i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A invasão do Capitólio e a democracia agredida

  • PorGazeta do Povo
  • 07/01/2021 17:23
Uma multidão pró-Trump invade o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 em Washington.
Uma multidão pró-Trump invade o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 em Washington.| Foto: Win McNamee/Getty Images/AFP

Uma das mais sólidas e maduras democracias do mundo teve seu dia de república bananeira, nas palavras do ex-presidente George W. Bush, um republicano. Após dezenas de milhares de apoiadores, reunidos em Washington, ouvirem do presidente Donald Trump que “nós vencemos essa eleição, e vencemos de lavada”, e que “nós nunca desistiremos, nós nunca concederemos, isso não acontece, você não concede quando há roubo envolvido”, um grupo invadiu o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, forçando a suspensão da sessão que certificaria os resultados do Colégio Eleitoral e confirmaria a vitória do democrata Joe Biden na eleição ocorrida no início de novembro do ano passado. Foram necessárias várias horas para retirar todos os invasores, e só então a sessão teve como prosseguir, sob a liderança do vice-presidente Mike Pence (também presidente do Senado) e da presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi.

Desde o início da apuração, Trump vem alegando que uma série de fraudes, especialmente nos votos depositados pelo correio – muito mais numerosos em 2020 por causa da pandemia do coronavírus –, lhe custou a vitória em estados decisivos para a disputa, como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Geórgia. Inúmeras denúncias foram publicadas em mídias sociais, reunidas pelos advogados do presidente e levadas aos tribunais. No entanto, nenhum juiz, em nenhuma instância do Judiciário norte-americano, viu elementos que justificassem a anulação de resultados ou recontagens massivas – e isso inclui muitos magistrados apontados pelo próprio Trump, como lembrou o conservador Rich Lowry em artigo publicado na National Review e republicado pela Gazeta do Povo. Alguns condados até realizaram recontagens que alteraram ligeiramente o número de votos, mas as discrepâncias ficaram muito longe de mudar o resultado da eleição. Se por um lado é impossível descartar de antemão a existência de irregularidades pontuais, por outro é igualmente improvável a fraude massiva que Trump afirma ter ocorrido.

Nenhuma convicção, nem mesmo a mais nobre, justifica o recurso à força para interromper o funcionamento normal das instituições democráticas

Trump havia feito o certo: buscara os caminhos institucionais – no caso, a Justiça norte-americana. Seus aliados no Legislativo fizeram o mesmo na sessão de certificação dos resultados, usando ferramentas previstas na lei para contestar os resultados da Pensilvânia e do Arizona – foi justamente quando os parlamentares debatiam uma dessas objeções que houve a invasão do Capitólio. Com a retomada da sessão, ambas as objeções foram derrubadas pelo voto dos congressistas. A via institucional, no entanto, terminava ali, e aos autênticos defensores da democracia, vendo-se derrotados, caberia reconhecer que, mesmo tendo feito todos os esforços possíveis dentro do marco legal, Biden estava eleito e assumiria a Casa Branca em duas semanas.

O que jamais poderia ter ocorrido foi o que acabou acontecendo: o uso da força para conseguir a suspensão de uma sessão do Poder Legislativo norte-americano. A Gazeta do Povo já defendeu, inúmeras vezes, que “nenhuma convicção, nem mesmo a mais nobre, justifica o recurso à força para interromper o funcionamento normal das instituições democráticas” e que a violência e a invasão são “sintomas de um preocupante déficit democrático que enxerga a força bruta como meio legítimo de atuação política”. Este raciocínio vale para todos os invasores e vândalos que, com suas ações, cerceiam direitos alheios e bloqueiam o curso normal da dinâmica política: invasores de escolas e reitorias de universidades; sindicalistas que invadem plenários de câmaras de vereadores, assembleias legislativas e do Congresso Nacional; black blocs, Antifas e membros do Black Lives Matter; e, por certo, apoiadores de Donald Trump.

