• Carregando...

Mídias Sociais

Tribunal de Justiça 1

"Numa empresa particular ele sairia por justa causa sem direito a nada. Tem de acabar com essas mordomias. Por isso a folha de pagamento de aposentados da União é altíssima."

Jane Madeira, via Facebook, sobre o pedido de aposentadoria feito pelo ex-presidente do TJ-PR, Clayton Camargo.

Tribunal de Justiça 2

"O CNJ deve investigar a fundo. Se esse cidadão tiver culpa no cartório, merece ser punido. Chega de impunidade, ninguém está acima da lei!"

Mario Rosot, via Facebook.

Analfabetismo

"Contando com os analfabetos funcionais é um número inacreditável para a capital do Paraná. Precisamos investir em educação, senão jamais sairemos do Terceiro Mundo."

Regina Russ, via Facebook, comentando matéria sobre as regiões que concentram o analfabetismo em Curitiba (Gazeta, 25/9).

Greve

"Isso é um absurdo. Tudo o que eu queria é que os serviços de frete fossem privados, igual aos EUA."

Isabella Carolina Santos, via Facebook, sobre o atraso das entregas de encomendas por causa da greve dos Correios.

Ponte de Guaratuba

"Esperamos que se concretize essa obra, pois já ouvimos notícias semelhantes em diversas ocasiões; entretanto, nunca se consumaram."

Arnaldo Pimentel, via Facebook, sobre o anúncio de que a ponte entre Guaratuba e Matinhos só deve sair do papel em 2015.

Canil irregular

"As pessoas que compram animais também têm grande parcela de culpa, pois alimentam o comércio para que esses locais continuem existindo."

Pricila Oliveira Santos, via Facebook, sobre o canil irregular em Curitiba.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter: twitter.com/gazetadopovo

Muito importante esse mapeamento do analfabetismo na capital paranaense, pois as pessoas não imaginam que ainda há tanta gente analfabeta. Presenciamos a evolução da ciência e da tecnologia, mas no quesito de mais importância, que é ter uma educação básica de qualidade para todos, ainda estamos muito atrasados. Espero que, com os números apresentados pela pesquisa, seja pensado um plano de ação para erradicar de vez essa realidade de termos curitibanos iletrados.

Gabrieli Cristina de Jesus

Analfabetismo 2

Lamentável o índice de analfabetismo em certas regiões de Curitiba. Considerando sua posição de capital, a cidade deveria ser exemplo também na área da educação, uma vez que é através dela que se abrem os caminhos para a reflexão contínua e o desenvolvimento do homem como cidadão.

Aline Santos Pereira

Protestos

Aquele que começou os protestos de junho por causa do aumento de 10 centavos nas passagens de ônibus em São Paulo deve ter assumido algum cargo de confiança no gabinete de um político com um bom salário, e certamente vai disputar um mandato nas próximas eleições. Ele sumiu.

Roberto Justo Dias

Terceirização 1

O deputado federal Marcelo Almeida demonstra sua competência e coerência ao tratar do interesse público, como a defesa do PL 4.330 (Gazeta, 24/9). Além de todos os aspectos positivos ou de igualdade elencados pelo deputado, tomo a liberdade de citar a possibilidade de exigir metas dos terceirizados, o que nem sempre é viável quando se trata de funcionários contratados diretamente – em especial, dos estáveis.

Vinicio Bruni, engenheiro

Terceirização 2

Brilhante a colocação de Sérgio Butka sobre o PL 4.330. Liberar a terceirização para as atividades-fim é um tiro no pé. Isso desqualificaria o trabalhador e os anos e anos de luta para conquistar seus direitos. Ter terceirizados no serviço público também não dá certo porque o comprometimento do terceirizado e as leis que o regem passam longe dos de um concursado.

