência de 50%, pelo dobro do preço, parece mais remédio que imunizante!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jarbas Andrade Machioni

                            ± 23 horas

                            Perfeita e equilibrada opinião

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo Leivas Bastos

                              ± 23 horas

                              A Gazeta não pode se deixar levar pelo cientificismo. Não é qualquer vacina que irá nos salvar e ela não é milagrosa. Além disso, todas as vacinas foram feitas de modo acelerado e ainda não temos todos os resultados necessários para dar a segurança clínica exigida. Quem quiser se vacinar, que se vacine. Quem não quiser, também. Ninguém é obrigado a seguir o Estado ou a mídia. Não confunda ciência com cientificismo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Francisco Santana

                                ± 24 horas

                                Sua reportagem é porém deve se fazer uma correção, a vacina oferece 50 % de eficácia sem falar na segurança. Deveria ser citado nessa reportagem que enquanto a vacina não vem . Poderia ser feito uma campanha para uso do tratamento precose que funciona e tem comprovação científica e na prática, e campanha para manter o sistema imunológico alto . Pois como vão tratar os que pegarem o vírus depois de tomar a vacina? Em curitiba isso foi proibido adotou o fique em casa até piorar isso a gazeta não fala . Alguns médicos deixaram de pensar , se vacina é a única maneira para tudo , porque não houve falar mais em morte por AIDS .curitiba no inverno lota os hospitais chega faltar leito

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                5 Respostas
                                • M

                                  Mirtão

                                  ± 22 horas

                                  Esta é a grande falácia mundial cara. Todos os políticos, laboratórios, chineses e outros espertões, querem que os asnos acreditem nisto. Porém, já está comprovado que: primeiramente e nos primeiros sintomas, a ivermectina tomada por três dias seguidos em doses de um comprimido a cada 30Kg de peso, diminui sim a carga viral, depois disto seu você não tiver uma boa imunidade nata, o interessante é prosseguir com a cloroquina mais a azitromicina. Concluindo: Você não vai morrer e o teu sofrimento com os sintomas serão atenuados.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Mirtão

                                  ± 22 horas

                                  Francisco, esta resposta era pro Marcelo. Foi maus.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Mirtão

                                  ± 22 horas

                                  Esta é a grande falácia mundial cara. Todos os políticos, laboratórios, chineses e outros espertões, querem que os asnos acreditem nisto. Porém, já está comprovado que: primeiramente e nos primeiros sintomas, a ivermectina tomada por três dias seguidos em doses de um comprimido a cada 30Kg de peso, diminui sim a carga viral, depois disto seu você não tiver uma boa imunidade nata, o interessante e prosseguir com a cloroquina mais a azitromicina. Concluindo: Você não vai morrer e o teu sofrimento com os serão sintomas muito atenuados.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  TIAGO

                                  ± 23 horas

                                  Ok. Se vc pegar o vírus tome tubaina

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcelo

                                  ± 23 horas

                                  TRATAMENTO PRECOCE NÃO EXISTE EM LUGAR NENHUM DO MUNDO!!!! CLOROQUINA NÃO É NEM COGITADA EM MAIS NENHUM PAÍS DO MUNDO.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Emerson Adam

                                ± 24 horas

                                Tratamento precoce elimina qualquer urgência de uma vacina feita nas coxas, à toque de caixa. É contra ciência demonizar fármacos com eficácia e segurança comprovadas por mais de 70 anos de uso, como o caso da HCQ e alimentar a ilusão de que uma vacina milagrosa que não se sabe o que acontecerá daqui há uns anos com quem tomá-la. Hoje há mais de 230 publicações cientificas comprovando a eficácia e segurança do tratamento precoce, é inacreditável que ainda há médicos e políticos que não o adotam como combate de fronteira ao covid. Não sou contra a vacina, sou contra o uso emergencial de vacinas que mesmo que haja certa eficácia, mas cuja a segurança ainda não fora comprovada.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • L

                                  Leonardo David

                                  ± 22 horas

                                  Decorou o texto dos mesmos seis ou sete médicos de sempre repetem essa estória, né?! Inclusive daquele tal dr. Antony Wong que cita reportagem do NYTimes que não dizia nada do que ele estava falando. O tal "tratamento precoce" veio por decreto após dois ministros da área serem defenestrados, tá aí o resultado. Mas claro que sempre haverá gente com chapéu de papel alumínio achando que a imensa maioria dos médicos são agentes do globalismo querendo mais e mais mortes.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcelo

                                  ± 23 horas

                                  SO SE FALA EM CLOROQUINA AQUI NO BRASIL, TODOS OS PAISES DO MUNDO JA ABANDONARAM ESSA DISCUSSÃO. AS 50 MAIORES E MELHORES INTITUIÇÕES DO MUNDO JA PARARAM AS PESQUISAS PORQUE NAO TIVERAM RESULTADOS POSITIVOS. OS EUA MANDARAM TODO O ESTOQUE DE CLOROQUINA PARA O BRASIL PORQUE ESSE MEDICAMENTO NÃO FUNCIONA. OU SERA QUE EXISTE UM COMPLO MUNDIAL DOS MÉDICOS PARA MATAR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Antonio

