i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial 2

Pedagogia do medo

  • 22/10/2008 21:01

Uma pesquisa do ministério da Saúde constatou que os brasileiros mudaram de comportamento após a edição, em junho, da Lei Seca. O estudo comparou dados de 2007 com os colhidos em julho e agosto passados e concluiu que 32% dos motoristas que antes não se mostravam preocupados em dirigir sob efeito do álcool abandonaram o hábito. Para os analistas da pesquisa, o resultado prova que passou a existir mais responsabilidade ao volante em decorrência do intenso debate que se seguiu à edição da lei. Mas há outro fator que explica melhor tamanha mudança de comportamento: o medo do flagrante policial e das penas graves: a pesada multa de R$ 1 mil, a perda da carteira de habilitação, a apreensão do carro e a prisão. Esse medo, que estava em declínio dadas as deficiências da fiscalização. agora deve ressurgir, pois o número de bafômetros do Paraná passará de 12 a 32 até o fim do ano. É muito? É pouco? Não se sabe, mas, pela lei das probabilidades, a chance de um motorista ser flagrado alcoolizado se multiplica. Enquanto a responsabilidade geral não se manifesta independentemente das leis, vale a pedagogia do medo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.