Maria Stephan

Médicos estrangeiros

Parabéns a Alexandre Bley pela renúncia ao cargo de presidente do CRM-PR (Gazeta, 25/9). Como médico, concordo com sua atitude, pois ele mantém-se íntegro diante da atitude ditatorial do governo populista, de impor a presença de médicos com diplomas estrangeiros sem o exame de Revalida. Como pode um governo trabalhar para o povo se é o primeiro a desrespeitar as leis vigentes no país e, à custa de "canetadas", tenta impor suas vontades?

José Ricardo Facin Ferreira

Moradores de rua

Triste observar o número crescente de moradores de rua no Centro de Curitiba, pessoas jogadas à própria sorte, vivendo da solidariedade e existindo à margem da sociedade. Há poucos anos eram apenas crianças brincando e sonhando com o futuro, hoje já não sonham mais, já não brincam mais; bebem e se drogam para anestesiar a realidade. E, se tivessem tido acesso a uma boa educação, saúde e segurança, como promete a Constituição, o resultado não seria outro?

Carlos Cesar Zanchi, advogado

Alemanha

A felicidade de uma sociedade é somente fruto de um trabalho sério em todos os setores produtivos, como mostra o exemplo da Alemanha. Em 1949, o então chanceler Konrad Adenauer pediu aos alemães que, além do trabalho remunerado das oito horas diárias, trabalhassem duas horas extras sem remuneração para a reconstrução da nova Alemanha. Em 1955, boa parte das cidades já estava reconstruída.

Ricardo Herrmann, professor da UFPR

Jornal

Faz alguns dias que substituí a edição impressa da Gazeta do Povo pela digital. Achei muito bom, com o acesso e leitura muito práticos. Também é ecologicamente correto; quanto menos papel, melhor. Inconvenientes? Possivelmente menos empregos para entregadores, distribuidores, carrinheiros de lixo reciclável, fábricas de papel. Mas, em compensação, traz muita economia de água, energia, árvores, e menos poluição com tintas e lixo.

Eloy Oto Schneider

Ponte de Guaratuba

Não é a primeira vez que se faz um movimento no sentido de construir a tão reivindicada ponte em Guaratuba (Gazeta, 25/9), cuja falta gera graves e irreparáveis prejuízos sociais e econômicos aos balneários paranaenses. Mas há falta de interesse e de vontade política, o que leva a acreditar que se trata de mera cortina de fumaça e que daqui a 40 ou 50 anos estaremos lendo o mesmo tipo de reportagem sobre o mesmo assunto.

Sebastião Antunes Telles Sobrinho

Armas de brinquedo

Em relação à proibição de vendas de armas de brinquedo em Brasília, existe um lado bom nessa lei, pois acaba com a relação entre crianças e armas e impede o uso de armas de brinquedo para crimes. Mas nada melhor que melhorar o ensino das escolas, investir na educação para ter um bom resultado no futuro. E, claro, muito mais perigoso que uma arma na mão de um bandido é o poder político na mão de um corrupto.

Matheus Mendes

Acumuladores 1

Acumular animais não é crime nem doença. Acumular animais é acumular carinho, amor, doação e humanismo. Se cada pessoa cuidasse dos pobres animais abandonados, desse carinho a eles, o coração do ser humano estaria muito melhor. Até os hospitais já estão adotando esse ato de amor. Quem não ama animais não tem condição alguma de amar o seu semelhante. Vamos deixar que quem não tem condição de ter uma vida digna ao menos seja amado por seres racionais.

Maria Helena Noronha

Acumuladores 2

É um absurdo a sociedade condenar os acumuladores de cães como doentes. A administração pública está se ausentando de suas obrigações e jogando a culpa em pessoas que amam os animais. O problema é de toda a sociedade, e está sobrando para os acumuladores de cães. Eles não recolhem um cão por mero prazer, e sim por vê-lo abandonado, doente. São verdadeiros anjos que ajudam da maneira que podem. Se o cão é a doença do acumulador, temos de cortar o mal pela raiz, e a prefeitura deve assumir a responsabilidade de tirar os cães da rua.

