i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O STF hesita em resolver a crise que criou

  • PorGazeta do Povo
  • 03/10/2019 18:35
Plenário do STF durante julgamento que pode levar à anulação de 32 sentenças da Lava Jato.
Plenário do Supremo Tribunal Federal.| Foto: Nelson Jr./STF

Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal deveria ter definido qual seria o procedimento a adotar como padrão quando tiver de analisar casos semelhantes aos julgamentos que a corte acabou de anular – o do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine e o do ex-gerente da estatal Márcio de Almeida Ferreira. Os dois executivos foram condenados em julgamentos diferentes, mas tinham em comum o fato de dividirem o banco dos réus com acusados que fizeram delação premiada e terem solicitado prazos diferenciados para oferecer suas alegações finais, o que não era previsto pelo Código de Processo Penal. No entanto, a quinta-feira passou sem decisão alguma, pois alguns dos ministros se ausentariam, e o presidente da corte, Dias Toffoli, quer a presença de todos eles para decidir algo tão importante.

Faz sentido que Toffoli deseje quórum máximo, dada a relevância do que será decidido. Mas, se o único argumento para adiar a votação era a ausência de alguns dos membros da corte na sessão deste dia 3, bastaria incluir o julgamento na pauta da próxima semana. Não foi isso o que ocorreu, no entanto. Ainda não há data para a continuação da votação, e informações de bastidores dão conta de que há impasse dentro da corte a respeito do caminho que se deve seguir.

O que se conclui disso é que o Supremo abriu uma caixa de Pandora e não tem a menor ideia de como fechá-la. É razoável que a corte queira fixar um procedimento a seguir nos julgamentos em curso e futuros. Determinar que, a partir de agora, delatados entreguem suas alegações finais apenas depois de tomar conhecimento das peças enviadas pela defesa dos delatores é um passo adicional para garantir o devido processo legal e o direito ao contraditório. É na análise de julgamentos já concluídos que o estrago foi feito: quando a Segunda Turma adotou o formalismo puro e simples para anular a condenação de Bendine pelo simples fato de não ter havido prazos diferenciados (como, aliás, prevê o Código de Processo Penal), sem nem analisar se houve prejuízo real ao réu, instalou a insegurança jurídica completa.

O Supremo abriu uma caixa de Pandora e não tem a menor ideia de como fechá-la

Na data ainda indefinida, os ministros votarão duas propostas de Toffoli quanto aos julgamentos passados: na primeira, só serão passíveis de anulação os julgamentos em que a defesa de um delatado pediu para falar por último; na segunda, é preciso que fique comprovado o prejuízo concreto ao réu para que se possa anular um julgamento. Da combinação dos resultados dessas duas votações surgirá a regra a ser aplicada pelo Supremo quando analisar novos recursos.

E as consequências podem ser catastróficas. Se o plenário rejeitar ambas as propostas, aderindo ao formalismo segundo o qual o prejuízo é dado como certo e decorre da simples ausência de prazos diferenciados, todo julgamento em que o magistrado não concedeu tempo adicional para as alegações finais do réu delatado será anulado, ainda que esse procedimento estivesse de acordo com o Código de Processo Penal. Isso beneficia não apenas corruptos condenados da Lava Jato, mas até mesmo membros de milícias, chefes de facções criminosas e quaisquer integrantes do crime organizado que tenham dividido o banco dos réus com delatores que os incriminaram.

Na ponta oposta, se as duas teses vencerem e a comprovação do prejuízo for condição necessária para a anulação, o Supremo estará implicitamente admitindo que errou nos dois casos que deram origem a todo o imbróglio – principalmente em relação a Márcio Ferreira, pois, como lembrou Luís Roberto Barroso, o então juiz Sergio Moro efetivamente deu prazo adicional à defesa quando percebeu que as alegações finais de outros réus tinham informações novas. O ministro ainda acrescentou que “o réu paciente [Ferreira] entendeu que não tinha mais nada a dizer”.

Entre esses dois extremos há, ainda, um universo de possibilidades, se considerarmos o que já disseram alguns ministros durante o julgamento. Ricardo Lewandowski, por exemplo, perguntou o que ocorreria em um caso no qual um corréu delatado recorreu pedindo prazo adicional, mas outro corréu delatado não o fez, talvez por já saber que seu pedido não teria amparo no CPP. Luiz Fux já tinha questionado a diferenciação de prazos lembrando que a situação poderia se inverter: um réu delatado poderia, em suas alegações finais, trazer novidades contra o réu delator. Até mesmo a definição de “prejuízo” está em aberto. Se um réu delatado pede prazo adicional e o juiz nega, por concluir que nas alegações finais dos delatores não há nenhuma informação nova, haveria prejuízo? Por fim, há quem defenda que não é obrigação da defesa comprovar o prejuízo ao réu, e sim que cabe ao Ministério Público demonstrar a ausência de dano.

