• Carregando...

Entendo que não adianta a sinalização se não houver respeito e educação por partes das pessoas envolvidas no trânsito. Há necessidade urgente de nossas autoridades elaborarem leis, para incluir obrigatoriamente o ensino de trânsito desde a pré-escola até o ensino superior.

Aparecido Henrique Barbosa

Acidentes em cruzamentos 2

Vivemos atualmente numa correria, que gera falta de atenção e problemas no trânsito e fora dele. Um minuto a mais de tempo evitaria muitos problemas. A prudência seria ótima solução se fosse utilizada.

Dalvanice Aguiar Menezes Galvan, Almirante Tamandaré – PR

Acidentes em cruzamentos 3

As ruas de Curitiba são muito mal sinalizadas, não têm a manutenção constante que deveriam ter. É só andar por aí para ver que a grande maioria está sem sinalização. Uma vergonha o poder público desviar o dinheiro arrecadado com as multas de trânsito e não cumprir o papel principal que é o de utilizá-lo para melhorar a segurança viária. Um descaso que se transforma em acidentes todos os dias.

Rodrigo Fonseca

Acidentes em estradas

Recordes de venda de carros e déficit de estrada seguras, eis a equação que mata. Junte-se a essa conta imprudência, motoristas despreparados, bebidas alcoólicas e passe a régua. Quando o governo deixará de brincar com vidas e o povo deixará de brincar de dirigir irresponsavelmente?

Mauro Tintin Biazi, Guarapuava – PR

Transporte

Curitiba sempre foi vanguarda em transporte público e isso é admirável, porém o poder público perdeu foco, deixando de investir em novas soluções de transporte coletivo. A greve dos motoristas e cobradores de ônibus mostrou o quanto estamos dependentes. Já é hora de outro meio de transporte, que na falta de um supra o outro mesmo que em condições adversas como uma greve. O metrô precisa vir urgentemente e de forma independente da Urbs, pois assim a greve de um não atingiria o outro.

César da Costa

Medicamentos genéricos

Confio totalmente nos remédios genéricos (Gazeta, 19/2). Além de terem o mesmo princípio ativo e efeitos do "de marca", e passaram por testes de equivalência para comprovar isso, o preço é muito mais em conta.

Felipe Nakatani

Movimento separatista 1

Esse movimento separatista, além de ferir toda a ideia de uma nação plural, democrática e federativa, prega divisão do país para depois segregar na busca de uma raça de única etnia. O Brasil tem as dimensões continentais e convivem neste país múltiplas raças, representantes de todos os continentes, pessoas de todas as religiões. Que permaneçam no Brasil quem realmente sabe viver e conviver como nação.

Shedd Pegáz

Movimento separatista 2

É uma ideia válida e interessante. Analisando as injustiças fiscais, econômicas e políticas que ocorrem contra a Região Sul. Nossa região é discriminada pelo governo central que retira nossos recursos e até nosso poder político, já que a proporção populacional não é respeitada. Ideias como o federalismo pleno e a criação de uma confederação também são interessantes.

André Ramon Flenik

Movimento separatista 3

Gostaria de parabenizar o jornal pela excelente reportagem feita sobre o movimento separatista do Sul (Gazeta, 19/2). Sou totalmente a favor da separação dos três estados. Quando chamam membros desse movimento de racistas ou que descriminamos os nordestinos, gostaria de que refletissem o seguinte: em Santa Catarina deixamos de eleger um senador que fez mais de 1,3 milhão de votos e no Paraná não foi diferente. Enquanto isso, elegemos José Sarney com 126 mil votos. Quem está sendo discriminado?

Celso Orlando Pirmann

Salários de policiais

É preciso se tomar cuidado com essa tática de jogar a culpa na oposição quando alguma coisa desagrada ao poder vigente. Cobrar que sejam cumpridas as promessas de campanha e, neste caso específico a lei com a aplicação da Emenda 29, é um direito e dever do cidadão. O resultado disso sim será avaliado mais adiante, tanto pela oposição como pela situação.

Zinka Reck Vieira

Lei da Ficha Limpa

É de extrema importância que a Lei da Ficha Limpa funcione para o desenvolvimento da democracia no Brasil. É o momento de os políticos entenderem a importância da ética e responsabilidade que eles devem ter, diante da representatividade da sociedade. A maioria deles não respeita as leis, feitas para a igualdade de todos e não para privilégios e abusos de poder. É importante, que a sociedade exija que as leis sejam cumpridas.

Rute Cordeiro dos Santos

Autonomia das escolas

As escolas públicas têm uma falsa autonomia pois não lhes é permitido montar sua equipe de trabalho. Trabalham com quem está lá e nem todos colaboram. O diretor enxerga, muitas vezes, a falta de comprometimento de alguns colegas e não pode fazer nada, pois os profissionais têm garantia de emprego e de vaga nas escolas.

Larissa Silveira Costa

Luto

A morte do ex-prefeito de Campo Mourão, professor e ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Milton Luiz Pereira, não é uma morte qualquer. É a morte de um modelo. Tenho-o e ainda o terei, mesmo com o seu falecimento, como referência para as ações que tomo e para o meu comportamento como homem público. Além da retidão moral com a qual circundou sua vida pública, o Dr. Milton Pereira aplicava esse caráter em tudo o que fazia, seja na administração de Campo Mourão, como diretor do Centro de Estudos Judiciários, juiz federal e ministro do STJ. Foi por causa dele que Campo Mourão tornou-se uma cidade a ser copiada por outros administradores, tornando-se o melhor parâmetro para quem a administrou depois dele. Sua morte deve afligir a todos nós que procuramos agir pensando nos outros, em primeiro lugar. Pois perdemos a possibilidade de partilhar de seus conhecimentos em vida e de tê-lo como conselheiro.

Rubens Bueno, ex-prefeito de Campo Mourão e atual líder da bancada do PPS na Câmara dos Deputados.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]