i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

As Big Techs e a liberdade de expressão ameaçada

  • PorGazeta do Povo
  • 12/01/2021 17:42
Jack Dorsey, CEO do Twitter, testemunha remotamente enquanto o senador John Kennedy (R-LA) observa durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado sobre “censura, repressão e as eleições de 2020” no Capitólio em 17 de novembro de, 2020 em Washington, DC.
Jack Dorsey, CEO do Twitter, testemunha remotamente enquanto o senador John Kennedy (R-LA) observa durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado sobre “censura, repressão e as eleições de 2020” no Capitólio em 17 de novembro de, 2020 em Washington, DC.| Foto: Bill Clark/Pool/AFP

“A chanceler considera problemático que as contas do presidente dos Estados Unidos nas redes sociais sejam fechadas definitivamente”, disse na segunda-feira o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel. Ela nem de longe pode ser descrita como uma apoiadora incondicional de Donald Trump, mas nem por isso a afirmação deve ser considerada surpreendente. Quem tem preocupações genuínas com a democracia, em todas as suas dimensões, repudiou a invasão do Capitólio norte-americano ocorrida no dia 6, mas também enxerga com bastante preocupação a ofensiva conjunta das Big Techs contra Trump, culminando com o cancelamento de suas contas, uma decisão que reflete o enorme poder acumulado por essas companhias e que ameaça a liberdade de expressão ao levar às últimas consequências uma prática que empresas como Twitter e Facebook já vêm adotando há algum tempo, em doses menores, contra famosos e, principalmente, contra anônimos.

Não é uma discussão simples, pois envolve uma série de fatores, como o caráter privado das empresas (o que, para alguns, justifica que elas façam o que bem entenderem); a própria maneira como elas se descrevem ao público e como elas agem na prática; seu caráter quase oligopolista – o que ficou mais evidente em outra ação das Big Techs, ao sufocar uma mídia social alternativa, o Parler –, e a proporcionalidade das punições aplicadas a usuários.

A pergunta “que tipo de serviço, afinal, as mídias sociais oferecem?” está no centro de uma controvérsia legal nos Estados Unidos. De acordo com a Seção 230 da Lei de Telecomunicações de 1996, pessoas ou empresas que se limitem a transmitir conteúdo de terceiros na internet não podem ser responsabilizadas legalmente pelo que ali for publicado. Há exceções, obviamente: mídias sociais não podem usar essa lei para se esquivar de apagar conteúdos que constituem crime ou que violem a propriedade intelectual. E ninguém haverá de acusar agressão à liberdade de expressão quando uma mídia social bane, por exemplo, publicações racistas ou que contenham, por exemplo, pornografia infantil.

É responsabilidade das Big Techs defender e promover a liberdade de expressão, em vez de apossar-se dela como em uma distopia, calando ideias e pessoas de acordo com as próprias preferências

Mas o que as Big Techs vêm promovendo está além disso. Postagens são apagadas e usuários recebem suspensões temporárias por conteúdos que nem de longe constituem crime – o mais provável é que tenham meramente ofendido algum consenso tornado inatacável pela intelligentsia dita “progressista” –, e muitas vezes as empresas nem mesmo explicam de forma clara os motivos da punição. Em outros casos, publicações vêm acompanhadas de “advertências” sobre sua possível falsidade ou imprecisão. Todas essas atitudes fazem das mídias sociais não apenas meros intermediários da transmissão de conteúdo, mas autênticos editores, decidindo o que pode ou não ser publicado – e, o que é mais grave, quem tem voz e quem será calado. Isso lhes retiraria a proteção legal da lei norte-americana; se as mídias sociais agem como editores (“publishers”), deveriam poder ser responsabilizadas pelo que seus usuários ali publicam. E, ainda que a Seção 230 seja uma exclusividade dos Estados Unidos – a maioria dos demais países admite níveis maiores de responsabilização das plataformas –, o debate sobre a natureza das mídias sociais transcende legislações e precisa ser feito.

Isso nos leva ao coração do argumento de muitos liberais que defenderam a punição a Donald Trump. Se Twitter, Facebook e outras mídias quiserem agir como editores, deixando bastante claro que terão essa postura e responsabilizando-se legalmente pelo que for ao ar (abrindo mão, portanto, da proteção legal de que gozam quando se descrevem como simples plataforma que publica conteúdos de terceiros), não deveriam ter o direito de escolher quem pode usar seus serviços, e de que modo? Mais uma vez, a resposta não é tão simples. A revolução tecnológica tornou praticamente impossível a muitas pessoas até mesmo exercerem seu trabalho sem recorrer às Big Techs – e a dificuldade colocada por essas empresas para o surgimento de alternativas que adotem critérios de moderação mais “minimalistas”, como o Parler, mostra que este mercado está se encaminhando para a constituição de um autêntico oligopólio. Tamanha dependência lhes concede um enorme poder, que precisa ser exercido com parcimônia e transparência completa, a começar pela explicitação total dos critérios de moderação, que precisam ser razoáveis, sem dar margens a filtros ideológicos nem a posturas duplas em que certos discursos são mantidos e outros idênticos são removidos, dependendo única e exclusivamente de quem fala e do alvo da crítica.