                                ± 24 horas

                                Elogiável o que o pessoal da esquerda está fazendo, tentando explicar e provar que 50% é quase 100% , geração da Dilmanta ou da pátria educadora.....não é nem pra rir é pra chorar mesmo!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                4 Respostas
                                • J

                                  Jose

                                  ± 19 horas

                                  Engraçado mesmo Antonio é ver quem defende Cloroquina/Ivermectina/Etc., onde esse valor é 0%, e achar ruim o valor 50% da vacina. Esse pessoal é o entendido?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Mirtão

                                  ± 22 horas

                                  Se... Se?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Leonardo David

                                  ± 22 horas

                                  Então eles estão melhores que o pessoal que acha que 50% é igual a zero.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcelo

                                  ± 23 horas

                                  Se tivéssemos em março do ano passado uma vacina que protegesse 50% dos brasileiros teríamos salvado 100 mil vidas

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jose

                                ± 24 horas

                                Cara GdP, quando terão um editorial mais claro e direto para informar sobre a crise de saúde que estamos enfrentando no país? Não adianta querer passar essa mensagem de que é importante se vacinar e deixar que seus contratados continuem divulgando que há tratamento precoce, que não adianta máscara ou distanciamento, que "Manaus está tendo má sorte"..., que temos que "celebrar 7 milhões de curados",... (tive um amigo alcoólatra que se vangloriava de ter se curado de muito mais ressacas que toda a turma...). Enquanto seus "colunistas" passam essa mensagem para seus leitores, dizendo que isso é uma "histeria coletiva", "plano chinês", já temos mais de 207 mil vítimas (e contando...)!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Tatiana

                                  ± 24 horas

                                  Sugiro uma solução para a falta de vacina: quem pode pagar pela vacina, mas não quer se vacinar, pode doar para quem é de risco e quer se vacinar. Eu já me prontifico a doar a minha.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • M

                                    Marcelo

                                    ± 23 horas

                                    Que pensamento mais exdruxolo

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  TIAGO

                                  15/01/2021 11:25:08

                                  Pelo visto para o gado do Ditadoria a única vacina que vai ter é aquela que teve propaganda pesada e agr descobriu q a eficácia é 50%. Gado merece mesmo vachina coronavac 50%.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • M

                                    Mirtão

                                    ± 22 horas

                                    Thiago, não é gado e sim ASNOS ENCANTADOS.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcelo

                                    ± 23 horas

                                    Merece mesmo, pois se tivéssemos essa vacina a um ano atrás teríamos salvo 100 mil vidas. Mas você prefere a cloroquina do tenente. Boa sorte

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Magali R M Pivovar

                                  15/01/2021 10:16:37

                                  Obrigada Dória, o grande responsável pelo início da vacinação no Brasil

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  3 Respostas
                                  • M

                                    Mirtão

                                    ± 22 horas

                                    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKabeça fraca

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcelo

                                    ± 23 horas

                                    Isso mesmo Magali, pelo menos o Dória tomou alguma providência para salvar vidas. Infelizmente os lunáticos não entendem isso

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Antonio

                                    ± 24 horas

                                    Já está na fila pra tomar a VACHINA? A mesma que tem a menor eficácia de todas?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo Roberto Pinheiro

                                  15/01/2021 10:02:22

                                  Em um ano de COVID, centros de pesquisa de diversos países conseguiram produzir vacinas contra a doença. No mesmo período, a nossa conceituada FIOCRUZ, aparelhada com "pesquisadores" de esquerda, muito bem remunerados conseguiu produzir...o rotulo da vacina indiana! E ainda se aplaudiram.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • M

                                    Marcelo

                                    ± 23 horas

                                    Perfeita sua colocação CSG

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CSG

                                    15/01/2021 10:28:09

                                    O que a esquerda tem a ver como aparelhamento da Fiocruz imposto pelo inútil ?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CSG

                                  15/01/2021 9:53:34

                                  Faltou dizer que só teremos vacina graças ao governo de São Paulo

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    GUSTAVO_RJ_70

                                    15/01/2021 2:46:43

                                    Percebo a Gazeta bem crítica nessa "pandemia", a ponto de achar que perdemos "havia perdido tempo precioso", crítica ao governo. Que pressa toda é essa Gazeta, já que vacina feita às pressas já se mostrou problemático? Noto que toda a mídia se alimenta de uma única esperança: vacina. Quase não falam dos mais de 7 milhões de pessoas já salvos. Se falassem mais teriam que abordar o que não querem: remédios baratos para todos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • M

                                      Marcelo

                                      ± 23 horas

                                      A vacina já estava sendo pesquisada a 18 anos, pois SARS E MERS também são causadas por subtipos de coronavirus. De uma pesquisada....

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    José Valter Cipolla Aristides

                                    15/01/2021 2:02:47

                                    Dois milhões de doses é quase nada para uma população de mais de 210 milhões. Menos de 1%. Mas já é um tímido começo. Vamos ver quantos meses depois chegarão os próximos lotes. A Itália tem a programação de 6 produtores de vacinas até janeiro de 2022, onde atingirá um total de 202 milhões de doses. O país tem 60 milhões de habitantes. Fonte: jornal La Repubblica, versão on-line, 14.01.2021.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • F

                                      Freitas

                                      15/01/2021 2:19:48

                                      E a Índia já reiterou: primeiro os nossos. Liberamos 2 milhões de doses, mas...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.