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As chuvas que atingiram o litoral nas últimas semanas colocaram em evidência os problemas enfrentados pelo Porto de Paranaguá. Com o processo de embarque interrompido pelo mau tempo, o porto não consegue escoar toda a carga que chega das lavouras no perío­­­do de safra, o que causa as filas de caminhões na BR-277. Mesmo antes de a rodovia ser interditada por causa dos desmoronamentos e da queda de pontes, a fila atingia 30 quilômetros. E mesmo com o porto vazio devido à interrupção do tráfego, a capacidade de armazenagem e a transferência da carga dos silos para os navios continuaram deficitárias. São problemas enfrentados pelo setor agropecuário que precisam de uma intervenção contínua e urgente. Segundo cálculo da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, para os próximos quatro anos o investimento necessário para modernizar o Porto de Paranaguá chega a R$ 1,2 bilhão, e boa parte precisa vir do governo federal. São intervenções necessárias para que o porto pare de perder espaço para outros, como o de São Francisco do Sul (SC), e continue mantendo sua posição de terceiro maior porto do País.

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