i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O aperfeiçoamento do capitalismo

  • PorGazeta do Povo
  • 02/02/2020 00:01
Cruz Machado, uma das cidades mais pobres do Paraná.
Cruz Machado, uma das cidades mais pobres do Paraná.| Foto: Brunno Covello/Arquivo Gazeta do Povo

Nas últimas semanas, muito se falou sobre o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), seus discursos, ideias, debates e, principalmente, sobre a proposta de reformar o capitalismo para adequá-lo às exigências sociais e ambientais do mundo moderno. O Fórum é uma organização sem fins lucrativos e, embora tenha ramificações em outros eventos, reuniões e congressos, sua expressão máxima são as reuniões anuais realizadas na cidade de Davos (Suíça),com a presença de empresários, políticos, economistas, ambientalistas, cientistas, jornalistas e intelectuais diversos, com a finalidade de debater os temas mais relevantes para o mundo, e de onde saem documentos, manifestos e propostas.

O Fórum foi fundado em 1971 pelo economista Klaus M. Schwab, professor na Universidade de Genebra, em função de sua preocupação com os problemas do planeta e a conclusão de que era preciso haver um debate mundial que tivesse repercussão no maior número possível de países e nas políticas e práticas de governos, empresas e organizações sociais. A julgar pela importância dada aos resultados do WEF, o objetivo de seu fundador vem sendo atingido. Muito já foi publicado nos mais diversos meios de comunicação e informação, mas o tema essencial derivado da reunião deste ano pode ser resumido como a “necessidade de reformar e aperfeiçoar o capitalismo”, a fim de que seu funcionamento obedeça a novos princípios norteadores.

Desde quando Karl Marx produziu a mais contundente análise sobre os defeitos do capitalismo – especialmente a crença de que o sistema beneficiava os proprietários dos meios de produção e a elite que o conduzia, à custa do sofrimento e empobrecimento dos operários –, as alternativas, sobretudo as experiências socialistas reais, se revelaram desastrosas, não resolveram o problema da pobreza e descambaram em violência e assassinato de milhões de pessoas. O capitalismo pode ser definido, simplificadamente, como um sistema fundado no direito de propriedade privada dos meios de produção, na organização empresarial do processo produtivo, no trabalho assalariado e no mercado livre. Por “mercado livre” deve-se entender o livre jogo de oferta, procura, competição e formação de preços nos mercados de bens, serviços, trabalho, crédito, ideias e negócios.

O capitalismo pautado na liberdade dele decorrente se tornou um sistema capaz de enriquecer os países e melhorar o padrão de vida dos próprios operários, mas não está livre de defeitos

Já o socialismo real (ou comunismo, como o exemplo da experiência soviética, já que as duas palavras são usadas ora significando a mesma coisa, ora com nuances diferentes) seria um sistema coletivo de produção, sem a propriedade privada dos bens de capital, sem livre mercado de trabalho, produção comandada pelo Estado, controle centralizado da oferta, da procura e dos preços. Em resumo: uma economia planejada, controlada e dirigida ditatorialmente pelo sistema estatal. Em sua ideia mais pura, nunca testada, até o mesmo o Estado seria eliminado e tudo seria comunitário, pois, segundo o próprio Marx, o Estado seria ele próprio uma classe privilegiada, uma elite com poderes de expropriar e submeter o operariado.

Comunismo puro, sem nenhuma classe e sem a existência do próprio Estado, nunca existiu; logo, não passa de uma ideia jamais submetida às agruras da vida real. Quanto ao socialismo real, como o testado durante 70 anos na União Soviética, mesmo com a estatização da maior parte dos meios de produção, continuaram existindo, em alguma escala, a propriedade privada, a produção feita por particulares e as trocas livres. Os ditadores comunistas assim admitiam porque, como havia alertado o economista Ludwig von Mises em 1923, sem mercado não há formação de preços relativos, sem preço não há cálculo econômico e, sem cálculo, não há sistema funcionalmente viável.

