• Carregando...

Enfrentei fila de espera de mais de 20 minutos para embarcar minha mulher e minha filha para Fortaleza no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Ao passar pela cancela, um funcionário com muitos anos de trabalho comentou que antes o estacionamento acomodava 600 veículos com folga, mas hoje esse mesmo espaço tem de abrigar 1.200 veículos (Gazeta, 16/10). A solução para o gargalo de infraestrutura do aeroporto deveria ter sido planejada em 1996, com a realização de obras de longa duração para 30 anos ou mais e não de apenas 10 anos, como ocorreu na prática. Com o crescimento do número de passageiros em circulação e a proximidade da Copa de 2014, o tempo para solucionar os problemas no local está cada vez mais escasso.

João Guilherme Cicarelli

Aeroporto Afonso Pena 2

Um verdadeiro absurdo o manejo de bagagem no Afonso Pena. Faz-se uma viagem de uma hora e espera-se trinta minutos para reaver as malas. E ainda falam em Copa do Mundo!

David Rassi

Aeroporto Afonso Pena 3

O Afonso Pena é um aeroporto que está completamente saturado. Do­­mingo, esperamos 15 minutos para entrar no estacionamento, algo inaceitável para um dos maiores aeroportos do país. Mas os proble­­mas não param por aí. As salas de embarque estão completamente satura­­das, não existem mais balcões de chek-in disponíveis, os pátios estão lotados, as aeronaves ficam em compasso de espera até conse­­guir pousar. A pista principal do aeroporto, com 2.215 metros, é insuficien­­te para uma aeronave de grande porte decolar para a Europa ou para os Estados Unidos. O Afonso Pena precisa ser urgentemente ampliado por inteiro, pois os problemas só estão no começo.

Henrique Chueire

Táxis

Gostaria de criticar a ideia expressa na reportagem de Mauri König. Em vez de criticar o serviço de táxi, ele deveria procurar saber melhor sobre as condições atuais dos taxistas. O nosso trabalho não é regulamentado, trabalhamos dia e noite arriscando nossas vidas, prestando serviços para toda a sociedade e, se morrermos ao volante de nosso táxi, a nossa família fica desamparada, sem poder seguir adiante com a nossa permissão. A Gazeta deveria elogiar o senador que resolveu dar apoio a nossa categoria, dando garantias a nossa família, pois o que só queremos é trabalhar dignamente.

Edenilson Milchevski, taxista autônomo

Greve dos bancários

Quem pagará juros e multas por contas não pagas em face de uma ope­­ração que não pode ser realizada na Caixa Econômica Federal, ainda em greve? Quem pagará as obrigações que não foram satisfeitas no prazo hábil e que, por conta disso, sofrerão correções e, em alguns casos, corte de serviços? Quem pode partilhar dessa indignação comigo?

Josy Cazzola

Ficha-suja

Não basta à Justiça Eleitoral informar os eleitores que certos candida­­tos têm ficha-suja. É preciso proibi-los de se candidatar. Só isso fará com que tenham postura e ética e com que pensem em suas ações.

Jano Crema

Transporte coletivo 1

O transporte coletivo de Curitiba já foi eficiente e moderno em tempos passados. Cheguei há novo anos à cidade e o sistema ainda funcionava, mas já demonstrava sinais de cansaço. Hoje, vejo a bicicleta como alternativa para o trânsito. A geografia da cidade, em si, é um dificultador para a bicicleta, mas esse é o menor dos problemas. Será que eu tenho coragem de sair do Pilarzinho, de bicicleta, e voltar? Vou precisar de umas 30 bicicletas por mês, pois, certamente, se eu não for assaltado no caminho, terei problemas em qualquer lugar em que decida parar e estacionar a bicicleta. Quanto ao metrô, quando seu projeto deixar de ser ferramenta de barganha política, poderá ser o início do alívio dos cidadãos que dependem do transporte público. Mas esperar até quando? Até a população não conseguir mais abrir mão de seus carros?

Daniel Pinheiro, professor

Transporte coletivo 2

É evidente que o transporte coletivo de Curitiba é ineficiente. Mas o que mais choca é como a cidade castiga o pedestre. Feitas em sua grande maioria de pedras irregulares e escorregadias, as calçadas dessa cidade são péssimas. Elas tornam qualquer caminhada extremamente desanimadora, incentivando inclusive o abuso do automóvel. Querem melhorar a mobilidade da cidade? Esqueçam os arquitetos e comecem pelo básico: troquem as calçadas de pedra por calçadas normais.

Marcelo Machado

Pedágio

Com respeito à cobrança de pedágio dos caminhões com eixo suspenso, em primeiro lugar, devemos entender que pedágio é uma taxa para manutenção da via, não sendo uma licença de trânsito, que já é cobrada pelo Estado. Portanto é errado cobrar pelos eixos suspensos que não estão usando o asfalto. Quem pagará pelo abuso somos nós comerciantes e consumidores finais, pois virá no preço do frete.

Celso Domingos Navarro, lojista

Segurança pública

Para um governador limitado como o que temos, não me espanta que o secretário de segurança seja um "moleque", incapaz de enxergar que a chacina em um dos bairros de nossa capital foi executada por aspirantes ao banditismo, assas­­sinos mirins que estão em "fase de formação". Infelizmente nossa segurança não vê que os "moleques" de hoje serão os bandidos e assassinos de amanhã, e trata-os como se os mesmos estivessem brincando de matar. Ainda bem que este governo está no fim, mas o preço que nós paranaenses vamos pagar é altíssimo. O futuro dirá.

Miguel Orleryk, professor aposentado

Teatro Positivo

A qualidade de som do Teatro Positivo varia de acordo com as apresentações conforme constata a reportagem da Gazeta do Povo (11/10), e pelo que entendi vai ficar assim. Pior são os espetáculos microfona­­dos. Já tive muita dificuldade de entender os textos de peças. Os maus-tratos aos ouvidos em ambientes públicos é geral. Confunde-se a vontade da plateia de ouvir com a vontade do artista de ser ouvido, aumenta-se o volume do som sem critérios. Observo também que os solistas de orquestras se apresentam em grandes ambientes como o teatro Guaíra sem necessidade de amplifica­­dores, em compensação amplifica-se o som no Teatro Paiol. Este sim poderia ser um reduto de bom gosto para quem gosta de música instrumental. Basta observar a configuração do som de um Hometheater ou de um automóvel para se ter ideia do que se espera da acús­­tica de um auditório moderno, mas ainda não chegamos lá.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

CPI do MST

Já deveriam ter criado a CPI do MST há muito tempo, pois os recursos do MST não são vistoriados, apenas os recebem do governo e gastam como querem, invadindo propriedades de quem pagam os impostos que depois são revertidos em doações ao próprio MST. Ou seja, os inva­­didos pagam para os invasores invadirem suas propriedades. Se os recursos que são enviados aos municípios são fiscalizados por que os recursos do MST ficam à mercê deles próprios?

Maria Inez Lauber

Educação

O processo de formação do educando para o exercício da cidadania foi abordado pelo professor Oriovisto Guimarães (Gazeta, l5/10) de forma lapidar com a enumeração das responsabilidades dos pais e dos professores. O comprometimen­­to desses agentes com o alcance efetivo das competências propostas resulta do empenho formal dos pais; da avaliação contínua do projeto pedagógico e de seus desdobramentos; do aprimoramento técnico-cien­­tífico dos docentes, construído a partir de condições concretas de estudo, autoavaliação e produção do saber, respaldadas no postulado meritório, com sólido apoio financeiro.

Ivani Omura

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR - Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]