• Carregando...

Eleição com um único candidato a prefeito (Gazeta, 24/7) é um verdadeiro atraso para a democracia, além de demonstrar o descrédito com a classe política. Há muita gente boa que poderia preencher os cargos eletivos, mas, por causa da grande sujeira que se instalou em nosso país, os bons indivíduos não querem envolvimento algum com a política.

Mário Pereira da Silva, Morretes – PR

Candidato único 2

Não é saudável a ausência de concorrência em qualquer cenário. No ambiente político municipal, isso acarreta falta de debate de ideias e soluções para os problemas da cidade. É sempre bom ter variedade de propostas para podermos avaliar melhor e escolher em quem votar.

Diego Paolo Tsutsumi

Faltas de vereadores

O alto custo de manutenção em proporção à baixíssima produtividade e escassos benefícios que trazem à cidade nos faz refletir sobre a necessidade da existência de tantos vereadores. Uma dúzia desses senhores seria mais que suficiente. Com número reduzido, haveria um acompanhamento mais fácil das suas ações e com certeza as faltas também seriam em menor número.

Jorge Derviche Filho

Proibição de bebidas

Parabéns para Ponta Grossa e outras cidades que proibiram o uso de bebidas alcoólicas em locais públicos (Gazeta, 23/7). Não há dúvida de que o consumo de bebidas alcoólicas causa violência e desordens. Cabe à Câmara Municipal de Curitiba dotar a cidade de lei semelhante.

Lauro Luiz Leone Vianna

Bom exemplo

Um bom exemplo realmente faz com que nós procuremos melhorar ou até mudar nosso comportamento (Gazeta, 23/7). Precisamos de bons exemplos porque o ser humano é orientado por exemplos.

Marilis Ribas Augusto Figueiredo

Diversidade e identidade

Diante da onda de agressividade, violência e desequilíbrios a que temos assistido nos últimos tempos, a análise sobre diversidade e identidade de Sueli Ulliano (Gazeta, 24/7) é como uma brisa num dia de calor sufocante e sinal de que ainda há esperança em uma sociedade mais justa e humana. O futuro em um mundo mais harmônico está nas mãos de pessoas que não nos agridem para atingirem seus objetivos.

Eliane Bordini, Curitiba – PR

Jornalismo e violência

Oportuno e apropriado o artigo de Carlos Alberto Di Franco sobre jornalismo e violência (Gazeta 23/07). Comungo com o pensamento do articulista. Muitas das matérias veiculadas na mídia, principalmente na televisiva, são inaceitáveis e até reprováveis. Não sei se de maneira consciente ou não, mas busca-se de forma desenfreada e a qualquer custo mais audiência.

Mario Garcia

Presos de alta escolaridade

Infelizmente reportagens como essa sobre os presos com alta escolaridade (Gazeta, 23/7) não surpreendem. Morei em uma cidade onde o índice de usuários de drogas é muito alto e, quando vim para Curitiba, observei que dentro das universidades há uso e venda de drogas nos campi. Se enquanto são jovens já fazem coisas assim e não são punidos, imagine depois de adultos.

Lilian Costa

Greves

Se o governo e sindicatos que representam os servidores federais não se entendem e não têm se esforçado suficientemente para isso, outras entidades devem defender os direitos dos cidadãos para garantir o cumprimento da legislação e cobrar ações. Para cada universitário sem aula deve haver outras duas ou três pessoas afetadas pela paralisação.

Luiz Fernando Bortolani

Contorno Leste

Na maioria dos acidentes que acontecem no trecho entre o Contorno Leste e o km 618 da BR-376, em São José dos Pinhais, um veículo passa o canteiro e bate de frente com o outro. Isso fica claro quando se contam os vestígios deixados por acidentes anteriores. Está na hora de os responsáveis pela estrada construírem barreiras entre os dois pontos citados e taparem o enorme buraco existente no acostamento do mesmo trecho.

Flademir Henrique Tozato, São José dos Pinhais – PR

Linhas de ônibus

O sistema Quo Vadis é extremamente difícil de ser manuseado por um usuário com poucos conhecimentos. Nos últimos anos a internet evoluiu tanto que, no mínimo, o sistema deveria funcionar em qualquer browser. Hoje temos o Google Maps, MapLink que são extremamente rápidos e que resolveriam o problema de uma forma rápida e simples. Mais de um ano para se criar um projeto de readequação de um portal? Isso é um absurdo, é um descaso com o usuário que paga R$ 2,60 de tarifa.

Fabiano Magno Pechibella

Fila no Porto de Paranaguá

A fila de 127 navios à espera para carga ou descarga (Gazeta, 23/7) é inadmissível. É uma falta de competência dos governos estadual e federal. Não podemos aceitar uma situação dessas. Quando o estado perder espaço para portos vizinhos, não conseguirá recuperar seus clientes.

Anderson Darwin

Avicultura

Muito boa a reportagem sobre a avicultura no Paraná e no Brasil (Gazeta, 24/7), mostrando as vantagens, oportunidades e dificuldades do setor. Sugiro abordar o consumo de madeira de reflorestamento na avicultura. Como engenheiro florestal, noto um déficit dessa matéria-prima.

Giordano Corradi

Museu Arqueológico

Estive no Museu Arqueológico em Paranaguá para mostrar às minhas filhas a riqueza daquele museu, pois vivi naquela cidade por muitos anos e tinha orgulho do museu. Fiquei decepcionado com o que vi, ou melhor, com o que não vi. Espaços vazios, poucas peças arqueológicas, elevadores que não levavam a lugar nenhum. Fica meu registro pela falta de atenção com aquele espaço.

Rogério França de Oliveira

Gripe A

Não achei a vacina contra a gripe em nenhuma clínica de imunização de Curitiba e precisei ir até Santa Catarina, onde os estoques estão normais, não há fila e tampouco preço alto.

Silvana Javorouski

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]