• Carregando...

Tive o prazer de escutar a bela voz da cantora Cidinha em alguns programas televisivos e sinto não vê-la brilhando nos palcos (Gazeta, Caderno G, 29/12). Nossa cidade precisa dar mais incentivo aos valores da terra, precisamos valorizar o nosso artista solo, como outros estados o fazem tão bem. Cadê os programas voltados à música? Acabaram, como acabou a chance de os artistas se apresentarem em comícios, que era o que sobrava. Que pena.

Alcionê Borges de Macedo Mali

Cantando na churrascaria 2

Parabéns pelo apoio aos nossos artistas. Cidinha Alves por muito vem levando o nome do nosso estado pelo Brasil afora e tem por bem ser reconhecida pela mídia e por seu talento, pois, além do hobby, isso também faz parte de sua sobrevivência no mercado.

João Jubery

Transporte coletivo 1

A princípio, o que se espera desta divisão em três lotes do transporte coletivo é que haja uma melhor administração e consequentemente melhoria nas estratégias de horários dos ônibus para ter um melhor fluxo (Gazeta, 30/12). E somado a isso teremos mais rapidez para detectar a necessidade de modificar rotas e horários.

Paulo Henrique Cavassim

Transporte coletivo 2

Sinceramente eu torço para que as atuais empresas ganhem a licitação, pois nós usuários seremos os únicos prejudicados com a saída deles, sim, vamos com certeza viver o caos que é o transporte de São Paulo e Rio de Janeiro, sem horários, com veículos velhos, a volta da catraca borboleta, não quero nem pensar. Alguém perguntou se queremos que mudem as empresas de transporte de nossa cidade? Eu só aceito se for para melhor. Se for para piorar, deixa do jeito que está, afinal de contas são 55 anos que estão dando certo, com diz o grande filósofo "em time que está ganhando não se mexe".

Marcelo Lala

Metrô

Curitiba tem a oportunidade de evitar transtornos se optar, em vez do metrô, por eletrificar seu já bom transporte coletivo, aumentar a frota e a frequência, construir mais vias exclusivas para ônibus e ciclovias, limitar a circulação de automóveis e implementar um bom programa de car sharing! Assim, terá um transporte de primeiro mundo novamente por mais duas décadas com menos dinheiro! Além de menor investimento, o custo operacional diminuirá, o que poderia reduzir a tarifa e a conta com empreiteiras.

Carlos Eduardo Momblanch da Motta

Crimes de trânsito 1

Os casos Carli Filho e Abib já estão definidos. Estamos todos nós convidados para uma grande pizza, e com certeza o prefeito de Guarapuava e o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, definirão também o sabor das mesmas. A justiça não atinge algumas pessoas blindadas.

Mauricio Coelho Duarte

Crimes de trânsito 2

Não avançamos nada, pois temos crimes idênticos e soluções temporárias bem diferentes. Dois por serem filhos de políticos ou amigos de políticos estão soltos, outro, um "Zé Mané", continua preso, que justiça é essa? Só funciona para quem tem poder e dinheiro, o resto é balela, hipocrisia, falsidades e tudo mais. Aqui rico mata e quem vai para a cadeia é o defunto.

Airton Kraismann

Ignorância

Fico impressionado com a ignorância brasileira. Entra ano e sai ano e o brasileiro continua a comemorar como se tudo fosse maravilhoso. Afinal de contas pagamos os impostos mais caros do mundo, temos um presidente que finge não saber nada sobre a ladroagem de seu governo, políticos corruptos que, após roubarem, ainda têm a cara de pau de agradecer aos santos, leis diferenciadas para o pobre cidadão e para os políticos e seus parentes, uma justiça injusta que manda soltar os criminosos que a polícia prendeu, os trabalhadores pagam para manter vagabundos através de bolsa disso e daquilo, movimentos de roubo de terra etc. Pergunto: será que temos realmente algo a comemorar?

Paulo Persegani

Corrupção

Enquanto nossos "governantes" estiverem focados somente em seus interesses pessoais e não tivermos punição severa para todos que agirem de forma que não venha ao encontro da sociedade, continuaremos sempre diante desses fatos! Transparência, caráter e Deus no coração de todos, acho que é o que se faz necessário!

Carlos Eduardo Lopes

Corrupção no DF

O governador do Distrito Federal, diante de tantas denúncias divulgadas e probatórias, deveria ter o mínimo do senso analítico e renunciar ao cargo a que o povo o conduziu para trabalhar pelo progresso social e dos cidadãos e não transformar a administração pública em balcão de negócios. Arruda, do partido DEM (Democratas), é um péssimo exemplo para a nação e para a camada dos políticos que ainda lutam e trabalham constantemente pelo Brasil e pelo nosso povo que tanto almeja ações sociais!

Célio Borba

Viagem de menores

O sistema de autorização de viagens de menores é eficiente, mas poderia melhorar aumentando a idade dos menores que podem viajar sem autorização, por exemplo, para 16 anos.

Carlos Egon Landgraf

Amigo de aluguel

Lendo o jornal, fiquei perplexa em saber da última novidade: amigo de aluguel. O que mais será inventado para que o ser humano continue buscando fora de si a felicidade e a alegria de viver? Tudo o que precisamos está dentro de nós e não na materialidade. Como podemos pagar para ter amigos? Somos essencialmente necessários uns aos outros, portanto precisamos construir diariamente a amizade, a fraternidade, o amor ao próximo e o auto-conhecimento.

Lisiane Piotto

Educação financeira

Em 22/12 a Gazeta do Povo trouxe editorial de conteúdo altamente auspicioso ("Educação financeira nas escolas"). Se vingar a proposta ali descrita, há chances de haver, no futuro, uma profunda mudança cultural. Neste caso, o presidente brasileiro estará adotando uma medida absolutamente "impensável" para os ideários do seu próprio partido, o PT. Imagine-se o "sacrilégio" de ensinar às crianças o valor do "dinheiro", como fazer para preservar e multiplicá-lo, desmistificar o lucro, ensinar regras capitalistas de comércio, poupança, investimentos... O fato é que com educação financeira o cidadão saberia que não há produção sem prévio investimento, que salário decorre de produtividade da economia, que o governo tende a retirar da sociedade, por meio de impostos, muito mais do que a ela devolve em forma de serviços, enfim, criaria consumidores menos propensos a cederem à emoção e mais dispostos a observarem a razão. Para políticos populistas e demagogos isso representa um perigo!

Clovis Rogge, professor

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]