• Carregando...

São R$ 43 milhões extorquidos da sociedade a cada mês. Cartórios não contribuem nem com um grama para o progresso. Ao contrário, tratam-nos como otários com seus altíssimos custos, fazem-nos perder tempo nas filas, e ainda somos mal atendidos. Isso tudo com a complacência de nossos legisladores, que não percebem a inutilidade do serviço.

Marciano Juliano Rubel

Copa do Mundo 1

Já que se usou dinheiro público em estádio particular, por que não no Pinheirão, então pertencente à Federação Paranaense de Futebol? Os recursos públicos seriam aplicados na construção de um complexo esportivo que beneficiaria a cidade e toda a sua população, e não apenas parte dela. Como foi decidido sem uma discussão transparente com a sociedade, milhões em dinheiro público foram entregues a uma entidade esportiva sem qualquer acompanhamento e controle.

João Candido de Oliveira Neto

Copa do Mundo 2

Esta Copa ficará para a história como o governo de Lula e Dilma ficarão para o Brasil: um período de grandes escândalos e corrupção. O que mais chateia é o povo brasileiro engolir tudo a seco e não se manifestar. Infelizmente, o gigante não acordou, e quando o fizer já será tarde demais.

José Saez

Copa do Mundo 3

Não sou engenheiro, arquiteto ou construtor. Não entrei mais que uma dúzia de vezes em um estádio de futebol; porém, somando dois com dois, cheguei há algum tempo à mesma conclusão que Jérôme Valcke (Gazeta, 22/1). Penso que todo mundo já sabia.

Márcio Anis Mattar Assad

Copa do Mundo 4

Antes que o vexame seja maior, melhor mesmo é que Curitiba seja excluída da Copa do Mundo. Lembro-me de que, por ocasião da escolha da cidade, meteram-se políticos no assunto e só faltou distribuírem pás e picaretas para o povo abrir os buracos do metrô e outras obras. A solução é terminar as obras da Arena da Baixada depois da Copa, e, como muito dinheiro público foi aí investido, inclusive o meu, sugiro que o estádio seja revertido para a municipalidade, tornando-o estádio municipal de Curitiba.

Deonildo Luiz Fuga

Consumo

O professor Bernardo Santoro (Gazeta, 26/1) coloca de maneira clara nossa situação. Consumo em alta sem aumento da renda, sem poupança, significa abrir mão do progresso futuro, da vida melhor para nossos filhos. Infelizmente não gera votos o esforço para poupar e investir. Difícil desbancar a praga do populismo!

Domingos Ribeiro

Hospitais

Além da defasagem dos valores que os hospitais recebem para atendimento pelo SUS, têm ainda de fazer empréstimos a juros abusivos para não deixar crianças e adultos morrerem, por irresponsabilidade do poder público local no repasse do que não lhes pertence, já que são somente intermediários do dinheiro do governo federal. Será que haverá uma reunião de emergência dos poderes para socorrer a saúde como houve para salvar a Arena do Atlético da vergonha?

Eloy Casagrande, professor universitário

Crimes eleitorais

Faz sentido proibir o MP de abrir investigações sobre crimes eleitorais se você for aliado de um corrupto e não quiser ser preso e responsabilizado pelos seus crimes. Faz sentido se você for um político corrupto que não está preocupado com a população, mas sim em como furtar o erário e os seus eleitores. O MP é muito mais confiável que a Justiça comum ou especial.

Victor Enrique Biasone Fernandez

Presídios

Para melhorar as condições das prisões brasileiras, é necessária a implantação de um programa de qualificação profissional e produção industrial voltado às necessidades dos alunos da rede pública de ensino, tal qual a produção de materiais escolares, esportivos, uniformes e alimentos; porém, o trabalho deve seguir as exigências da legislação trabalhista nacional e tratados internacionais que regulam as relações de trabalho, de modo a garantir condições dignas de trabalho e repouso para os detentos.

Renato de Oliveira Trindade

Rolezinho 1

O problema não é os jovens irem ao ­­shopping; afinal, trata-se de um espaço privado, mas aberto ao público, independentemente de a pessoa ter poder aquisitivo ou não. O problema é a baderna, a gritaria e o prejuízo causado aos comerciantes – o que parece ser a real finalidade dos rolezinhos. E, quando isso acontece, é admissível o uso dos meios necessários para restabelecer a ordem. Lembrando ainda que os reais prejudicados são os funcionários das lojas, que em grande parte recebem por comissão.

Michel Lemes Cantú, acadêmico de Direito, Lapa – PR

Rolezinho 2

O que ocorre não é o medo de arrastões ou qualquer ato criminoso que possa acontecer na presença dos participantes dos rolezinhos, mas sua simples presença, ofuscando a passagem de quem, na visão do capitalismo, tem status e poder de compra. Vários encontros de grandes proporções acontecem normalmente; a polêmica começou porque os rolezinhos se transportaram para os núcleos de acumulação burguesa.

Luca Miguel Gonçalves de Matos

Rolezinho 3

Sábado estava em um shopping quando começou o tal do rolezinho, que de "zinho" não tem nada. Foi um horror, uma coisa assustadora. Uns 150 jovens correndo pelos corredores gritando, crianças chorando apavoradas, lojistas fechando as portas, e os seguranças sem poder fazer nada com medo de retaliação. Só terminou com a chegada da PM. E pensar que existem aqueles que ainda dizem que não se pode proibir tal rebelião por motivo de "discriminação". Hoje, nem em um ­­shopping, onde as pessoas ainda se sentiam seguras, se tem mais essa sensação. Aonde vamos chegar?

Miriam Machado

Campeonatos estaduais

Não sei como surgem ideias – vindas de pessoas consideradas inteligentes – para acabar com os campeonatos estaduais de futebol. Parece que desconhecem que esses campeonatos, disputados há mais de 100 anos, mantêm os times em atividade, e servem para o surgimento de novos craques que mais tarde podem jogar em nossa seleção ou no exterior!

Manoel Armando Schier

Salários

Alguns salários de autoridades até são justos, mas existem alguns exorbitantes pelas funções e pelo que fazem. O que é injusto no Brasil é o salário mínimo, as aposentadorias totalmente defasadas e arrochadas pelo fator previdenciário.

Airton Kraismann

Academias

Muitos pais não sabem ler, pois deixam seus filhos com menos de 12 anos brincar nos equipamentos de exercícios para os adultos instalados em vários parques de Curitiba. Por que a prefeitura não faz ou instala brinquedos para crianças abaixo de 12 anos ao lado dos equipamentos de ginástica? Assim não teríamos transtornos com acidentes e os pais que vão fazer seus exercícios ficariam mais tranquilos.

Zainara Eliane Pereira, vendedora

Litoral

Primeiramente sofremos com a falta de água e agora não dá para aguentar o mau cheiro do aterro sanitário. É uma ótima propaganda para os turistas no Litoral. O cheiro chega a causar náuseas. Cabe ao IAP, Sudersa e órgãos do meio ambiente verificar o problema.

Douglas Soberá, Balneário Gaivotas, Matinhos – PR

Imposto sindical

Os representantes das principais centrais sindicais do país estiveram reunidos na sede nacional da CUT, em São Paulo, para cobrar um posicionamento da presidente Dilma em relação à pauta de reivindicações entregue a ela em 2013. Entre os itens da pauta estão a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim do fator previdenciário e a não ampliação da terceirização no país. Por que não acrescentar o fim do imposto sindical, que é a doação compulsória anual de um dia de trabalho do trabalhador?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]