Dois pontos

PEC dos Cartórios 1

Em um país onde defende-se a isonomia, não é possível manter em cargos públicos pessoas que foram beneficiadas por meio de indicações políticas, e se mantiveram no cargo interinamente durante anos e ainda querem fazer com que a hereditariedade permaneça. Eles alegam que cartórios fazem parte da "herança de família". Isso é uma ofensa aos milhões de estudantes que se preparam arduamente a fim de conseguir uma aprovação em um concurso público.

Sheyla Brandão

PEC dos Cartórios 2

Sou favorável à PEC 471, em defesa dos pequenos cartórios que prestam relevantes serviços às pequenas cidades do interior do Brasil. Se há alguns casos irregulares, também é verdade que muitas pessoas honestas e de boa-fé estão trabalhando seriamente e há muito tempo em muitos cartórios e seus direitos precisam ser respeitados. Não é possível que pessoas de bem que tenham trabalhado honestamente por tanto tempo venham a perder seu trabalho agora.

Carlos Tenório da Silva, Maringá – PR

CARREGANDO :)

Aumentar o preço das passagens de transporte coletivo, em Curitiba, por causa de novas licitações, é colocar o peso do aumento no bolso do contribuinte; é demonstrar impopular atitude política e má gestão pública. Representantes governamentais e os da iniciativa privada precisam gerir, no caso, me­­lhor suas respectivas iniciativas públicas e particulares, acomodando, assim, os preços das passagens dentro de suas próprias administrações e respeitando os limites impostos pelas responsabilidades fiscal e social.

Paulo Sérgio Pereira, advogado

Publicidade

Aumento da tarifa do transporte 2

É um absurdo aumentar a passagem em uma cidade onde não há respeito com os usuários do transporte. A tarifa de R$ 2,20 praticada hoje já é muito cara, há poucos ônibus. O usuário em Curitiba anda pior que uma sardinha em lata. Ainda mandam micro-ônibus com o mesmo valor da passagem. Esse sim é o pior transporte coletivo do mundo.

Roseli Pisula

Aumento da tarifa do transporte 3

Após a licitação os preços vão ficar um absurdo. Temos um exemplo dos pedágios, herança eterna de Jaime Lerner, com preços absurdos, que retardam nossa economia.

Publicidade

Luciano Wachholz

PMs rebelados

Ao ver a manifestação de policiais militares aquar­­telando-se por descontentamento com o aumento proposto por nosso governador, fico me perguntan­­do em que proporção o novo piso salarial, o qual consideramos justo, melhorará a segurança para a população. Também permanece para mim a dúvida do porquê da existência de duas polícias, a civil e a militar, mesmo sendo previsto na Consti­­tuição. Não consigo enxergar nenhum motivo lógico ou até mesmo técnico para essa separação.

Julio C. A. Fróes, administrador

Lei antifumo

Publicidade

Não houve mais multas relacionadas à lei antifumo devido à falta de fiscalização, como a própria reportagem declara (Gazeta, 10/3). Se houver fiscalização, pelo menos, em 30% dos lugares públicos, essas multas passariam das mil! Sou garçom free-lancer e trabalho em vários lugares. Mas não foi trabalhando que observei na rodoviária em Matinhos passageiros e funcionários da empresa de transporte fumando livremente nos corredores, e isso a alguns metros do guarda municipal.

Ney Silva

Vagas de trabalho 1

O mercado de trabalho está muito competitivo, com isso, na maioria das vezes as pessoas se veem obrigadas a voltar para o banco da escola. Mas até que ponto o número de diplomas é importante para conseguir uma oportunidade melhor na área que estudou? O importante não é apenas a formação, mas a junção da prática com o conhecimento adquirido nos cursos. E isso será possível com o aumento de oportunidades de estágio, tendo melhores remunerações e mais estímulos aos estudantes, para que sintam-se motivados a seguir na área escolhida.

Eliane Brasileiro Pimenta Cavenaghi

Publicidade

Vagas de trabalho 2

Empregadores e candidatos necessitam um do outro, mas não colaboram para que essa junção tenha sucesso. As empresas estão pagando salários baixíssimos e exigindo demais pelo que pagam. Com isso acabam sobrando vagas no mercado ou muitas vezes as pessoas que são contratadas se sujeitam a ganhar menos que o piso salarial. No caso dos candidatos existe uma falta de interesse por parte deles, pois muitas empresas oferecem cursos profissionalizantes gratuitos. No caso das pessoas desempregadas elas poderiam utilizar o tempo livre para melhorar seu currículo, mas já que não fazem isso não podem reclamar pela falta de vagas ou pelo salário baixo.

Andressa Leticia Wagner

Gripe A

Todas as pessoas devem ser imunizadas. Acho que não apenas adultos correm risco de se contaminarem, mas também crianças e adolescentes! O Ministério da Saúde deve voltar atrás e divulgar um novo calendário com as crianças e adolescentes incluídos!

Publicidade

Francieli Desengrini

Cuba 1

Ótima análise da socióloga Maria Lucia Barbosa sobre a triste situação dos cubanos que ousam pensar diferente (Gazeta, 11/3). Vergonhoso o apoio do governo brasileiro à selvagem ditadura dos irmãos Castro.

Marcos Lefevre, engenheiro

Cuba 2

Publicidade

Excelente o editorial "Bodas de amor bandido" a respeito da paixão doentia de alguns indivíduos pelo regime cubano (Gazeta, 7/3). É como se vivessem numa adolescência eterna, um misto de imaturidade e rebeldia cega. Ditaduras são ditaduras. Não importa a mão que segura a adaga, esquerda ou direita, ela tira a vida do mesmo jeito.

Willian Yahz

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Publicidade

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.