• Carregando...

O Papa João Paulo II, no encontro mundial com os jovens, em Roma, no ano 2000, disse a eles: "Entregamos a vocês esta herança – que é Jesus Cristo – para que vocês a vivam e a levam ao mundo nos séculos vindouros. Colocamos nos jovens a esperança de um mundo novo, de um mundo melhor". E nos mais diversos encontros, nas mais esplêndidas "Jornadas Mundiais da Juventude", sempre conclamou os jovens à sua responsabilidade de assumirem a vigilância dos bons costumes e a propagação do bem, pois o jovem é o sinal da esperança e da continuidade da vida.

Realiza-se agora, neste mês de agosto, com a presença do novo Papa, Bento XVI, a XIX Jornada Mundial da Juventude em Colônia, Alemanha. O Papa João Paulo II, a 6 de agosto de 2004, enviou aos jovens a sua mensagem, da qual transcrevo alguns trechos: "Viemos adorá-lo!" (Mt 2,2): eis o tema do próximo encontro mundial juvenil. É um tema que permite que os jovens de todos os continentes percorram idealmente o percurso dos Magos, cujas relíquias, segundo uma tradição piedosa, são venerados precisamente naquelas cidade, e encontrem, como eles, o Messias de todas as nações. Na realidade, a luz de Cristo já esclarecia a inteligência e o coração dos Magos. "Eles partiram" (Mt 2,9), narra o evangelista, lançando-se corajosamente por estradas desconhecidas e empreendem uma viagem longa e difícil. Não hesitam em deixar tudo para seguir a estrela que tinham visto surgir no Oriente. À imitação dos Magos, também vós, queridos jovens, vos preparais para realizar uma "viagem" partindo de todas as regiões do globo para Colônia. É importante que não vos preocupeis apenas da organização prática da Jornada Mundial da Juventude, mas é necessário que vos ocupeis, em primeiro lugar, da sua preparação espiritual, numa atmosfera de fé e de escuta da Palavra de Deus.

"Entrando em casa, viram o Menino com Maria, sua mãe". Aquele Menino é diferente dos outros: é o Filho unigênito de Deus que se despojou da sua glória (F. 2, 7) e veio à terra para morrer na Cruz. Quem poderia inventar um sinal de amor maior?... Queridos Jovens, sede adoradores do único Deus, reconhecendo-lhe o primeiro lugar na vossa existência!... Jovens, não cedais a falsas ilusões nem a modas efêmeras, que muitas vezes deixam um trágico vazio espiritual. Recusai as soluções do dinheiro, do consumismo e da violência dissimulada que por vezes os meios de comunicação propõem. A adoração ao verdadeiro Deus constituiu um ato autêntico de resistência contra qualquer forma de idolatria. Adorai Cristo: Ele é a Rocha sobre a qual construí o vosso futuro e um mundo mais justo e solidário. Jesus é o Príncipe da Paz, a fonte do perdão e de reconciliação, que pode irmanar todos os membros da família humana... Escutar Cristo e adorá-lo leva a fazer opções corajosas, a tomar decisões por vezes heróicas. Jesus é exigente porque deseja a nossa felicidade autêntica... já que muitos deixaram tudo para segui-lo. São tantos os nossos contemporâneos que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com alternativas insignificantes. É urgente, por conseguinte, ser testemunhas do amor contemplado em Cristo... Amados Jovens, a Igreja precisa de testemunhas autênticas para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida seja transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros. a Igreja precisa de santos. Pessoas que procuraram apaixonadamente a Verdade. Encaminhai-vos, caríssimos jovens, para Colônia; o Papa acompanha-vos com a sua oração. Maria, "mulher eucarística" e Mãe da Sabedoria, ampare os vossos passos, ilumine as vossas opções, vos ensine amar o que é verdadeiro, bom e belo. Acompanhe todos vós até ao seu Filho, o único que pode satisfazer as experiências mais íntimas da inteligência e do coração do homem. Com minha Bênção". Assina Papa João Paulo II.

Jovens, unam-se todos aos jovens do mundo inteiro nesta Jornada Mundial da Juventude; recebam a herança que lhes é deixada – Jesus Cristo – e construam um mundo novo, um Mundo Melhor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]