Este ataque à democracia norte-americana se torna ainda mais inaceitável quando se analisa o papel de Trump no episódio. É verdade que o presidente não chegou a incentivar explicitamente a invasão, mas é inegável que sua retórica forneceu a senha de que os radicais precisavam. Se “nós nunca desistiremos, nós nunca concederemos” (o jargão político norte-americano para o reconhecimento de uma derrota eleitoral), conclui-se que há de se fazer o que for necessário para que prevaleça o que Trump e esses apoiadores julgam ser a “verdade”, ou seja, sua vitória. Só com o tumulto em curso, a condenação internacional – incluindo aliados, como o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson – e a confirmação de uma morte (ao fim, o saldo da invasão foi de quatro mortos), o presidente fez um apelo aos invasores, gravando um vídeo pedindo que eles deixassem o Capitólio. Mas a essa altura o dano já estava causado, e até mesmo políticos republicanos acreditam haver margem para que Trump seja removido e Pence conduza o governo até a posse de Biden, com base na 25.ª Emenda da Constituição norte-americana.

Todos os aspectos positivos da administração Trump, como a recuperação da economia e do emprego antes da pandemia e as indicações para a Suprema Corte, empalidecem diante deste acirramento da polarização, que fica como seu maior legado. Ela não é invenção do atual presidente; foi cultivada com esmero por ambos os lados do espectro político ao longo dos últimos anos – como não lembrar de Hillary Clinton chamando os eleitores de Trump de “deploráveis” durante a campanha de 2016? –, mas atinge seu ápice agora, quando o próprio presidente do país lança descrédito sobre o processo eleitoral.

Apaziguar as tensões será o grande desafio de Biden, mas o Partido Democrata está disposto a isso? Enquanto apoiadores de Trump invadiam o Capitólio, o estado da Geórgia dava suas duas cadeiras no Senado a democratas, o que deixará o partido no comando das duas casas do Congresso. Sem necessidade de propor plataformas mais consensuais, que convençam ao menos alguns parlamentares republicanos, a ala mais extremista do partido – personificada em deputadas como Alexandria Ocasio-Cortez e na vice-presidente-eleita Kamala Harris – pode acabar dando as cartas e só poderá ser contida por outros democratas mais moderados. Se o ideário dos radicais de esquerda prevalecer, o fosso que divide a sociedade norte-americana ficará cada vez mais profundo.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Sergio Roberto de Andrade Leite

    13/01/2021 21:57:19

    Mais um artigo totalmente tendencioso e que mostra que a Gazeta do Povo mudou. Já solicitei o encerramento da minha assinatura. Mais um jornal para o grupo da "EXTREMA-IMPRENSA". Que pena.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Paulinelli

      10/01/2021 18:47:31

      Fui treinador do time de futebol de minha filha. Escolher a capitã era um desgaste. Meu assistente resolveu. Perguntava as duas pretendentes qual número entre 1 e 3 ele tinha em mente. Após seus números ele indicava a vencedora que era de interesse nosso. Em grande parte funcionava com a perdedora lamentando a falta de sorte. Mas haviam garotas que após perderem olhava-nos com um olhar inesquecível. Estas percebiam os detalhes deste diabólico sistema seletivo. Alguns Estados Americanos resolveram apurar os votos de forma pouco convencional; o responsável pela apuração chamou alguns amigos, entraram numa sala, deixaram os fiscais dos 2 partidos de fora e ao sair anunciaram o vencedor.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Svetlana Yurievna Tchekov

        09/01/2021 21:31:59

        Primeiro mundo é outra coisa. Mais chique, mais sofisticado. Aquele invasor xamã fantasiado de bisão, com peles e cornos deveria servir de exemplo aos nossos ruminantes vestidos apenas com.... camiseta da CBF.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • E

          Eduardo Prestes

          10/01/2021 19:45:58

          Grato pelo elogio ! Quem ofende esquece, quem é ofendido nunca esquece. Bolsonaro 2022 !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • T