Por fim, resta a questão da proporcionalidade das punições, o aspecto que despertou a preocupação de Angela Merkel. Se apagar uma postagem ou tuíte é uma resposta adequada, dependendo da ofensa cometida, banir indefinidamente um usuário, na enorme maioria das vezes, será atitude completamente desproporcional. Trump tem usado as mídias sociais para estimular a polarização política norte-americana, erodir pilares da democracia americana e publicar alegações sem provas, mas este é o tipo de ação ao qual se responde de forma pontual, eliminando os conteúdos problemáticos, jamais com o “cancelamento” virtual puro e simples, o que equivale a uma censura, ainda que não aplicada pelo Estado, mas por um particular.

E, quanto maiores as punições, maior o risco de incoerência – ou de hipocrisia. Antes mesmo de Trump, seu ex-assessor Steve Bannon teve sua conta banida em novembro de 2020 ao sugerir que Anthony Fauci, assessor do governo para o combate à Covid-19, e Christopher Wray, diretor do FBI, deveriam ser decapitados; mas a artista Kathy Griffin, que publicou uma foto segurando uma cabeça ensanguentada de Trump em 2017 (e repetiu a dose em 2020), segue tuitando livremente. Outra conta que continua ativa é a do aiatolá iraniano Ali Khamenei, com o Twitter limitando-se a apagar publicações que pregam a destruição de Israel ou defendem a sentença de morte contra o escritor Salman Rushdie.

Ao se descreverem como meros intermediários para troca de ideias e portarem-se como editores; ao não apresentarem com transparência seus critérios sobre quais conteúdos consideram aceitáveis; ao não aplicarem as mesmas regras a todos os participantes, punindo ofensas iguais de maneiras diferentes; ao se organizarem para bloquear o surgimento de mídias alternativas; e ao aderirem ao “cancelamento” da forma mais agressiva possível, as Big Techs se sujeitam, sim, a uma crítica bastante justificada a respeito de sua atuação. Sua responsabilidade é diretamente proporcional ao poder que acumulam na era da informação, e entre essas responsabilidades está a de defender e promover a liberdade de expressão, em vez de apossar-se dela como em uma distopia, calando ideias e pessoas de acordo com as próprias preferências.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marçal

    ± 19 horas

    Que trump e leais seguidores, inclusive a família que nos governa, são multiplicadores de inverdades e aquecem e atiçam a violência entre os seus, já não discuto. Mas fica claro q existe muito poder nas mãos de poucos. Isto os países devem regular o qto antes, bem como o desleal modus operandi trumpista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      13/01/2021 15:07:00

      Trump tentou um golpe, coordenando-se com seus fanáticos pelas redes sociais. É óbvia e correta a reação das big techs, mas para os frustrados com a derrota do projeto político de Trump isso é inadmissível. O chororô está apenas começando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • J

        JOSIL

        ± 23 horas

        Até um antidemocrático militante, adorador de tiranos e autoritarismos tem o direito de expor a sua hipocrisia..... Por outro lado, iremos manifestar o nosso repúdio sempre, a vocês e as suas maléficas ideias. A verdade, a liberdade irá prevalecer!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • N

        Nelson Gonçalves Santana Junior

        ± 24 horas

        Mesmo acreditando que o seu comentário tem conteúdo discriminatório e com falsa acusação, não acho que a Gazeta deve restringir o seu direito de expor ele aqui. Essa é a diferença de um pensamento democrático, para um pensamento fascista.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • P

      pedro cruz

      13/01/2021 15:06:45

      Punição sem o devido processo legal com todas as regras do Estado democrático de direito é, simplesmente, apedrejamento. A democracia é um sistema que requer aprimoramento constante e estamos vivendo retrocesso no sistema. Toda forma de violência é tolerada e justificada para combater o discurso da violência. Tempos sombrios