Zigon Alberto Galvan

Drogas

O consumo de crack e outras drogas há muito tempo transformou-se em uma questão de saúde e segurança pública. A repressão ainda é a melhor maneira de combate, porque existem poucas clínicas e profissionais capacitados para realizar um tratamento adequado aos usuários. O Estado deve criar medidas urgentes no intuito de oferecer tratamento a essas pessoas.

Emerson Edimar Schmimitz

Mensalão 1

Qual o verdadeiro motivo que teria levado o ministro Celso de Mello a ter se acovardado tanto? Medo? Ficou notório que ele seguiu, sim, as ordens externas dos "lulistas", "dilmistas", "dirceusistas" e outros grupos que ditam o que pode ser feito neste país, e quem deve ou não ser preso. Azar o nosso de termos algumas pessoas no mais alto escalão do Judiciário que não representam o anseio do povo brasileiro.

Henrique Augusto Bora, empresário

Mensalão 2

O julgamento do mensalão é o retrato de nosso país. Não temos justiça, temos leis que foram criadas para proteger infratores e corruptos. Quem aprovou essas leis se beneficia delas. E ficou claro que, para fazer parte desse seleto grupo, é necessário ter um curso de ator ou atriz para saber convencer o público em geral de que tudo levava a crer que, finalmente, os culpados passariam alguns anos na prisão. Era tudo encenação, muita conversa, brigas para dar mais realismo ao roteiro pré-estabelecido. Foi tudo perfeito, todos merecem o Oscar pela atuação magnífica.

Raul Gelbecke, administrador

Pedestres

No Aeroporto Afonso Pena, na frente da entrada no piso do estacionamento, ao lado do módulo policial onde há faixa para pedestres, a maioria dos táxis, vans de estacionamentos e carros particulares não respeita a passagem de pedestres que entram ou saem do aeroporto. Imagine em outras passagens de pedestres existentes na cidade!

Aguilar Silva, empresário

Pedágios 1

No interior, as estradas pedagiadas melhoraram muito e há muitas obras em andamento. O que é difícil de entender é a quantidade de obras e por que não se trabalha em turnos para diminuir o número de obras simultâneas e concluí-las mais rápido. Isso vale também para as obras no contorno de Curitiba, que são uma verdadeira aberração na questão da demora. Quem vem do interior em direção ao Aeroporto Afonso Pena deve pensar duas vezes antes de pegar o contorno.

Walter van Halst, Ponta Grossa – PR

Pedágios 2

As concessionárias deixaram de fazer as obras e melhorias previstas em contrato e agora querem mudar para não pagar as multas. Demonstram ganância em arrecadar, aumentando o valor dos pedágios acima da inflação. Penso que devam reduzir o valor, pois não cumpriram com suas obrigações e nada de renovação ou prorrogação de prazos. O governo deve ser austero com as empresas que não cumprem com suas responsabilidades contratuais.

Ademir Saviato

Lei Seca

A madrugada parece terra de ninguém: roubos, mortes, drogas, bebidas. Parece ser o período onde tudo pode, onde prevalece a impunidade, onde as leis e os responsáveis por ela simplesmente hibernam. A Lei Seca está só no papel, onde estão as fiscalizações? É notório que durante a madrugada a grande maioria dos motoristas dirige embriagada. Até quando vamos ler os noticiários e ver que os assassinos continuam impunes, enquanto inocentes são massacrados?

Carlos Buffa Neto

Bicicletas

Sobre a reportagem a respeito do roubo de uma bicicleta da ciclopatrulha (Gazeta, 24/9), um órgão que diz não ter recursos para efetuar a manutenção de meia dúzia de bicicletas deveria pedir falência, como fazem as empresas que não têm condições de continuar funcionando. Não podemos continuar vendo essas barbaridades e manter essas pessoas, que não entendem nada de gestão financeira, gerenciando o nosso estado.

Claudete de Camargo Weigert

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]