• Carregando...

A duplicação da BR-376 (Gazeta, 8/3), finalmente anunciada, trará maior segurança e conforto para os usuários. Porém, esperar mais sete anos para terminar a obra está na contramão da eficiência técnica e da paciência da população, ainda mais sabendo dos altos preços que pagamos pelo pedágio.

Nilton Luis Venturi

Comissão de Direitos Humanos 1

A eleição de Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (Gazeta, 8/3) deixa claro a todos os brasileiros que a banalização política, imoral e antiética tornou-se o elemento primaz do Legislativo nacional. Se Montesquieu aqui estivesse, jamais proporia a separação dos poderes em sua clássica obra O espírito das leis e Rousseau rasgaria seu Contrato social, pois estamos longe de ter um Estado com bases democráticas sólidas, onde as liberdades individuais protejam os cidadãos de abusos de seus governantes.

Marcelo Rebinski, historiador

Comissão de Direitos Humanos 2

Cada um tem o direito de ter a sua opinião sobre qualquer assunto. O que não pode é o exagero, e querer convencer alguém que a sua opinião é a única válida. Infelizmente, estamos em uma época em que ser contra alguma ideia de uma minoria fanática, muitas vezes massa de manobra, cria situações que fogem à civilidade. Se o político é contra alguma opção sexual, outros podem ser a favor.

Luiz Dias

Despesas com pessoal

Para reduzir as despesas com pessoal, o governo estadual deveria cortar as verbas de gabinetes, horas extras e mordomias. Também deveria diminuir a quantidade de parlamentares. O custo-benefício disso é muito cruel com os nossos bolsos: gastamos muito em troca de nada.

Airton Kraismann

Táxis 1

A sugestão da abertura do mercado de táxi colocada pela Gazeta do Povo em seu editorial (Gazeta, 8/3) seria uma forma de resolvermos os 33 anos de atuação da máfia laranja, que nos levou a perder crédito diante do mundo inteiro. Hoje há receio de se marcar eventos em Curitiba porque duvidam da nossa capacidade de dar conta do transporte das pessoas.

Rodney Fernando Carneiro

Táxis 2

Apoio a sugestão da Gazeta do Povo de desvincular licenças de táxis e de taxistas, bem como eliminar o limite de táxis rodando. Entendo que o modelo atual gera um comércio paralelo surreal, como acontecia com os telefones antes da privatização.

Eduardo Todt, engenheiro

Subsídio

Os políticos dizem que, terminado o processo eleitoral, a união para o bem do povo deve prevalecer sobre as disputas partidárias. Não é o que está acontecendo, pois Richa está retirando o subsídio estadual que permitia o barateamento das passagens do transporte coletivo. Tal atitude é maléfica ao povo de Curitiba e RMC.

Luiz Eduardo Hunzicker

Empreendedor

Eu discordo da ideia do "empresário vítima" contida no artigo de José Pio Martins (Gazeta, 8/3). Quem paga de verdade os impostos é o consumidor final, o operário. E mais, o empresário usa estradas, portos, energia, tudo do Estado, bancado pela sociedade como um todo, mas só ele tem o lucro. Até os funcionários qualificados são formados em escolas públicas.

Amauri Padilha, Rebouças – PR

Carlos Lacerda

Que bom ver um escritor com o gabarito de Elio Gaspari lembrar de Carlos Lacerda (Gazeta, 6/3) e diferenciá-lo dos negocistas de plantão. Lacerda foi, disparado, o melhor governante carioca. Cassado pelo AI-5 em 1968, faleceu em 1977, antes de recuperar seus direitos políticos. Fez muita falta ao país.

Silvestre Antonio Schmitt

O encadernador do papa

Embora o texto de José Carlos Fernandes sobre o encadernador do papa (Gazeta, 8/3) conte o milagre, mas não diga o nome do santo, sou testemunha e conheço o personagem da história. Sou cliente de suas encadernações e posso garantir que o serviço é muito bom. Parabéns ao José Carlos por mais uma ótima história com personagens curitibanos.

Francisco Hardy Filho

Língua estrangeira

Entristeci-me ao ver uma jovem de 20 anos dizer que não aprendeu nada em 11 anos nas aulas de Inglês da escola pública (Gazeta, 5/3). Sabemos muito bem que não aprender nada é praticamente impossível, pois o aluno sempre assimila alguma coisa em qualquer disciplina.

Claudia Crul, professora, Tijucas do Sul – PR

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]