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JOSIL

        13/01/2021 14:54:16

        ...."Trump tem usado as mídias sociais para estimular a polarização política norte-americana, erodir pilares da democracia americana e publicar alegações sem provas," TAÍ O PROBLEMA! Mesmo contra a censura - a Gazeta foi vítima -, o editor dá a sua opinião entre linhas e condena o Trump. Senhores, o mundo há muito já não está polarizado? Como aqui, o presidente da América desde a sua posse não se tornou a GENI do planeta? "Joga fezes nele e no Bolsonaro"! Eles não podem se defender? A população não pode saber para poder escolher? Que raios de pensamento enviesado é esse, que só admite a "minha" verdade? Não há provas da agressão sofrida pelos presidentes, apenas das suas agressões - deles?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          E.NETO

          13/01/2021 14:32:57

          Liberdade de expressão, democracia, conservadorismo e liberalismo são termos, entre outros, necessitando atualização na definição, pois conforme o interesse tem conotação muito diversa. O mesmo princípio utilizado pelas Big Techs poderia ser utilizado por países como a China e simplesmente proibí-los!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Manoel Cesar Romero

            13/01/2021 14:02:11

            A grande parte da imprensa tem medo do Trump, receio do atual presidente brasileiro e outros que não concordam com eles(imprensa). A imprensa mais do que nunca virou politiqueira, muitas vezes mentirosa e suja. Existe a parte honesta mas........

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              BP

              13/01/2021 13:42:15

              Um bom texto. Entendo, contudo, que a liberdade de expressão deve ser tratada como na Constituição dos EUA, admitindo até extremos. A deep web não tem censores e não impede a persecução penal, pelo contrário. Já tentaram excluir até Monteiro Lobato da literatura infantil, como racista. A própria sociedade é capaz de contextualizar e afastar os excessos, e a história mostra que o bom senso e a racionalidade tendem a prevalecer no médio e longo prazos. Parece ser isso que está ocorrendo agora, pois as Big Techs já vinham adotando a censura há mais tempo do que deveriam, com a conivência daqueles que chamam tudo à destra do PSOL de "neoliberal" ou "extrema direita".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eleide Santana Oliveira

                13/01/2021 13:06:14

                Estão abusando o direito de serem estúpidos, retrógrados e ao fazerem isto, esticam o "tecido social" ao insuportável. Haverá consequências. Esses riquinhos não podem editar a todos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlos

                  13/01/2021 13:00:20

                  Parabéns para a editoria da GP! Não vemos reação semelhante no restante da mídia ( salvo raríssimas exceções). Este assunto é gravíssimo e as pessoas e sociedade em geral ( em qualquer parte do planeta) , não está se dando conta do que me parece um projeto de poder destas empresas e alas políticas radicais. Comparo este comportamento totalitário ao realizado por Hitler e Stálin no século passado. Quando a sociedade acordar pode ser tarde demais.... Acorda Humanidade

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Tarcísio Gomes de Paula Pessôa

                    13/01/2021 12:54:07

                    Ditadura progressista, se é que isso não será mero pleonasmo. Está faltando punição a essas big techs donas da “verdade”.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Jose

                      13/01/2021 12:37:13

                      Por que a GdP apaga comentários? Não seria o mesmo raciocínio?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • R

                        Romeu

                        ± 20 horas

                        Então leia o texto novamente pra entender.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        André

                        ± 22 horas

                        Eu já tive comentários apagados, também gostaria de saber?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Edson

                      13/01/2021 11:57:36

                      Parei de ler em " Trump tem usado as mídias sociais para estimular a polarização política norte-americana, erodir pilares da democracia..", fui conferir se não tinha acessado por engano a Folha de São Paulo ou O Globo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      4 Respostas
                      • C

                        Cidadão Brasileiro

                        13/01/2021 15:02:31

                        Cassiano, fosse a hipótese de infiltração minimamente plausível, Trump não teria agido como agiu, teria despachado forças de segurança imediatamente, mas ele só fez isso quando seus colegas republicanos, amedrontados no Capitólio, imploraram.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cassiano

                        13/01/2021 13:48:25

                        No editorial sobre a invasão ao capitólio esse viés foi escancarado, o editor realmente parte do pressuposto que Trump estimulou a violência e condenou toda a massa de apoiadores, sem considerar a possibilidade de haver infiltrados.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • B

                        BP

                        13/01/2021 12:59:05

                        Um ato falho que talvez tenha indicado um viés do redator, mas sem comprometer demasiadamente o conteúdo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mitinho

                        13/01/2021 12:17:00

                        Chamou-me a atenção também. Será que não faltou um ponto de interrogação ao final do parágrafo, seja era um questionamento que acabou virando uma afirmação, sem mais nem menos???.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luiz Eduardo Rocha Lima

