• Carregando...

O problema das águas-vivas que invadem somente o Litoral paranaense está claramente ligado à poluição das praias (Gazeta, 25/1). As autoridades alegam não saber a causa da infestação, porém é lógico estabelecer a relação entre a grande quantidade de bactérias e microrganismos presentes e provenientes do lixo, esgoto clandestino desembocando nas praias e a poluição descontrolada, que são o alimento preferido das águas-vivas. Corte o "suprimento" de alimento delas e elimine o problema!

Fernando Shimon

Caixas eletrônicos 1

Somente em janeiro foram 22 assaltos a caixas eletrônicos no Paraná, quase todos usando explosivos. Esse tipo de crime era praticado esporadicamente e hoje se tornou uma rotina trágica. Será que não é uma migração de quadrilhas oriundas das favelas pacificadas do Rio de Janeiro?

Romualdo Antonio Mehret

Caixas eletrônicos 2

Na matéria "Ataques a caixa eletrônico levam o terror às lojas", o repórter Diego Ribeiro destaca que comerciantes começam a rejeitar equipamentos, porém, acredito, o problema é muito maior. O roubo e a violência são tão comuns, que a população sai com pouco dinheiro de casa, compra menos durante o lazer e até durante o dia útil. O pouco lucro do comerciante, gerado por uma população que pode consumir mais, está indo para as seguranças privadas e seguradoras. Cadê a segurança pública?

Bruno Gusi

Árvore caída 1

A situação das árvores na região do bairro Água Verde está calamitosa. Árvores muito grandes (frondosas) e muito velhas são um perigo imenso a toda a população do bairro. Basta dar uma volta na Av. Getúlio Vargas e adjacências para verificar isso. A prefeitura ou quem quer que seja valoriza mais os arbustos que a segurança das pessoas.

Osvaldo Domingos

Árvore caída 2

Não é preciso entender muito de poda de árvores para perceber que a maneira como estão sendo feitos os cortes de galhos provoca a instabilidade da árvore. Para beneficiar a passagem e a não obstrução da rede elétrica, a poda é feita retirando a parte central da árvore, o que deixa um vazio que faz com que o peso se concentre nas laterais. É nítido e claro que foi esse o motivo da rachadura no centro da árvore, o que provocou sua queda e a consequente morte do motorista.

Eduardo de Biagi Silos

Comércio de crack

Faz cinco anos que moro no Paraná e confesso que já vi tanto consumo quanto tráfico neste estado. Nas ruas do Centro de Curitiba é notório e em plena luz do dia. Presenciei fatos que não via quando morava em São Paulo.

Amaury S. Bueno, Pinhais – PR

Supersalários de juízes

Aqueles que deveriam ser responsáveis por julgar e manter a lei e a ordem também são responsáveis por mais desvios e desconfiança da população. Se não podemos mais confiar nem mesmo nos juízes e desembargadores, em quem poderíamos?

Daniel Crispim

Número de ministros

Cada vez acho mais verdadeira a afirmativa dizendo que, se alguém não quer resolver algum assunto, basta criar uma comissão ou um setor e fazer uma reunião com todos os envolvidos. A fotografia da reunião da presidente Dilma com sua esquipe ministerial mostra o fato com toda a nitidez possível, seja pela quantidade de pessoas envolvidas seja até pelo tamanho da mesa. Como o governo pode querer resolver alguma coisa dessa maneira? Com tantos ministros e com tantas pessoas envolvidas?

Márcio Falabello

Ministério da Educação

Desejo sorte ao ministro Mercadante e que possa implementar uma política educacional que valorize o professor, trate o aluno com respeito e possa fazer com que a sociedade creia que somente através da educação vamos transformar este país no Brasil de todos. Haddad brilhou pelos erros cometidos por ele mesmo e sua equipe de trabalho, deixando o orgulho falar mais alto e tendo a isenção de qualquer responsabilidade com a anuência do governo.

Elías Benavides

Verba parlamentar 1

Qualquer profissão é digna, merecedora de condições e reconhecimento, ser deputado, representante da população, não é diferente (Gazeta, 26/1). Portanto, em havendo coerência, necessidade, respeitando-se a realidade de nosso país e as condições financeiras, os devidos aumentos podem ser necessários.

Renato dos Santos Taborda, Irati – PR

Verba parlamentar 2

Diante do desleixo e do descaso normais na Assembleia e nos poderes desta cidade, resta-nos pelo menos o conforto de saber que o aumento está sendo às claras. Quem poderá contestar? O prefeito? Convenhamos, não sejamos ingênuos! O povo? Em quais condições? O presidente da casa expôs toda a calamidade de desmando em curso. Não houve reação contrária visível. Restam as próximas eleições. Tire um esperto, eleja alguém confiável. Ainda há esperança.

João Santiago

Dados na internet

Duvido muito que essa intenção do TC vá em frente [de abrir os dados na internet para o cidadão ajudar na fiscalização]. Mas muito mesmo. Esse pessoal não gosta de ser fiscalizado e não precisa dizer por quê.

Carlos Roberto Bagatin, Londrina – PR

Sacolinhas de plástico

Banir as sacolas plásticas gratuitas seria algo muito drástico. Apoio a ideia de conscientizar a população, frisando os malefícios que o plástico causa para o meio ambiente. Não são fatores externos que nos trarão uma noção de preservação do meio ambiente, mas sim fatores íntimos/pessoais, com os quais cada indivíduo praticaria naturalmente sua própria sustentabilidade.

Thiago Luiz Polanski

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]