Ao longo de sua história, o capitalismo mostrou sua capacidade de aumentar o produto/hora do trabalho, promover o rápido crescimento da produção nacional e elevar o produto por habitante (mesmo com o rápido crescimento da população mundial). Ademais, o capitalismo pautado na liberdade dele decorrente criou enorme revolução no progresso da tecnologia e se tornou um sistema capaz de enriquecer os países e melhorar o padrão de vida dos próprios operários. Mas o capitalismo não está livre de defeitos, entre os quais há quatro incomodando as pessoas preocupadas com o bem-estar da humanidade e os rumos do planeta: a desigualdade de renda, a pobreza, o desemprego e os prejuízos ambientais. Convém mencionar que o mundo tinha 1 bilhão de habitantes há apenas 190 anos, ou seja, em 1830. Hoje já são 7,7 bilhões, e a necessidade de sustentar tanta gente responde, em parte, pelos próprios defeitos do sistema capitalista.

De certa forma, os problemas do capitalismo – assim como os problemas das sociedades em geral – são reflexos dos vícios individuais e equívocos coletivos. Egoísmo, ânsia de poder, insensibilidade social e a busca desesperada por riqueza são traços dos seres humanos, com variações derivadas das diferenças individuais, e certamente estão e estarão presentes em qualquer sistema. Mas foi o comunismo tal qual conhecido nas experiências reais onde ele foi implantado que permitiu a revelação da pior característica do ser humano: a vocação para a violência e o extermínio de vidas humanas. Somente essa razão já basta para se buscar o aperfeiçoamento do capitalismo e das liberdades individuais e sociais.

Schwab surge, então, com a proposta do chamado “capitalismo de todas as partes interessadas”: acionistas, dirigentes, trabalhadores, clientes, fornecedores, governo, sociedade e o meio ambiente. Isto é, à medida que as nações onde o capitalismo for aperfeiçoado consigam reduzir a desigualdade, diminuir a pobreza, proteger os desempregados vítimas da tecnologia e automação, incorporar os perdedores, reduzir a corrupção e proteger o meio ambiente, mais o sistema de livre empresa e livre mercado prosperará e impedirá o crescimento das propostas totalitárias, ditatoriais e ceifadoras das liberdades humanas e direitos individuais. A opção tão divulgada de “socialismo e liberdade”, entendendo por socialismo aquilo que ele é, não as ideias bonitas de preocupações sociais, simplesmente não existe.

42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • B

    Bernardo Coelho

    ± 13 horas

    Precisamos achar formas de fazer com que o objetivo financeiro das empresas esteja alinhado com os objetivos de longo prazo da sociedade, sem intervenção estatal. Um bom exemplo disso é o setor aéreo: um avião moderno consome menos da metade do combustível do que um avião de mesmo porte de algumas décadas atrás, gerando menos poluição e aumentando o acesso da população ao transporte aéreo. Isso ocorreu não porque as empresas são boazinhas ou porque um burocrata do governo ordenou: ocorreu pelo simples fato de que as cias aéreas querem economizar combustível para lucrar e serem competitivas. Precisamos achar mais formas de fazer com que a busca pelo lucro resulte em benefícios para todos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ines Silvana Moreira

    ± 14 horas

    Gazeta do povo e sua sanha Neoliberal, por gentileza leia este Artigo https://mol.im/a/7956517

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 12 horas

      Ines, acho que você não entendeu a matéria que sugeriu, se é que a leu. Em resumo, a matéria diz que São Francisco se tornou um antro de drogados porque o poder público se tornou leniente, deliberadamente!, com o uso de drogas e baixou a repressão aos drogados. E é justamente a esquerda que prega a liberação do uso de drogas e o fim da repressão aos drogados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Souza

    ± 15 horas

    O desemprego gerado pela tecnologia é sim um problema inerente ao capitalismo. Os outros três mencionados não são.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 16 horas

    Os países da Europa Ocidental, especialmente os países escandinavos e a Alemanha, são exemplos de economias capitalistas com excelentes redes de proteção social que impedem o avanço da pobreza e garantem uma sociedade mais justa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Okamoto