Enquanto essas perguntas não forem respondidas, dezenas de julgamentos ficarão sob a espada de Dâmocles. E, ao postergar uma definição tão importante para o país, o Supremo comprova a afirmação atribuída ao ex-ministro Pedro Malan, segundo a qual “no Brasil, até o passado é imprevisível”.

E, já que os ministros resolveram revirar o passado, a única solução aceitável, que minimizará o estrago, é anular apenas os julgamentos em que se comprovar prejuízo real. Se na fase de alegações finais um delator trouxe informações novas e o réu delatado não teve a oportunidade de se defender dessas acusações, estamos diante de um caso evidente de violação do direito de defesa. Do contrário – se não houve elementos novos nas alegações finais, ou se o réu delatado teve prazo adicional concedido pelo juiz –, não há por que falar em anulação. Infelizmente, a julgar pelo que a maioria dos ministros já afirmou ou decidiu, é bem possível que repitam a lenda grega, fechando a caixa, mas deixando dentro dela a esperança – no caso, a esperança dos brasileiros de que a impunidade finalmente tenha um fim no país.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celso Vinotintto

    ± 12 horas

    Na página um da cartilha do STF está escrito: há bandidos e bandidos, os comuns e os amigos; há ladrões e ladrões, os comuns e os amigos há corruptos e corruptos, os comuns e os amigos. A página seguinte mostra: aos comuns, todo o rigor da lei; aos amigos, bençãos, louvores e liberdade para continuarem no caminho das falcatruas. Até quando, meu povo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSE DE PAULA

      ± 2 dias

      PRA QUE STF .....DEFENDEM FACÇÕES CRIMINOSAS E POLITICOS BANDIDOS E LADRÕES...NEM DEVERIAM EXISTIR....PRA ELES O CIDADAÕ HONESTO ESTA ERRADO.HA UMA GRANDE INVERSAO DE VALORES NETE STF.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo roberto costa da silva

        ± 2 dias

        É inegável a percepção da sociedade de que o STF queira acabar com a Lavajato, tambem é perceptível que está mesma sociedade veja um circo de palhaços, que só fazem trapalhadas e demonstram que efetivamente não são juízes e sim, advogados togados a serviço da corrupção. Dane-se a população, o salário deles está garantido, o STF lembra um jardim da infância onde as crianças passam o tempo todo brincando e brigando pelo brinquedo do outro. E o pior de tudo, temos um presidente que não quer usar a sua BIC como o fez com alto patriotismo o presidente do Peru!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 2 dias

          Pedro Simon denunciou o esvaziamento da Lava Jato: “Essas decisões vão sendo tomadas em nível de Supremo e de Congresso. Esvazia-se a Lava Jato. E se acaba com prisão em segunda instância. Tudo o que ocorreu vai ser reduzido a zero. Reclamam porque o Moro falava com o procurador. Ora, ora, ora… Houve ou não houve corrupção? Houve ou não houve bandalheira? Houve ou não houve assalto a Petrobras? Essas coisas aconteceram ou não aconteceram?”

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JOSE DE PAULA

            ± 2 dias

            A REALIDADE É DURA....O STF QUER AJEITAR A MARACUTAIA EM BENEFICIO A TODOS E TA PERDIDO.......SE FOSSEM HOMEM SERIOS E HONESTOS NESTE TRIBUNAL A COISA SERIA BEM MAIS FACIL DE RESOLVER......É SÓ PUNIR OS CRIMINOSOS E DESONESTOS, CORRUPTOS ETC ....O NATURAL.....MAS SER HONESTO PRA ELES É SER CRIMINOSO ....NÃO SERVE.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Gustavo Augusto Druziki

              ± 2 dias

              Precisamos de um cabo e de um soldado ! Urgente !

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                andrea silva

                ± 2 dias

                O papel deles é esse, não perceberam ainda? Quanto pior, melhor. Eles instituem o caos e as massas abaixam a cabeça caladinhas, pois são condicionadas a sistemas hierárquicos (cargos) que são meras formalidades e humanamente falando, não significa nada. O sistema engoliu a todos, alguns povos do mundo (até os argentinos) possuem culhão de sair e enfrentar, já o brasileiro, esse é acomodado com a pobreza e péssima qualidade de vida, só pensa em futebol, igreja e churrasco. Vida que segue.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Gerônimo Portugal

                  ± 2 dias

                  STF = escritório de advocacia de tubarões. Eu apoio um golpe contra esse supremo

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo

                    ± 2 dias

                    Criar uma anarquia eh essencial caso se deseja sair totalmente fora das normas legais ao empreender uma acao que nao se justificaria em hipotese alguma, como soltar um criminoso especifico sem justificativa legal. Bagunceia o entendimento, ninguem entende mais nada e o clima esta pronto para aprontar. E tanto isso eh fato que os polemicos temas como suspeicao do juoz Moro e prisao em segunda instancia foram imediatamente agendados. O teatro esta pronto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

                      ± 2 dias

                      STF está lá para resolver ou para complicar ?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • C

                        Celso Vinotintto

                        ± 12 horas

                        Eu diria, os dois. Resolver para eles e complicar para o povão.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • P

                      PAULO C.P.

