• Carregando...

É de conhecimento de todos que greves (Gazeta, 16/8) são, geralmente, a maneira mais rápida de se fazer pressão no governo, mas isso não parece estar fazendo efeito. Os professores, no fim, receberão aquilo que estão requisitando, independentemente da duração da greve, mas os alunos estão perdendo um semestre – alguns, um ano de aulas – sem que nada seja resolvido.

Caroline Paglia Nadal

Greves 2

As pessoas esclarecidas e que acompanham os jornais sabem da corrupção imensa que assola nosso querido país. Os servidores públicos apenas reivindicam o que é justo. Sem greve não há aumento salarial. Não é como o setor privado, que tem uma data-base e que pelo menos uma vez por ano tem a reposição da inflação.

Eliana Mendes

Verbas públicas

Há muito desvio e mau uso das verbas públicas. Dinheiro destinado para a educação, saúde e segurança às vezes precisa ser devolvido por falta de projetos. Nossos representantes políticos, ao se candidatarem, mostram propostas, mas quando eleitos deixam a desejar.

Ana Lúcia da Costa Coutinho

Vices

Não acredito que o vice influencie o eleitor (Gazeta, 16/8). O vice quase sempre é escolhido de forma a que não venha a incomodar o gestor titular. Acho inclusive que não deveria haver vice. Em caso de ausência do prefeito, o presidente da Câmara pode assumir o lugar. Vice é apenas uma despesa a mais.

Celso Rissetti, Matinhos – PR

Investimentos no Paraná

Novamente o Paraná é deixado de lado quando se trata de grandes obras do governo Dilma (Gazeta, 16/8), mesmo com ela tendo vários ministros paranaenses em seu governo. Como se explica isso? Nosso estado não pode continuar sendo tratado como de segunda importância.

João Luís Teixeira, advogado

Propostas ambientais

É comum dizer que o futuro do planeta está nas mãos das crianças. Porém, é preciso se colocar no lugar delas e lembrar que elas precisam de um exemplo a ser seguido. Se nem mesmo os principais candidatos que concorrem à prefeitura de Curitiba se interessam em fazer algo pelo meio ambiente (Gazeta, 15/8), como exigir alguma atitude das crianças? No futuro elas vão reproduzir o que aprenderam e não vai ser possível culpá-las se não existirem mais florestas, água potável ou se estivermos respirando poluição.

Andressa Bergamo

Cotas universitárias

Em vez de ampliar as cotas, nossos governantes deveriam ampliar o ensino fundamental, oferecendo ensino de qualidade desde o início. Isso evitaria a necessidade de cotas para alunos oriundos de colégios públicos. Sobre as cotas para negros e índios, acredito que somos iguais. Dar preferências a esses cidadãos é como lhes dar muletas. Por que não um ensino de qualidade para todos?

Léia de Oliveira Ribeiro, São José dos Pinhais – PR

Resultado do Ideb

Existe alguma dúvida sobre o porquê de o Colégio Militar de Curitiba ser o primeiro no Paraná e oitavo no Brasil, e o Colégio da Polícia Militar ser o segundo no Paraná? Além de outras coisas, esses colégios têm disciplina, que é o que falta a outros colégios e em muitos lares brasileiros.

Sidney Sendtko

IFPR

Gostaria de manifestar a minha indignação ao saber que a prefeitura de Curitiba quer tomar o espaço cedido ao IFPR na Avenida Salgado Filho para fazer uma Rua da Cidadania, causando transtornos sem fim para a direção do instituto, que está sendo praticamente despejado do local. Não podemos mais tolerar esse tipo de manipulação política do patrimônio público.

Sérgio Maurício Prebianca

Sobreviventes do Holocausto

Ler as matérias da série "Sobreviventes do Holocausto" me leva a acreditar que eles são heróis da humanidade. As cicatrizes que trazem na alma e que jamais serão esquecidas devem servir para as futuras gerações. A intolerância no mundo de hoje não está muito aquém das atrocidades nazistas na 2ª Guerra Mundial, há mais de 60 anos. Todos os pais devem mostrar e ler para seus filhos estas reportagens da Gazeta do Povo.

Raul Elias Karam

Lei caça-bituca

Tudo precisa de projetos de lei, até para destinar corretamente bitucas de cigarro (Gazeta, 15/8)? Enquanto houver pessoas incultas e que olham só para o próprio umbigo, a sujeira das ruas continuará a aumentar. Só se muda com educação.

Amaury Silveira Bueno, Pinhais – PR

Venda de bebidas

Não adianta proibir a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência dos postos de combustíveis se não há fiscalização adequada para as leis que já existem. Aumentar a fiscalização e as penalidades para os infratores, bem como atuar com rigor no combate à impunidade nos crimes de trânsito, seria mais eficaz e rápido para reduzir esse sério problema.

Mariana Quadros, professora, São José dos Pinhais – PR

Litoral

Morador do Litoral, só lamento a forma como o poder público administra a região. O problema da erosão em Matinhos já se arrasta por anos sem que a prefeitura ou o governo estadual se engajem em resolvê-lo. Mas também percebo uma certa apatia, principalmente por parte dos proprietários de casas e apartamentos de veraneio. Não percebem que a tão prometida revitalização da orla traria aos seus imóveis uma valorização exponencial.

Daniel Jusi, Paranaguá – PR

Incentivo aos esportes

O incentivo ao desporto nacional é uma verdadeira barbaridade. Como representante da Associação Escola Paranaense de Handebol, busco patrocínio para a nossa equipe adulta, através da formalização de projeto no Ministério do Esporte. Para minha surpresa, fui informado de que ainda estão sendo analisados os projetos de 2011. Depois não sabem por que somos uma piada nos Jogos Olímpicos!

Mayron Vendrame Magnini

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]