• Carregando...

As empresas terão de pagar pelo uso da água dos rios (Gazeta, 7/3), mas isso sairá do bolso do consumidor, como tudo neste país. Se o intuito é conscientizar, por que não fiscalizar e multar quem não respeita as regras? Comparar nosso estado com Japão e França é ridículo. Estamos longe de ser primeiro mundo. Essa será mais uma taxa que se perderá entre a sala da corrupção e o hall da burocracia.

Dario Evangelista

Água 2

Infelizmente a cobrança pelo direito de uso da água dificilmente estimulará o uso racional, uma vez que o preço cobrado não reflete o custo de oportunidade de provimento da água e nem os preceitos da sustentabilidade, e tampouco incorpora os principais usuários da água, os agricultores.

Junior Ruiz Garcia, São José dos Pinhais – PR

Hugo Chávez

Fácil acabar com esse chororô de parte da população que adora o chavismo. É só fazer um rastreamento nas contas da família Chávez e mostrar os bilhões ali depositados, e eles vão verificar para quem na verdade ele governava: como todos os ditadores, para seu próprio enriquecimento. A própria família já deve estar se preocupando em blindar tais informações com a finalidade de eternizar o mito.

Rene da Cruz Belem

Senado

Acho que já passou da hora de termos senadores atuantes, trabalhando em busca de um país melhor, com ações efetivas para que o Paraná tenha maior destaque no cenário nacional. Se for só para dar declarações na tevê, podemos colocar pessoas que custam menos ao país. É hora de trabalhar por um país forte. Chega de atacar fazendo pouco para mudar.

Marcos Antonio Scheffer

IPVA

Eu, assim como muitos paranaenses que pagam seus impostos rigorosamente em dia, fiquei indignado com o anúncio do perdão da dívida de IPVA de 2007 e anos anteriores (Gazeta, 5/3). Não bastasse terem diminuído o desconto de quem paga o imposto à vista de 15% para 5% justamente por causa dos caloteiros, agora temos mais uma medida populista como essa. Desse jeito, será que vale a pena ser honesto neste país?

Paulo de Lorenzi, Medianeira – PR

Fator previdenciário

A respeito do artigo de Renato Follador sobre o fator previdenciário (Gazeta, 7/3), acredito que o problema da Previdência não pode ser jogado em quem já obteve o direito. Na implantação do fator deveriam ter deixado para trás os que já tinham direito. Assim os contribuintes começariam a pagar a Previdência já sabendo das regras e podendo programar sua vida laboral e de aposentado.

Carlos Alberto Francisco, Sorocaba – SP

Defensoria pública

Sou uma entre milhares de assistidos pela defensoria pública em Curitiba, e sinto-me prejudicada e descontente com a falta de interesse por parte dos defensores e pelos processos que se arrastam por anos a fio sem soluções. No início da campanha do nosso governador, ele manifestou a vontade de fazer a regulamentação da instituição, mas depois de eleito nunca mais tocou no assunto.

Osana do Nascimento

Subsídio

Os políticos paranaenses são fraquíssimos, sejam municipais, estaduais ou federais; sempre ficam de briguinhas teatrais para tentar enganar não sei quem. O resultado dessa polêmica já está pronto, mas precisam fazer todo um teatro antes. Observem que se fala em aumento da tarifa de ônibus (Gazeta, 7/3), mas em nenhum momento falam sobre a melhoria do sistema.

Nelson Kaminski

Segurança

A recente explosão de violência como brigas, agressão a professores, tráfico de drogas etc. entre os estudantes das escolas municipais de Curitiba se deve principalmente à decisão lamentável da prefeitura em remover a Guarda Municipal das escolas. Vivemos uma falta total de segurança para nossos filhos e professores.

Dirceu Numes

Ciclistas

Pelo que foi colocado na reportagem (Gazeta, 5/3), o vereador Bernardi está propondo o que já está no CBT: que o ciclista deve circular na mão das vias pelo lado direito, que nas calçadas deve estar desmontado e que deve dar preferência a ciclovias, quando houver. A única novidade é a possibilidade de multa ao ciclista. O projeto de lei deveria contemplar apenas a multa, porque todo o resto já está definido pela legislação federal.

Eduardo Londres Pinha

Carlos Ramalhete

Meus cumprimentos a Carlos Ramalhete (Gazeta, 7/3) por dizer em tão poucas palavras o que uma geração inteira, pais, escolas, igrejas, imprensa, cinema e tevê não têm coragem de dizer aos nossos jovens e crianças: "O corpo humano merece mais respeito". Desvairados e pervertidos sempre existiram e sempre vão existir. O que preocupa é que se tornou normal, e até obrigatória, a perda da consciência da própria dignidade.

Aparecida F. Moraes

Dia da Mulher

Acostumadas que fomos a tudo fazer sem delegar nada para ninguém, agora que nada disso é preciso, parecemos perdidas, e assim continuamos nos envolvendo com coisas que nos cansam e até nos desagradam. Há necessidade de que nosso olhar veja por outra ótica e tome consciência dessas mudanças. Nossa jornada foi cumprida. A vida agora é diferente. A mulher que já foi rainha agora é soberana de si mesma.

Suzi Mariano Guber

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]