                      ± 2 dias

                      Parabéns ao STF. Zelando e trabalhando para que o Brasil não vire um país facista. O resto é notícia manipulada pela GP. SIMPLES ASSIM.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • G

                        Glecio

                        ± 2 dias

                        Esse tribunal deveria ser extinto, pq não é um tribunal e sim uma confraria para corrupto e sempre será. S.safadeza T tramóia F falácia

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 2 dias

                          “Estou bem tranquilo com minha consciência quanto ao que fiz. O ex-de****do Eduardo Cunha também diz que é inocente. Aliás, na cadeia todo mundo diz que é inocente, mas a Petrobras foi saqueada. Sempre que há um julgamento importante, dizem que a Lava Jato vai acabar, que tudo vai acabar. As pessoas pensam tudo pela perspectiva do Lula, embora seja possível que o julgamento do STF sobre a ordem das alegações finais leve à anulação da sentença sobre o sítio de Atibaia. Lula está preso porque cometeu crimes.” (Sérgio Moro)

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            José Cavalcante da luz filho

                            ± 2 dias

                            O STF é minha vergonha de ser brasileiro

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 2 dias

                          “Não houve excesso, ninguém foi preso injustamente. Opinião de militante político não conta, pois desconsidera as provas. Agora vem essa discussão de que a ordem das alegações finais seria um erro da Lava Jato. Os avanços anticorrupção não são de propriedade de juízes ou procuradores. É uma conquista da sociedade, do país. é o país que perde com eventuais retrocessos.” (Sérgio Moro, ministro da Justiça)

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 2 dias

                            "O SUPREMO ESTÁ DISCUTINDO ASSUNTO JÁ PACIFICADO >>> SÚMULA 523, DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - "No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficiência só o anulará se houver prova de prejuízo para o réu." >>> A súmula é clara. Se o delatado não pode se defender após a delação, só se anula a sentença desde que comprovado prejuízo ao réu delatado." Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/o-stf-hesita-em-resolver-a-crise-que-criou-anulacao-julgamentos-lava-jato/?utm_source=salesforce&utm_medium=emkt&utm_campaign=newsletter&utm_content=bom-dia Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luca

                              ± 2 dias

                              Insegurança jurídica = desemprego, pobreza, corrupção. Tudo o que o stf quer legislando em causa própria

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luis Augusto Lanzarini

                                ± 2 dias

                                Toda essa confusão armada por meia dúzia de safados,fazendo maracutaia para liberar meia dúzia de safados, aos quais tem o rabo preso. Só isso é o que esta acontecendo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  ± 2 dias

                                  O SUPREMO ESTÁ DISCUTINDO ASSUNTO JÁ PACIFICADO >>> SÚMULA 523, DO SUPREMO TRIBULA FEDERAL - "No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficiência só o anulará se houver prova de prejuízo para o réu." >>> A súmula é clara. Se o delatado não pode se defender após a delação, só se anula a sentença desde que comprovado prejuízo ao réu delatado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • D

                                    Dionisio Francisco Grabowski

                                    ± 2 dias

                                    Uns inúteis legislando em causa e benefícios proprios

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcos Ctba

                                      ± 2 dias

                                      STF contaminado perdeu a noção da constituição e faz a conveniência que lhe interessa. Interpreta lei não como guardião mas como inquisitor. Reforma constitucional Urgente e onde estão os renomados jurista deste Brasil para por a casa da lei em ordem? Estão todos observando a aberração juridica que estes magistrados do STF parciais e politicos estão ameaçando o Brasil.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Elias Quadros

                                        ± 2 dias

                                        Quem criou crise foi a farsa para antidemocraticamente trocar de poder no Brasil.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • F

                                          Freitas

                                          ± 2 dias

                                          SÚMULA 523, DO SUPREMO TRIBULA FEDERAL - "No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficiência só o anulará se houver prova de prejuízo para o réu." >>> A súmula é clara. Se o delatado não pode se defender após a delação, só se anula a sentença desde que comprovado prejuízo ao réu.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Flavio Teixeira

                                        ± 2 dias

                                        Até a última garrafa de destilado sabe a quem essa turma que se diz guardiã da constituição quer atingir (ou presentear?) com esses “julgamentos”...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          Wander

                                          ± 2 dias

                                          Não escapa a ninguém que o objetivo final dos magistrados é soltar o presidiário de Curitiba, nem que pra isto tenham que soltar líderes de facção e criminosos de toda espécie. Curioso é saber que estes últimos são menos perigosos, se comparados a uma anulação total da pena de Lularápio. A seita lulopetista ainda tem força e votos suficientes pra dilapidar o país mais uma (e última) vez.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                            ± 2 dias

                                            O stf é irresponsável. Pensa apenas em trabalhar contrato Brasil. O stf está na zona da confusão. Para por fim a este problema só fechando para balanço.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.