• Carregando...

Passou da hora de o governo dar explicações convincentes sobre o apagão, desculpas esfarrapadas não colam mais, não houve tempestade sobrenatural, como chegou a afirmar o presidente da Itaipu ou um grave problema climático, como relatou o assustado ministro das Minas e Energia. A verdade é que houve um apagão e que o sistema auxiliar não entrou em operação. As causas da falha devem ser bem explicadas, principalmente para as milhares de pessoas que ficaram presas em elevadores ou que não puderam chegar a suas casas, pois os sistemas de transportes ficaram paralisados, possam até pedir indenização. Apontar os culpados e punir exemplarmente a ineficiência, principalmente dos altos funcionários do sistema elétrico é o mínimo que se espera.

Evaldo J. Magalhães

Lula e o TCU

O TCU cumpre apenas o seu papel. Em um país em que temos os três pilares da democracia, Judiciário, Legislativo e Executivo, sendo um órgão responsável por fiscalizar o outro em algum momento, eu vejo o executivo legislando ou o judiciário executando e assim é o panorama brasileiro. Em algum momento confunde os cidadãos brasileiros, que não sabem qual é o papel de cada órgão.

Luiz Carlos Gonçalves Abreu

Palanque seguro 1

É de se ficar abismado com a criatividade de alguns políticos. Há tantos problemas com os quais eles deveriam se preocupar como saúde pública, segurança, educação, e têm maus políticos querendo criar leis para fiscalizar melhor as construções de palanques para abrigá-los durante as festividades ou campanhas no estado do Paraná. Que imaginação!

Jair de Azevedo

Palanque seguro 2

Uma atitude simples como "obedecer as regras" teria evitado o acidente com o palanque do governador. Se a estrutura montada suportava 40 pessoas, deveriam obedecer essa regra e não colocar mais de 40 pessoas no lugar. Simples assim! Agora, criar lei para palanque é estar com tempo de sobra! Se os deputados e o próprio governador aprendessem a obedecer as regras, isso teria sido evitado!

Thais Costa

PEC do calote

Não posso acreditar que os ministros da Suprema Corte irão se curvar diante da vontade de alguns caloteiros de plantão. E como fica o povo diante desse absurdo? Se devemos ao Estado, somos obrigado a pagar, mas quando temos precatórios a receber aí mudam-se as regras.

Pedro Baptista

Radares desligados 1

Sem dúvida os atropelamentos vão aumentar sem o funcionamento dos radares em vias movimentadas (Gazeta, 13/11). É muita ingenuidade, ou falta de conhecimento antropológico, pensar que motoristas mal educados vão respeitar o pedestre enquanto isso não lhe pesar no bolso, já que a consciência há tempos parece não mais existir na cabeça de grande número de pessoas, a começar por muitas de nossas autoridades que deveriam ser o exemplo. Constato todos os dias esse desrespeito em vários pontos da cidade onde há apenas sinaleiros comuns: sem a menor cerimônia, motos, ônibus e carros passam o sinal vermelho e muitas vezes em alta velocidade como se fossem os "donos da rua". Além de multas, penso que os "crimes de trânsito" deveriam dar cadeia. Só assim as tragédias diminuiriam.

Eliane Bordini

Radares desligados 2

Não faz diferença ter radar ou não, porque muitos lugares precisam ser modificados para a melhoria do trânsito. Na frente do Jardim Botânico com a linha do trem é um lugar para melhorar. Muitos radares não são estratégicos para educar o condutor, são escondidos em árvores e curvas, o que não educa o motorista nem ajuda o pedestre a atravessar a rua. Os radares devem ser com paradas estratégicas, lombadas eletrônicas. Enfim, o radar piora o trânsito, o que faz um trânsito ser melhor é a educação.

Rogerio Volgarine

Venezuela no Mercosul

Não devemos aceitar a Venezuela no Mercosul porque Hugo Chávez nada mais é que um ditador e está querendo embrulhar a América do Sul nas suas ideias amalucadas e antidemocráticas.

Paulo Ferreira Cunha

Pequenos traficantes 1

Traficante é traficante, não interessa se é pequeno ou grande. Se tráfico é crime, tem de pagar pelo delito. Se traficou, tem de ir para a cadeia.

Flavio Bovo

Pequenos traficantes 2

Pequenos traficantes não devem ser presos, entretanto cumprir penas alternativas tais como trabalhar prestando socorro a drogados em hospitais, limpar banheiros públicos de clínicas, limpar todo tipo de sujeira e danos provocados por viciados, ajudar famílias de pessoas viciados, participar e ajudar a organizar reuniões de combate ao uso indiscriminado de drogas.

Romeu Foltran

Bolsa família curitibano

Li a reportagem relativa ao lançamento do "Família Curitibana". Particularmente eu não acredito em nenhum programa deste tipo, nem municipal, nem federal. Acho que as pessoas de baixa renda estão cada vez mais "folgadas" por saber que terão sempre um benefício sem fazer grandes esforços. É bolsa família, vale-gás, auxílio cultura, luz e água sociais etc. No entanto, independentemente de crer ou não na iniciativa, tenho plena certeza de que não se trata de programa eleitoreiro, pois o prefeito Beto Richa não precisa desse tipo de apelação. Um prefeito que tem índices de aprovação altíssimos e preparo intelectual para governar uma cidade, não precisa de programas oportunistas para se promover.

Isabelle Ferreira

Luto

Em nome das famílias Ribas do Valle e Madalosso, queremos expressar nossos agradecimentos a toda a equipe da Gazeta pelas homenagens prestadas na ocasião do falecimento do Ernani. Não poderíamos deixar de destacar a brilhante página escrita pelo Reinaldo Bessa (Gazeta, 8/11). Só uma pessoa que tem sensibilidade poderia escrever um texto tão brilhante.

Neuza Madalosso

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]