                      13/01/2021 11:56:57

                      Muito se fala, com textos trazendo palavras "difíceis e bonitas". O que aconteceu, pura e simplesmente, foi uma censura jamais vista na nossa história recente, fruto de um duplo padrão perpetrado pela esquerda.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Vi Lopes

                        13/01/2021 11:55:24

                        Já me livrei de Tweeter, Insta, Face e sigo viva, melhor do que antes. Falta largar o WhatsApp... Aí a vida retorna por completo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • L

                          L.@.R.@

                          13/01/2021 13:31:36

                          Se todos fizerem isso, não falaremos de Big Techs!!! só são o que são porque possuem os nossos dados que são "retirados" de nós sem nenhum conhecimento nosso.... vou me livra do Zap agora!!!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carlos

                          13/01/2021 13:02:49

                          Parabéns, Esta é a melhor maneira de iniciarmos reação a esta situação absurda. Abraços

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • I

                        irineu umberto librenza

                        13/01/2021 11:40:46

                        O coração da questão é que tiraram a força da direita. Ficou mais difícil que ela continue a sua propagação daninha por estes meios. Ao final vai se chegar a um consenso mundial sobre como manejar a questão mas o certo é que a direita vai perder espaço.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • D

                          Doc

                          13/01/2021 13:11:30

                          A direita triunfará mais uma vez Todos os regimes que tentaram subjugar o povo , não conseguem se manter . Comunismo na Rússia e nos satélites . Em breve fim em Cuba e Venezuela , Fim na Argentina já começou . China unindo Judeus e Muçulmanos decretara seu fim . O povo reprimido reage e as ditaduras acabam .

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • H

                        Hans R.H.

                        13/01/2021 11:25:15

                        Bah, o Trump ainda pode se expressar como quiser, só terá que encontrar outra plataforma que ature seu mal-comportamento. Que crie seu próprio aplicativo de comunicação se quiser! Quando a LATAM resolve banir um passageiro que bebe, cria brigas e é violento contra os funcionários da empresa, ninguém diz que a pessoa teve sua liberdade de ir e vir ameaçada.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Arys

                          13/01/2021 10:59:21

                          Mas a comunidade que não é gado já reagiu e continua reagindo. Coincidindo com a modificação prevista no Whatsapp próxima, iniciou-se também o movimento de fechamento, por parte dos usuários, de contas do Facebook e Instagram, bem como uma migração maciça de usuários do whatsapp para outros aplicativos, que respeitam a opção do usuário de configurar o que quer compartilhar, não são censores como este oligopólio. Notem, ainda, que há empresas de tecnologia que estão quietinhas, esperando o que vai acontecer. Oracle, Microsoft, p. ex. Muitas delas já deixaram a Califórnia, reduto dos democratas, e foram para o Texas, sem alarde. Isso diz alguma coisa...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Arys

                            13/01/2021 10:51:31

                            O problema transcende, e muito, suspender as contas do Trump. O tweeter começou a eliminar seguidores de pessoas que manifestamente são contrárias ao "progressismo", eufemismo criado para disfarçar a extrema esquerda. E o que aconteceu? Criaram contas no Parler, plataforma alternativa, e começou a migração. Daí p frente, só imundície. Além de tirar das lojas, a Google, já que o DNS dos telefones Android vem configurado com o dela, começou a desviar, via DNS, os pedidos para as outras lojas, e jogar na loja dela, que já tinha tirado. Juntou-se ao conluio a Amazon, derrubando os servidores da Parler hospedados na sua nuvem. Leiam Flávio Gordon aqui na GP, sobre os metacapitalistas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              13/01/2021 10:42:56

                              Trump usou das mídias sociais para “erodir os pilares da democracia”? Trump apresenta vários aspectos controversos mas não vejo consistência nessa afirmação. Erodir os pilares da democracia é, por exemplo, tomar algo relativo como certo para aprisionar e conduzir o pensamento alheio.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • M

                                Mitinho

                                13/01/2021 12:19:54

                                Concordo 100%.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marco Polo

                              13/01/2021 10:29:55

                              Muito bem exposto o raciocínio de Constantino, pertinente e correto!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ALETCM

                                13/01/2021 2:47:43

                                Quem sabe o mínimo sobre o conceito de informação descentralizada sabe também que essa ofensiva das Big Techs será irrelevante no final das contas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  Marco Polo

                                  13/01/2021 10:28:59

                                  Acredito no que afirmas ao longo de um tempo. No entanto, até lá, suponho, também, que efeitos maléficos, por vezes irrecuperáveis, poderão acontecer.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              Fim dos comentários.