        Thiago

        09/01/2021 11:08:20

        A última eleição dos EUA durante o nosso tempo de vida ocorreu 4 anos atras. Mesmo sem considerar o ponto controverso (votos supostamente fraudados por Democratas) não há como confundir esse processo com uma eleição democrática. Um candidato foi atacado sistematicamente e impedido de se defender, censurado, seus apoiadores foram ameaçados e agredidos, impedidos de se reunir, enguanto a força política oposta tocava fogo em cidades com conivência dos monopólios de comunicação. O Presidente da república ñ conseguiu espaço para disputar a eleição, que chance têm os eleitores dele de eleger um representante no futuro? Os EUA já ñ são uma Democracia. E o Brasil pode segui-los em 2022.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Destemido

          09/01/2021 10:52:59

          Me poupe gazeta. O problema foi a FRAUDE ELEITORAL que ocorreu, que aliás vcs mal investigaram.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo

            08/01/2021 19:58:26

            O ataque à democracia foi a fraude. Estava diante dos olhos de todos. Com exceção do Guzzo, os jornalistas da Gazeta informam que houve protesto pró Trump, mas na verdade foi um protesto anti fraude. O povo lá está "engolindo" a fraude alegando democracia.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jessé Alves da Silva

              08/01/2021 18:46:29

              "força bruta" é o uso da pandemia para liquidar a democracia no mundo todo. esperemos pelo futuro, vale lembrar que nossos "democratas" do pt, psol e pcdb adoram regimes comunistas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Carlos Eduardo de Abreu e Lima

                08/01/2021 15:11:51

                Parabéns. Um artigo lúcido. A Gazeta do Povo é hoje para mim a maior referência em pensamento conservador no país.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  08/01/2021 15:10:22

                  Esse vídeo é muito esclarecedor. Nunca teve invasão por via de força, os policiais convidaram e abriram os portões de acesso. Quero ver a gazeta comentar isso aqui. Obs. Vai aparecer Zé ruela negando o fato comprovado pelo vídeo. twitter.com/mariajo22541810/status/1347505678731137024?s=19

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Leonardo

                    08/01/2021 15:00:49

                    Não há como discordar que é totalmente reprovável a invasão ao capitólio, porém, se esse mesmo ato tivesse sido abertamente executado por antifas, blackLivesMatter ou qualquer outra porcaria esquerdista, muitos que agora aqui criticam estariam aplaudindo ou calados sobre o assunto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      João Teixeira Pires

                      08/01/2021 14:30:30

                      Há várias formas de agredir a democracia. Óbvio que a invasão do Congresso americano, com violência, é uma agressão indefensável. Mas não duvidemos da gravidade de tantos exemplos de agressão à democracia, mais escondidos, que nosso STF, um certo ex-presidente, congressistas e alguns governadores e prefeitos de plantão cometem ou cometeram.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        João Mauricio

                        08/01/2021 14:26:23

                        Acho que o Rodrigo Constantino deveria ler esse editorial. Da parte dos asseclas do Bolsonaro, os bolsomínios, esse editorial é um absurdo, é um lixo, é coisa de esquerdista. Essas pessoas (bolsominios) são iguais aos que invadiram o Congresso Norte-Americano, e como milícias, pretendem fazer o mesmo aqui, pois o mentecapto do Presidente agirá da mesma forma que o Trump, o seu ídolo (de barro). O Constantino tenta comparar os Antifas e BLM com essa milícia, para disfarçar o seu apoio ao autoritarismo e fascismo. Ele critica a imprensa e se utiliza dela para (da mesma forma dos esquerdistas) impor a sua ideologia. Coisa de fascista e não de direitista.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • E

                          Eduardo Prestes

                          09/01/2021 14:43:39

                          Antifas e BLM são muito piores do que os invasores festivos do Capitólio, um deles fantasiado de viking. Antifa e BLM são milícias fascistas, organizadas, criminosas fanáticas e violentas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Rodrigo Antonio Tonet

