• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Michel Temer medirá, em duas votações da semana, o tamanho atual do seu capital político. 

Hoje, o deputado federal Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) deve entregar à CCJ da Câmara o parecer sobre a denúncia contra o presidente. Prevendo um parecer duro e a derrota na Comissão, Temer passou o domingo reunido com ministros e líderes para definir uma estratégia de reação. Ganhar ou perder não afeta a tramitação do processo, mas indicaria o quanto a base governista ainda é sólida. A intenção de voto dos parlamentares indica derrota do presidente.

No Senado a temperatura será medida amanhã, com a votação da reforma trabalhista. O governo tem apenas um voto a mais que os 41 necessários para aprovar a proposta. Ou seja, basta uma deserção para impor uma derrota simbólica Temer.

Um presidente manejar com o poder para defender o próprio cargo não é inédito nem exclusividade brasileira. Richard Nixon fez isso nos Estados Unidos. Conseguiu se reeleger, mas teve de renunciar. Carlos Coelho mostra as semelhanças entre Temer e Nixon.

O guia da reforma

A Gazeta do Povo preparou um guia exclusivo da reforma trabalhista. Um e-book de 21 páginas, com o resumo das principais mudanças. O download é gratuito.

Esquecida e necessária

O jogo pela sobrevivência do governo mandou a reforma da Previdência para o fundo da gaveta. Um erro estratégico tremendo diante de uma bomba relógio prestes a estourar. Com a PEC do teto, os gastos do governo subirão no limite da inflação (3,46%), enquanto o déficit previdenciário crescerá 8%. Este é o tema do nosso editorial de hoje.

O desafio de mudar o sistema previdenciário não deve ser encampado apenas pela atual gestão. Com o mínimo de consciência, os partidos e políticos que tenham a pretensão de participar ativamente de um governo num futuro próximo deveriam trabalhar pela aprovação. Não é hora de apostar no quanto pior, melhor.

Estado em ação

Eis três exemplos típicos de atuação do Estado brasileiro:

Cotas Tramita da Câmara de Curitiba um projeto de lei que exige assentos especiais para obesos em restaurantes. Norma similar já vigora para espaços culturais.

Preço tabelado O Senado discute a determinação de um preço mínimo para livros à venda no Brasil. Estratégia mal disfarçada para proteger as editoras nacionais do avanço da Amazon, mas que Felippe Hermes mostra o quanto dará errado.

Vista grossa O governo federal blindou os dados de quem aderir ao programa de repatriação de valores do exterior, conta Flávia Pierry. Nem auditores da Receita nem agentes do Ministério Público têm acesso às informações.

Não é por acaso

Não é à toa que a cada pesquisa de intenção de voto para 2018 surge bem cotado um presidenciável de fora da política. Sérgio Luís de Deus lista sete personalidades que o brasileiro adoraria votar para assumir o Palácio do Planalto - todas estão no meio jurídico ou no mundo artístico.

Nada mais que a verdade

Quer saber a verdade sobre alguém? Veja o que ela procura no Google. As mentiras lhe servem? Vasculhe a timeline do Facebook.

Quatro boas notícias

Fim do Califado O governo iraquiano anunciou, ontem, a reconquista da região de Mossul, último reduto do Estado Islâmico. Um golpe fatal no devaneio extremista de construir um Califado, mas não na atuação terrorista do Isis.

Ganhe com seu hobby Fabiane Ziolla Menezes mostra como é possível construir

 um negócio a partir do seu hobby. Há boas oportunidades nos setores de alimentos e bebidas, serviços de reparação e vestuário.

Tricotando Talita Boros Voitch conta a história do projeto “Mãos que aquecem”. Trata-se de um grupo de 20 mulheres que a cada duas semanas se reúne para fazer tricô para idosos e crianças carentes.

O leite das crianças A produção de leite tem mudado a vida de pequenos produtores no Paraná e feito o estado se colocar como um dos principais fornecedores de leite do Brasil.

Vamos encolher

O Ipardes prevê que, até 2040, 252 dos 399 municípios do Paraná vão perder população. A redução deve se concentrar nos municípios menores. Outros de médio porte, como Cianorte e Francisco Beltrão, passarão dos 100 mil habitantes. A reportagem é de Rosana Felix.

Divirta-se

Matheus Nascimento indica como divertir-se moderadamente hoje, em Curitiba (segunda-feira, gente!). Tem cinema mais barato em vários shoppings da cidade - com desconto do Clube Gazeta do Povo - e uma “orelha de elefante” na Pastelaria Juvevê, entre outras atrações.

Bom dia! Boa semana! Que nos seja leve...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]