    ± 17 horas

    Imagina o céu, o purgatório e o inferno, "Todos iguais, misturados, convivendo em harmonia". Tem que avisar o Dono da Causa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 19 horas

    A desigualdade sempre existirá pois as pessoas são desiguais e inclusive é bem vinda, já que muitas vezes reflete o esforço pessoal de cada um. Mas lógico que sempre vai haver os que se esforçaram mas não dera sorte, porém a proposta de "incorporar os perdedores" iria apenas fazer com que ninguém mais se esforçasse o suficiente para vencer, travando o desenvolvimento, algo muito parecido com o que ocorre em estados socialistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Toni

    ± 19 horas

    Creio que desigualdade em si mesma não é problema. O problema é pobreza. Se um dia conseguirmos extirpar a pobreza, a desigualdade deixaria de ser um problema. Se conseguirmos um dia atingir um padrão mínimo de prosperidade para todos, não precisa haver limite máximo de riqueza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Toni

    ± 19 horas

    Os sistemas econômicos são imperfeitos pelo fato de advirem de seres humanos imperfeitos. Parafraseando Churchill, o capitalismo é o pior de todos os sistemas econômicos, excetuando-se todos os outros, é claro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 19 horas

    Acho que não entendeu como funciona as relações humanas Suas motivações e o consequente sistema moledo pelos milênios da humanidade. Aperfeiçoar o capitalismo ? Como assim ? Alguém é inventor Do capitalismo ? Quem é ? Ora, parece que Isso é texto estilo progressista ou ao estilo de Marx, querendo criar um mundo novo na marra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sebastião Mota

    ± 20 horas

    O capitalismo precisa somente encontrar uma melhor forma de redistribuir a renda. Se as pessoas físicas e empresas, pudessem doar ao menos 50% dos impostos que recolhem, direto na conta dos cidadãos que ganham um salário mínimo, por exemplo, esta parte do dinheiro não se perderia na estrutura ineficiente dos governos. A lista de beneficiários, que seriam trabalhadores registrados e aposentados, seria fornecida por um cadastro controlado pelo próprio governo e fiscalizado pelas empresas e cidadãos. O restante da população carente, sem emprego ou aposentadoria, continuaria sendo atendida por programas como o bolsa família

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 20 horas

    Não foi por falta de capitalismo que somos um país de maioria pobre, mas sim por falta de políticas públicas que equalizassem a capacidade de produzir riqueza. Reduzir tudo à meritocracia do não-********* é de uma superficialidade risível. O compadrio dos ag. públicos corruptos com os corruptores do alto setor privado tem muito mais peso do que as teses de Smith e Mises, e produziu parasitas do estado e export. de commodities ricos e satisfeitos, que nunca fizeram caso de possibilitar o acesso a conhecimentos e recursos produtivos aos nascidos longe dos berços refinados. Sem educação muito boa, qualquer que seja o viés ideológico o resultado da conta será sempre a miséria e suas mazelas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo Toni

      ± 19 horas

      Você tem razão no que fala. Todavia, os países que prosperaram não tiveram em sua causa motora do progresso a mão estatal, mas antes cidadãos empreendores e conscientes, que agiam independente do poder público. O amor ao próximo nunca foi política pública estatal de lugar nenhum.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Itana Gimenes

    ± 21 horas

    Finalmente um.bim editorial

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 21 horas

    Creio que o melhor sistema Econômico deveria estar aliado ao melhor sistema Político. Quem sabe assim, todos estariam satisfeitos. É complicado saber que os sistemas integrados de Domínio, Status e Poder, que são concentrados no Sistema Político, muitas vezes entra em choque com os interesses do Povo. Este mesmo Povo que sempre desejou emprego, salários jutos, menos impostos e mais participação social. Muitos destes cidadãos do Povo são manobrados pelos Políticos que são Populares para se manterem no Poder. Filósofos se atravessam, religiões se multiplicam, mas os Sistemas continuam, não estamos estudando um Projeto de Mudanças Econômicas e Políticas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Chatinho