                        08/01/2021 14:21:02

                        "Nenhuma convicção, nem mesmo a mais nobre, justifica o recurso à força para interromper o funcionamento normal das instituições democráticas" Não existe instituição democrática, o stf brasileiro é democrático? Em tese numa democracia o maior poder é a vontade do povo. Embora isso seja tão utópico quanto o comunismo, tal qual os comunistas fazer , é um dever moral defender a vontade popular ,seja qual for o meio, quando a democracia for atacada por uma através de uma instituição corrompida por seus dirigentes. O relativismo impera nesse discurso desse editorial. Aposto que o autor acha legítima as ações do blm e antifas. O conceito de democracia foi destruido em prol da esquerda.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Ronaldo

                          08/01/2021 12:53:26

                          Até a Gazeta do Povo no editorial não reconhece ou não analisa o que está acontecendo em todos os países. O politicamente correto é o que estão fazendo com os meios de comunicação que estão todos comprometidos em divulgar o incorreto.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • H

                            Hermes Wessa

                            08/01/2021 14:22:27

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Targino

                          08/01/2021 12:47:09

                          Ótimo editorial! A Gazeta deveria rever seu time de colunistas, pois alguns estão usando de seu espaço nesse jornal para difundir as mesmas ideias que Trump difundiu nos EUA. E pior, abrindo caminho para Bolsonaro fazer o mesmo em 2022.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • L

                            Leonardo

                            08/01/2021 14:49:39

                            Nossa! Como você é 'democrático"...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rodrigo Antonio Tonet

                            08/01/2021 14:13:14

                            É exatamente esse o conceito de democracia da esquerda. Calar quem não concorda. Vc é que é o intolerante e anti democratico. Vai ler brasil247

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          ROGERIO SISTI PERES

                          08/01/2021 12:45:52

                          De fato, Democracia não se faz com violência, mas com fraude eleitoral como o PT e agora os Democratas americanos aprenderam. A Democracia morreu, ou ela se torna transparente, além de parecer transparente ou será apenas um cadáver putrefato. O Ovo da Serpente está em gestação.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • E

                            Eduardo Prestes

                            09/01/2021 14:47:03

                            Há fraude com voto eletrônico sem auditoria Há fraude com milhões de votos por correio, sem qualquer checagem, chegando por meses e até mesmo dias depois das eleições. O que determina se uma votação foi fraudada não é o resultado, mas o processo e os sistemas de controle.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Hermes Wessa

                            08/01/2021 13:32:58

                            Engraçado que onde os senadores Republicanos foram eleitas e reeleitos não houve fraudes. Em 2016 Trump venceu e não houve fraude, em 2018 o teu "Mito" venceu e também não houve fraude. Você quer mesmo uma democracia ou só vale quando teu lado ganhar?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lore C . Valent

                          08/01/2021 12:42:29

                          Nem um pio sobre a virada na contagem de votos durante a madrugada. Os republicanos venciam, e daí, misteriosamente, o Bidê reverteu. O mesmo aconteceu com as cadeiras do senado. Não custa lembrar que Hitler (que a esquerda adora lembrar) se tornou chanceler sendo eleito.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Celso Arruda Salomé

                            08/01/2021 12:32:12

                            E a democracia na Venezuela, Cuba e Coréia do Norte é linda, né?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zyss

                              08/01/2021 12:23:46

                              Não existiu uso da força, um antifa estava lá dentro e mandou os policiais abrirem os portões. Mais uma fraude imputada pelos democratas. Link "twitter.com/EleitorAtivista/status/1347367133005668360?s=19".... O problema foi o bando de republicanos traindo os seus eleitores patriotas. A última muralha contra o globalismo caiu.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • Z

                                Zyss

                                08/01/2021 15:06:54

                                7 sakos de estrume negativaram o post. O vídeo mostra a polícia abrindo caminho e mesmo assim negam. Um ser que nega a realidade só faz volume no mundo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Hermes Wessa

