• Carregando...

Até um senador do porte de Cristovam Buarque (Gazeta, 20/11), que integra um partido da base aliada, mas não concorda com a administração federal atual, se manifesta em contrário à decadência da economia e da política no Brasil. Opiniões, passeatas, manifestos das mais diversas entidades, protestos, greves parecem não sensibilizar as autoridades. Deixando de lado qualquer opção de ruptura da ordem institucional, o que mais será preciso fazer para alterar o rumo da insanidade a que os dirigentes públicos nos dirigem?

Alvaro José Junqueira Nunes

Impeachment

A propósito da frase dita pelo ainda presidente da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha, de que “o impeachment perdeu apoio popular”, gostaria de esclarecê-lo que não foi o impeachment de Dilma que perdeu apoio; é que agora são dois os impeachments que 70% dos brasileiros desejam: o do próprio Cunha e o da presidente mais impopular da história. Trata-se de uma insanidade pensar que o Brasil suporta mais três anos com essa presidente. É como se nos chamassem de imbecis. Até quando este país vai brincar com situações tão graves? Cunha e Dilma são a crise. Impeachments já!

Sandro Ferreira
mídias sociais

Preconceito

Sinto vergonha imensa em saber que isso está acontecendo em minha cidade. Seja muçulmana, católico, evangélico, budista ou espírita, todos merecem ser respeitados como seres humanos e por sua preferência de religião.

Julio Damasio, no Facebook, sobre as agressões contra mulheres muçulmanas em Curitiba.

UTFPR

Lamentável, principalmente em um país carente de mão de obra especializada como o Brasil. Este processo de desmonte das escolas técnicas começou com o FHC e vai terminar com a Dilma. Estudei aí quando era o CEFET-PR e foi a melhor escola para a formação profissional e para a vida que tive.

Luciana Gabardo Dos Santos, no Facebook, comentando o fim do ensino médio na UTFPR, anunciado para 2020.

MST

Quantas vezes o MST já invadiu e depredou a Araupel? Por que não acontece nada contra o MST? O MST é o nosso Estado Islâmico com quem a Dilma queria dialogar.

Teresinha Fröhlich, no Facebook, sobre manifestação contra a invasão do MST em Quedas do Iguaçu.

Voto impresso 1

Discordo completamente dos argumentos elencados pelo ministro Toffoli quando afirma, em relação à aprovação dos votos impressos, que “daremos um passo atrás na cultura política brasileira”, que o voto impresso é “absolutamente desnecessário”. Até as pedras sabem da possibilidade de que as urnas eletrônicas sejam fraudadas por hackers. A impressão dos votos é uma reivindicação dos cidadãos que se sentem inseguros diante de tantas falcatruas de seus dirigentes. Infelizmente, a concepção da urna eletrônica não acabou com a “intervenção humana”.

Leila E. Leitão, pedagoga

Voto impresso 2

Referente às colocações dos leitores (Gazeta, 22/11) sobre o voto ser eletrônico ou impresso, para verificar se uma eleição de votação eletrônica foi fraudada ou não, de uma maneira mais simples, faz-se um levantamento estatístico da Planilha de Votação dos tribunais eleitorais. Desenvolvemos um estudo que comprova se houve ou não houve fraude, pois a Planilha de Votação, imperceptível a uma análise superficial, não apresenta nenhum indício de anormalidade, mas através de um levantamento estatístico, se ela foi fraudada é possível detectar.

Ney Gonçalves de Almeida

Transporte coletivo

Foi só a prefeitura anunciar que não haverá renovação da tarifa técnica e as empresas começam a atrasar seus compromissos. É mais fácil prejudicar a população e fazer os motoristas de massa de manobra, não é? Frota velha, falta de segurança, trabalho insalubre, salário baixo... e os empresários com as burras cheias de dinheiro.

Melissa Oliveira

Futebol

O órgão mais sensível do ser humano ainda é o bolso, e punir um time com portões fechados é uma pena que pode ser melhorada. Em vez de tirar do torcedor o direito de ver o seu time jogar, reverta-se 100%, 150% ou 200% do valor da bilheteria para entidades beneficentes. Afinal o que não falta são Apaes, Santas Casas, lares de idosos e jovens precisando de recursos.

Luiz Augusto Pellegrini de Carvalho

Terrorismo

Enquanto não se investir em material humano, valorizando as carreiras policiais, colocando as pessoas com maior conhecimento e competência nos lugares certos, dando liberdade de trabalho, afastando questões pessoais e políticas, não teremos uma polícia técnica, eficiente, que respeite o Estado Democrático de Direito e tenha o respeito da sociedade. Se o terrorismo tiver como alvo a Olimpíada no Rio, as forças de segurança brasileiras, sozinhas, não conseguirão contê-lo.

Vagner Pedro da Silva

Mariana

Inspiradora e corajosa atitude do vocalista do Pearl Jam ao pedir punição aos responsáveis pelo desastre em Mariana e ainda doar o cachê do show para auxiliar as vítimas. Tomara que essa atitude sirva para despertar a classe artística brasileira da apatia e do acovardamento, pois ela somente vai às cidades para realizar shows e faturar, e nunca se declara diante de injustiças por receio de perder patrocínio ou benefícios da Lei Rouanet.

Daniel Marques, historiador
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]