    ± 22 horas

    https://www.youtube.com/watch?v=HftFWl7acpM

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Chatinho

    ± 22 horas

    https://www.youtube.com/watch?v=lbMwNxDiSRA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giancarlo Bento Antoniutti

    ± 24 horas

    O mundo globalizou e se interligou, seria de se esperar que os primeiros a enriquecer, façam isso em uma escala muito maior do que existiu anteriormente. A natureza humana é a da miséria, é so parar de trabalhar, de arrumar sua casa, pagar seus impostos e logo logo chega-se lá. Manter o mundo civilizado atual da trabalho, assim eh!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vittor Firmino de Lira

    ± 24 horas

    Senti uma pitada de progressismo nesse texto aí. Gazeta tem q tomar cuidado para não se desvirtuar das ideias que ela defendia inicialmente, senão perdera assinantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      jose eduardo de moraes

      ± 15 horas

      Ou ganhará os progressistas

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    ± 24 horas

    Adam Smith escreveu " o homem é movido pelo interesse" quanto menos intervenção do estado melhor, ele deve ajudar não atrapalhar! Tem que ter um estado forte para não deixar os oligopólios, monopólios matar os pequenos emprendodores! O socialismo é o contrário: estado grande interventor e burocrático!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 1 dias

    O capitalismo é o ÚNICO sistema econômico compatível com a liberdade dos cidadãos e o mais eficiente na produção de prosperidade e justiça social. Na economia de mercado, quem atende melhor as pessoas, quem é mais útil à sociedade, é recompensado, ganha mais por mérito. Há muitos modelos de capitalismo, mas o fundamental é a cooperação entre homens livres no mercado, trabalhando em paz. Essa é a receita que criou países como Suíça, EUA, Canadá, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 1 dias

    A melhor maneira de reformar o capitalismo e lhe dar mais liberdade para produzir

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 1 dias

    Faz tempo que a Gazeta não produz um editorial tão ruim. Primeiro, cita "problemas do capitalismo", e logo a frente admite que estes são decorrentes do crescimento populacional e dos erros coletivos, ora, nada que se possa creditar ao capitalismo em si. Mais a frente, se arvora, fazendo coro com Schwab, prescrever o lenitivo, o "capitalismo de todas as partes", onde o Estado vai corrigir uma serie de imperfeições. Como já nos ensinou Hayek no lindo "o Caminho da Servidão", não existe trilha intermediária, um pouco de intervencionismo sempre leva para mais intervencionismo. "Corrigir" o capitalismo, é acabar com a liberdade de mercado. O editor da Gazeta precisa decidir qual caminho quer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Búrigo Marcondes Godoy

    ± 1 dias

    Cruz Machado, uma das cidades mais pobres do Paraná, é pobre por falta de capitalismo e não por excesso de capitalismo. Se empresários “gananciosos” fizerem investimentos na cidade, seja abrindo empresas ou mesmo construindo mansões para simples lazer, a pobreza diminuirá, novos empregos serão criados e a roda da economia, que atualmente anda meio emperrada por lá, começará a girar cada vez mais rapidamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Búrigo Marcondes Godoy

    ± 1 dias

    Cruz Machado, uma das cidades mais pobres do Paraná é pobre por falta de capitalismo e não por excesso de capitalismo. Se empresários “gananciosos” fizerem investimentos na cidade, seja abrindo empresas ou mesmo construindo mansões para simples lazer, a pobreza diminuirá, novos empregos serão criados e a roda da economia, que atualmente anda meio emperrada por lá, começará a girar cada vez mais rapidamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diógenes Barboza da Silva

    ± 1 dias

    Percebo que ainda existe muita dificuldade em entender economia de mercado, e a confusão de termos e conceitos contribui bastante para isso, por exemplo, confundir oligarquismo com capitalismo, ou seja, achar que Estado-de-bem-estar-empresarial é sinônimo de capitalismo. Sociedade de mercado é ordem natural, é um arranjo espontâneo, que por sua vez, é apenas a consequência da Liberdade, indivíduos em liberdade, vivendo em sociedade, sempre se organizarão, em uma atividade empreendedorial, para produzir bens e serviços que são demandados por outros consumidores e farão trocas voluntárias, é nesse processo que se dá a criação de riqueza, onde, a ação humana, ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      Perfeito Diógenrs !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Diógenes Barboza da Silva