                                08/01/2021 14:22:32

                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo Prestes

                              08/01/2021 12:15:29

                              Agressão à democracia foi criar um grande esquema de fraude de votos por correio, com ênfase em estados estratégicos. Na Pennsylvania, foram solicitadas 3,1 milhões de cédulas em branco para votar, 2,54 milhões foram devolvidas e meio milhão de cédulas ficaram perdidas, nas ruas e nas casas das pessoas. Todos as cédulas recebidas foram contadas, mesmo 4 dias depois do pleito. Sem checagem alguma, nem assinatura, nada. Caminhões com cédulas preenchidas vieram de outros estados, a lista de irregularidades é imensa. O Partido Democrata fragilizou o processo eleitoral de forma premeditada, para ganhar a qualquer custo. Milhões de americanos não reconhecem legitimidade no resultado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • E

                                Eduardo Prestes

                                09/01/2021 14:58:45

                                Esquerdistas não veem qualquer problema em milhões de votos por correio, sem checagem alguma. Na Pennsylvania foram 2,54 milhões de votos por correio, com menos de 1000 rejeitados. É tão confiável como uma eleição em Cuba ou na Venezuela, dois exemplos de "democracia" para esquerdistas. Basta olhar os números para constatar a zona que foi essa eleição. Mas o golpe foi bem sucedido, Kamala Harris será a presidente (pois o Biden está senil) e a vida segue. A extrema-esquerda americana vai aproximar os EUA dos seus vizinhos latino-americanos, aparelhando instituições e buscando aumentar o número de dependentes das esmolas estatais. Socialismo nunca funciona, sempre resulta em opressão e miséria

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • I

                                Irineu RL

                                08/01/2021 15:39:07

                                Eduardo, corra lá e leve estas evidências ao velho da peruca laranja com a maior velocidade possível... pois ele procurou em toda parte as provas que vc tem e não encontrou nada que pudesse ser relevado mesmo pelos magistrados conservadores que ele colocou na Suprema Corte... isso que você escreveu deve ser suficiente... Run Forrest, Run...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Hermes Wessa

                                08/01/2021 13:34:40

                                Você têm alguma prova? Mande aos advogados do Trump quem sabe depois de 60 derrotas nos tribunais ele ganhe a primeira!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • T

                              TIAGO

                              08/01/2021 12:04:24

                              A democracia foi agredida quando a imprensa ocultou o escândalo do Hunter Biden. A tomada da casa do povo (pelo povo) foi só uma reação ao conluio construído pelos poderosos, que deveriam ser imparciais, e militaram em favor do Biden.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • D

                                Destemido

                                09/01/2021 10:56:26

                                Perfeito. Ocultaram os crimes da casta democrata inclusive a GRANDE FRAUDE ELEITORAL, coisa típica dos esquerdopatas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Hermes Wessa

                                08/01/2021 13:25:35

                                350 milhōes de habitantes agora são representados por aquele bando de delinquentes? O povo estava trabalhando para reerguer o país e salvar as vidas de quem realmente importa.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              08/01/2021 11:57:43

                              Todos devem rever posições, inclusive a GAZETA.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • T

                                Tio Sam

                                08/01/2021 11:29:12

                                Há que se ouvir todos os lados, e daí tirar a melhor conclusão. Ninguém está totalmente certo, ninguém está totalmente errado. A democracia consiste na conciliação dos opostos buscando a melhor solução para todos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  JP

                                  08/01/2021 11:27:12

                                  Será que finalmente a Gazeta irá parar de plantar e adubar as sementes de ódio que tanto cultivou com a coleção de articulistas irresponsáveis e radicais que nela destilam veneno diariamente?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • E

                                    Eduardo Prestes

                                    08/01/2021 12:17:56

                                    Temos raiva da esquerda sim, isso é definitivo e só piora com calúnias, difamações, censura e perseguições.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • H

                                  Hans R.H.

                                  08/01/2021 11:13:07

                                  "A violência é o último recurso dos incompetentes" _ Isaac Asimov. No mais, políticos eleitos precisam de cobrança, não de torcida. Acabou a campanha? Acabou a torcida. Simples assim.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • I

                                    Irineu RL

                                    08/01/2021 15:41:13

                                    Fantastico... é simples assim... Perdeu, começa a trabalhar apara a próxima...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • N

                                  Neto

                                  08/01/2021 9:49:12

                                  No Brasil, em 2022 teremos eleições. Não sei por que tanta rejeição do voto eletrônico com impressão, para posterior auditoria. Será útil para todas as posições da régua. Enquanto ficarmos apenas no voto eletrônico, não tenho certeza que existe fraude ou não. Se o TSE tem tanta certeza da lisura do processo, por quê o MEDO da impressão do voto???????

