| Foto: Alexandra Martins

Com a reforma política correndo no Congresso Nacional, voltou a ganhar força uma ideia que pode dissociar de vez a representação desejada pelos eleitores e a que efetivamente toma posse nos Legislativos Brasil afora, especialmente em Brasília: a introdução da lista fechada, pela qual o eleitor vota apenas no partido, que determina quais nomes farão parte da lista e em que ordem, preenchendo por esse critério as cadeiras parlamentares que o voto popular lhes atribuir. O modelo tem sido defendido por vários políticos e partidos – a novidade é a adesão de ministros dos tribunais superiores. Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e Dias Toffoli, também do STF e ex-presidente do TSE, foram a público manifestar apoio à ideia e criticar o atual sistema proporcional.

CARREGANDO :)

Há dois pontos positivos na lista fechada. O primeiro é o fortalecimento dos partidos, que em tese se veriam obrigados a ressaltar mais suas ideias e plataformas (claro, para as legendas que se preocupam com isso, já que para a maioria delas a ideologia não existe nem como acessório) e menos as pessoas que deles fazem parte. A segunda virtude depende de a lista fechada funcionar como parte do sistema distrital misto e ser usada para preencher apenas parte das cadeiras legislativas. A lista serviria para alavancar candidatos ligados a certas causas ou minorias cujo eleitorado é fragmentado e insuficiente para eleger alguém nas disputas nos distritos.

A lista fechada apenas fortaleceria os caciques partidários e serviria de tábua de salvação para políticos envolvidos em escândalos

Publicidade
Veja também
  • A farra do financiamento partidário (editorial de 20 de março de 2017)
  • Reforma política é mais do mesmo: mudar para não mudar (coluna de Fernando Martins, publicada em 22 de março de 2017)

Mas não há notícia de que os parlamentares estejam pensando em voto distrital misto, citado por Mendes e Toffoli. O que tem sido colocado na mesa é a lista fechada pura e simples, o que seria apenas um meio de colocar nos Legislativos pessoas que não necessariamente teriam a aprovação do eleitorado. Mendes ironizou o sistema atual afirmando que “vota-se em Tiririca e elege-se Valdemar da Costa Neto e Protógenes” – mas pode-se dizer que pelo menos eles tiveram a preferência do eleitor sobre outros candidatos do mesmo partido ou coligação. Não é, claro, a situação ideal, mas é preciso lembrar que duas medidas buscam resolver esse tipo de distorção: a exigência de que os eleitos tenham pelo menos 10% do quociente eleitoral, que já valeu para os candidatos a vereador no ano passado; e está na Câmara, após aprovação do Senado, a proibição de coligações nas eleições proporcionais, pela qual o eleitor não mais correrá o risco de votar em alguém e eleger um candidato de um partido cujas plataformas são radicalmente diferentes. Já com a lista fechada o eleitor não teria nem mesmo a possibilidade de demonstrar sua preferência por este ou aquele político dentro do partido ao qual daria seu voto. No fim, a lista fechada apenas fortaleceria os caciques partidários e serviria de tábua de salvação para políticos envolvidos em escândalos, que não mais teriam de submeter o rosto e o nome à aprovação do eleitor.

Mas engana-se quem pensa tratar-se apenas de um debate sobre representação política. Acessos de sinceridade de alguns parlamentares mostram o que realmente está em jogo: “Não consigo entender como vamos fazer financiamento de campanha público se não tiver lista fechada”, disse o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), citado em delações da Lava Jato. A classe política nunca escondeu sua vontade de avançar ainda mais sobre os cofres públicos com a adoção do financiamento exclusivamente público de campanha. Após a proibição de doações feitas por pessoas jurídicas, os partidos sofreram para conseguir doações de pessoas físicas, e em 2016 foi impossível repetir as campanhas milionárias de outrora. Com a lista fechada, seria preciso promover apenas os partidos, e não milhares de candidatos para os quais não há dinheiro que chegue, pelas regras atuais.

E, nessas circunstâncias, até mesmo as desventuras dos políticos encrencados com a Lava Jato servem para desviar a atenção de acordos que pretendem transferir cada vez mais dinheiro do cidadão para os partidos (concorde ou não com eles) e danificar a representação política.