• Carregando...

Uma briga política pode influenciar a participação de Curitiba na Copa do Mundo a ser realizada no Brasil, em 2014. Pelo menos essa é a conclusão a que chegou o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury. Em entrevista à rádio Band News, na quarta-feira, ele expressou a preocupação e declarou que ela decorre de uma conversa de três horas com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, no Rio de Janeiro. Para Cury, se Curitiba não for uma das sedes da Copa, isso se dará em razão da briga política entre Teixeira e o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Como é de conhecimento público, o senador paranaense presidiu a rumorosa CPI do Futebol (outubro de 2000 a dezembro de 2001), apoiada também por outros parlamentares paranaenses. Seu foco principal foi o contrato financeiro da Nike com a CBF, assinado por Teixeira para o patrocínio da seleção brasileira. A CPI apontou 23 irregularidades na gestão de Teixeira. A ação penal contra a sua administração, proposta pelo Ministério Público Federal (2006), a partir das conclusões e documentos reunidos pelos parlamentares, corre na 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Hélio Cury afirmou que ficou certa insatisfação de Ricardo Teixeira com esse episódio e com a iniciativa (frustrada) para a abertura da CPI do Corinthians. "Vários estados tiraram a assinatura e o Paraná não fez isso. É claro que sobrou uma certa mágoa com o senador... Mas, lógico que temos que trabalhar bastante e muitas passagens políticas virão até 2014".

O caso, ressalte-se, só pode ser analisado em tese, pois nada há de concreto sobre ele além da conclusão de que Hélio Cury expressou pela rádio. A possibilidade, no entanto, deixa alarmados os que zelam pela ética na vida pública. Afinal, o rancor político não pode servir como critério para a escolha das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Pode-se pensar na estrutura dos estádios, na facilidade de acesso, na força da rede hoteleira e num sem-número de outros critérios aceitáveis para embasar a escolha. No entanto, qualquer decisão que envolva barganha política é vil e escandalosa.

O fato de políticos de outros estados terem retirado assinaturas para a abertura de outra CPI que poderia comprometer a CBF – a do Corinthians – precisa ser posto em perspectiva. Nenhum problema se a motivação seguiu o zelo pelo bem comum, ou seja, se a retirada de apoio se deu porque os parlamentares, por exemplo, consideraram as denúncias infundadas. Se, por outro lado, eles foram movidos puramente pelo interesse em obter esta ou aquela vantagem da confederação, é um caso explícito de falta de escrúpulos.

Sabe-se que senadores e deputados do Paraná acharam que havia razão para a instauração do inquérito parlamentar e não abriram mão de sua prerrogativa de apoiar a apuração dos fatos. No caso das denúncias apuradas pela CPI que foi levada a cabo, a do Futebol, cabe à Justiça culpar ou inocentar o presidente da CBF das duas dezenas de acusações de atos ilícitos em sua gestão, como quer provar o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, que aceitou as denúncias. Qualquer que seja o resultado, é inegável que, ao rejeitar pressões destituídas de interesse público para a tomada de suas decisões parlamentares, os representantes paranaenses no Congresso reafirmaram o compromisso ético com os cidadãos deste estado.

Quanto à escolha das cidades que vão receber jogos da Copa, é esperar para ver. Se Curitiba for preterida, os paranaenses certamente vão querer explicações claras e a garantia de que a escolha não foi pautada por interesses escusos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]