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  4 Respostas
                                  • L

                                    L. Luz

                                    08/01/2021 17:07:22

                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    Irineu RL

                                    08/01/2021 15:45:39

                                    Boa tarde... Não há como fazer auditoria em voto eletronico com deposito da cedula impressa. O eleitor pode votar no candidato na urna e destruir, desviar, invalidar a cedula impressa ou coisa parecida. Em um país dividido ideologicamente entre corjas esquerdopatas e extremistas de direita, qualquer das lideranças poderia via rede social manipular seus asseclas para fazerem isso e provocar o caos... e em uma possivel auditoria poderíamos ter milhoes de votos de discrepância... Ou conta-se apenas o eletronico ou apenas o impresso. Não podem ser paralelos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Eduardo Prestes

                                    08/01/2021 12:22:06

                                    A esquerda quer roubar a eleição, com centralização da apuração e sem auditoria. TODOS os países socialistas fraudam eleições, mesmo quando implantado regime de partido único. Democracia nunca foi um valor para a esquerda, eles não admitem perder eleições, chamam de "retrocesso".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    Nm

                                    08/01/2021 10:24:05

                                    Sem como auditar o resultado é muito mais fácil manipular .. esse é o ponto que o STF não quer ceder.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  SALADINO

                                  08/01/2021 9:47:02

                                  Completando o comentário anterior. A começar pela ridícula coluna de Alexandre Garcia, que jogou sua outrora carreira brilhante para se tornar capacho vocês sabem de quem.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    TIAGO SILVA

                                    08/01/2021 6:46:10

                                    Ótimo editorial, porém bem diferente do que os colunistas da própria GP vem escrevendo, inclusive sobre a possível fraude eleitoral (sem comprovação, apesar de todas as auditorias). Dessa forma, GP, reveja seus colunistas.... 2022 esta logo ali, e tudo indica que seguiremos, infelizmente, o caminho antidemocrático desses falsos republicanos dos EUA. A nossa falsa direita, capitaneado pelo bizarro PR Bolsonaro so fomenta atos antidemocráticos..... a prox eleição vai ser um grande teste para as nossas instituições, seja quem vencer

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • E

                                      Eduardo Prestes

                                      09/01/2021 15:08:05

                                      O Irineu quer ser o censor da Gazeta, para checar linha por linha e punir os "mentirosos". Tem outra forma de punir os mentirosos, Irineu: o jornal perde leitores. Eu assinava o Estadão e larguei porque não pago lixo esquerdista. O mesmo fiz com a Veja. E invisto meu dinheiro na Gazeta do Povo, no Terça Livre, no Jornal da Cidade, no Brasil sem Medo. São veículos que me tratam com respeito, e não xingam diariamente os eleitores do Bolsonaro e a direita política. A internet me permite manter distância de esquerdistas, o que é maravilhoso. E parece que as mídias tradicionais estão indo muito mal sem os assinantes conservadores...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • I

                                      Irineu RL

                                      08/01/2021 15:50:50

                                      Não, de forma nenhuma... apenas os orientando para que suas pautas, mesmo que fortes na opinião não incluam boatos, noticias ilícitas e sem comprovação, sem jogar uns contra os outros, e assim por diante, como deveria ser com qualquer jornalista sério. Todos tem direito de expressar sua opinião e ao mesmo tempo ninguem tem direito de fazer isso a base de mentiras, suposições e fake news... Esse tipo de atitude só faz os jornais sérios serem trocados por páginas de facebook de extremistas dos dois lados...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      Vinicius

                                      08/01/2021 11:04:11

                                      Rever os colunistas? Pra ficar algo homogêneo como os demais veículos?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.