      ± 1 dias

      Temos que atacar os verdadeiros problemas de frente, e eles são políticos, como, por exemplo, a centralização do poder político, pois o poder corrompe e o poder-absoluto corrompe absolutamente, logo o poder tem que ser limitado e descentralizado, através do princípio da subsidiariedade e de governos distritais. A mentalidade coletivista estatizante e o intervencionismo-estatal também precisam ser combatidos. Apenas ideias podem iluminar a escuridão!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Diógenes Barboza da Silva

      ± 1 dias

      ... visa sempre sair de uma situação de maior desconforto, para uma de menor desconforto, sempre visando melhorar seu bem estar-pessoal, de forma subjetiva, nessas trocas voluntárias ambos saem ganhando. Divisão do trabalho! O capitalismo é uma grande rede de cooperação entre indivíduos livres! Para aperfeiçoar o capitalismo basta parar de defender terraplanismo-econômico e de perseguir espantalhos, como, por exemplo, a desigualdade, que nunca foi e nuca será o problema, e passar a defender a liberdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Búrigo Marcondes Godoy

    ± 1 dias

    Penso que muitos problemas sociais, ambientais e de outras ordens, apesar de ocorrerem em uma sociedade capitalista, não decorrem do capitalismo em si mesmo. Se está ruim com o capitalismo ficará muito pior sem ele. É só observar a história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diógenes Barboza da Silva

    ± 1 dias

    Responda rápido: quem realmente foi o grande beneficiado pelo capitalismo? Se você respondeu "os ricos", você nunca estudou história. https://www.mises.org.br/article/2646/o-grande-beneficiado-pelo-capitalismo-foi-o-cidadao-comum-e-nao-os-ricos-e-poderosos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 19 horas

      Marcos Chatinho: de onde é que você tira tanta imbechilidade? Tenho certeza de que essa avalanche de besteirra vai muito além do que a Greisi manda vocês escreverem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MGarcia

      ± 22 horas

      Marcos Chatinho: Inocente inútil...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 24 horas

      Marcos Chatinho: Cuba, Venezuela e Coréia do Norte estão melhores??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulista

      ± 1 dias

      Marcos Chatinho: Tá pra nascer um bobinho e/ou inocente útil igual a você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 1 dias

      Marcos Chatinho: chatinho, burro e mentecaPTo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos Chatinho

      ± 1 dias

      Os ricos, que estão com dinheiro no bolso; compram saúde, amor, coisas. Os pobres não compram saúde, não compram amor e não compram coisas. O resto é mimimi. Repito: quem está se dando muito bem com o capitalismo é o rico. A grande massa, está desdentada, cabelo feio, casa caindo, pegando ônibus por falta de opção e levando desaforo pra casa, se tiver trabalho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Diógenes Barboza da Silva

      ± 1 dias

      https://www.mises.org.br/article/2965/como-o-progresso-transforma-a-escassez-em-abundancia--a-agua-de-israel-e-os-elementos-quimicos https://www.mises.org.br/article/2540/a-teoria-do-valor-trabalho-ainda-assombra-a-humanidade-e-segue-causando-estragos

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Chatinho

    ± 1 dias

    Riqueza nas mãos de alguns, que lucram as benesses do lobby na porta do congresso nacional e assembleias legislativas. O povão mesmo é um por si, deus por todos. Estes que criticam o governo de olhar social, nem sabem o quanto de benefícios os grandes empresários tem. A própria igreja evangélica perdeu completamente o pudor, ao continuar insistindo em amealhar descontos em conta de luz e outras coisas. Continuem batendo palma para as empresas de religão e seus corruptos de estimação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 19 horas

      Quanta asneira! Só faltou incluir o BBB20 nesse cozidão destrambelhado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 1 dias

      Vai trabalhar vagabundopata

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.